Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

ITRÓ - A parashá dos Dez "Mandamentos": as reencarnações de Caim e Abel.

Em memória de Haim ben Shafia Nasser que teve a sua Hazcará essa semana

Nossa Parashá nos conta que Ytró, o sogro de Moshe , levou sua filha Tzipora junto com os dois filhos dela para Moshe no deserto. Porque Ytró teve que se arriscar dessa maneira e não podia esperar Moshe vir pessoalmente buscar sua família?
O Ari Zal nos conta que Ytró era a reencarnação de Caim e Moshe era a reencarnação de Abel. A Torá nos conta que Caim teve um filho com sua esposa e o chamou de Chanoch. Quem era essa esposa que a Torá não conta de onde ela nasceu ? E claro que ela não era sua própria mãe! Quando a Torá nos conta sobre o nascimento de Cain e Hevel aparece três vezes a palavra "et". O Midrash decifra disso que junto com Cain nasceu uma irmã gêmea e com Hevel nasceram duas e elas seriam as futuras esposas deles. Cain ficou indignado por ter uma esposa só enquanto seu irmão teria duas , encontrou um motivo para briga justificando como sendo por um assunto religioso (de seu korban não ter sido aceito) e terminou assassinando seu irmão por achar que não tem no mundo nem lei e nem juiz e que nada vai acontecer .
Os três se reencarnam novamente. Caim é Ytró, Abel é Moshe, e aquela gêmea, pivô da briga entre eles é Tzipora. Por isso Ytró tinha que tomar a iniciativa de ele levar Tzipora para Moshe, porque esse era o "Tikun" (conserto) da alma do Cain, devolver a "gêmea" e salvar o "irmão" para consertar o fato de tê-lo assassinado por causa dela. Ytró leva Tzipora para Moshe e por meio de seus conselhos salva a vida de Moshe de um infarto por stress delegando o trabalho de Moshe à milhares de juízes e construindo uma estrutura de governo jamais vista antes. Sendo que Cain tinha assassinado Hevel porque achava que o mundo não tem um juiz , essa parte da Torá que é chamada "Parashat Hadaianim" ("a Parashá dos juízes") teve que chegar à nós por meio de Ytró, e assim ele "acrescentou" uma Parashá na Torá.

Aprendemos daqui um ensinamento muito importante. Se até o próprio Moshe poderia ter terminado sua vida de maneira fatal por ter centralizado tudo envolta de si próprio , e foi salvo por Ytró que fez ele delegar seu trabalho à pessoas adequadas para essa função mesmo não sendo tão adequadas como ele próprio era , quanto mais nós, que muitas vezes encontramos pessoas muito mais adequadas do que nós para delegar funções de muito menos responsabilidade do que era a deles ! Então, vamos começar a nossa "descentralização" e salvar nossas próprias vidas!

Nossos Sábios nos contam que Ytró optou por se converter ao judaísmo depois que ouviu sobre a abertura do mar vermelho e a guerra de Amalek . 

O que tem a ver a abertura do mar vermelho com a guerra de Amalek? 

A abertura do mar vermelho nos lembra o carinho que Hashem tem por nós, nos fazendo milagres revelados, cuidando de nós e nos protegendo . Depois de todos esses milagres enormes aparece o extremo dos povos , o mais prepotente e arrogante, e faz o que todos os outros povos gostariam de ter feito mas tinham medo, lutam contra nós! Ytró vê os dois extremos, o amor que D'us tem por cada judeu e a frieza dos povos do mundo, que mesmo vendo os milagres revelados que Hashem faz para nós , no lugar de se unir à D'us lutam contra ele , e qualquer meio termo sempre vai estar vinculado a um desses dois extremos, ou seja, os outros povos estavam felizes com a atitude de Amalek mesmo não tendo a coragem de fazer igual.

A Torá nos conta que a guerra contra Amalek acontece em cada geração. 

Na prática ela aconteceu somente duas vezes e na época do Mashiach vai acontecer mais uma vez. Entre essa primeira guerra de Amalek no deserto e a segunda guerra na época do rei Shaul não tínhamos a Mitzvá de exterminar o Amalek até que fosse nomeado o primeiro rei de Israel. Depois que Shaul não fez isso totalmente, veio o rei da Assíria, Sanherib e misturou os povos   nos tirando a possibilidade de saber quem é Amalek. Na época do Mashiach acontecerá a terceira guerra contra Amalek e depois disso eles já não existirão mais . Então, se são somente três guerras na história, como podemos cumprir o mandamento que nos foi dado na Parashá de lutar contra Amalek em cada geração? Diz o Rebe que esse assunto extremamente importante é totalmente espiritual. Amalek representa uma força espiritual negativa que chamamos de "Klipá". Essa Klipá de Amalek causa a frieza e a insensibilidade em todos os assuntos espirituais. A consequência dela em cada um de nós é: mesmo vendo milagres no dia a dia, mesmo conscientes de que D'us está cuidando de nós o tempo todo como crianças pequenas, mesmo assim somos capazes de rezar com frieza, cumprir os mandamentos Divinos sem entusiasmo fazendo "nada mais que a obrigação". Achando que mesmo Hashem tendo nos ajudado no passado com certeza ele não vai nos ajudar mais, e por último estudando Torá e cumprindo as Mitzvot SEM a mínima consciência de que D'us existe e achando que tudo está dependendo somente de nós. Assim era Caim , e agora dá para entender porque a guerra de Amalek sensibilizou tanto Ytró!

Como lutar contra esse Amalek espiritual :

1-Todo dia se conscientizar de que D'us existe, de que ele é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem, e de que ele está cuidando de cada um de nós e nos protegendo a cada instante! 

2- Rezar todo dia com muita alegria e entusiasmo e saber que Hashem está ouvindo com muito prazer cada palavra da nossa reza e está cheio de orgulho de nós!

3-Cumprir os mandamentos Divinos com muita alegria , muito entusiasmo e muito capricho, sabendo que Hashem está cheio de alegria por cada mandamento que cumprimos!

4- Se lembrar de todas as vezes que Hashem te ajudou no passado, se lembrar de todos os pequenos milagres do dia a dia e saber que agora Hashem vai te ajudar muito mais e te fazer muito mais milagres!

E o principal, expulsar todos os pensamentos contrários aos quatro itens anteriores  alinhando nosso intelecto dessa maneira todo dia e toda hora 365 dias por ano!

Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site www.ongtora.com

Agradecemos imensamente à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ
Agradecemos o apoio da empresa Facislito , do hotel Rojas , da empresa Adar e de todos vocês que estão nos apoiando, que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!!

Nossa Parashá é oferecida em memória de 
Mazal Bat Esther Nasser
Falecida em 5 de Sivan de 5741
Haim Ben Shafia Nasser z"l 
Falecido em 17 de shevat de 5762 

Rabino Gloiber
www.ongtora.com


לעילוי נשמת
מזל בת אסתר נאצר
נלב''ע ה' סיון תשמ''א
חיים בן שפיאה נאצר ז''ל
נלב''ע י''ז שבט תשס''ב

 

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }