Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Grande Oportunidade

     
“Ben Zoma disse: 

‘Quem é sábio? Aquele que aprende de todas as pessoas. 
Quem é forte? Aquele que domina a sua má inclinação.
 Quem é rico? Aquele que se contenta com a sua parte.
Quem é honrado? Aquele que honra os demais’. (Pirkei Avót 3:1)"
  

Estes ensinamentos apresentam uma fórmula para o sucesso espiritual. A parábola a seguir ilustra o pilar central da ideologia de Ben Zoma:

Steve e Larry encontraram dois diamantes preciosos. Cada um ficou com um dos diamantes e seguiram seu próprio caminho em separado. Steve percebeu o valor da joia e guardou-a com sua própria vida. Larry não compreendeu o valor de seu diamante e trocou-o por uma fatia de pão.

O diamante nesta parábola representa a nossa alma sábia e sublime. A pessoa que aprecia e entende a grandeza da alma dedicará sua vida a buscas nobres, como o estudo de Torá e a prática de boas ações. Assim, ele será merecedor de bênçãos neste mundo e ganhará a sua parte da vida eterna no Mundo Vindouro. Já a pessoa que não percebe a preciosidade de sua alma irá se dedicar e correr atrás das paixões terrenas, renunciando às aspirações elevadas de sua sagrada alma.   
          À luz disto, Ben Zoma nos ensina que aquele que sinceramente valoriza a sabedoria aprenderá de todas as pessoas. Além disso, irá proteger a sua alma ao controlar e restringir as vontades do corpo, alcançando a verdadeira riqueza e alegria através de suas conquistas espirituais.  Além do mais, a bondade da Torá retificará a sua personalidade e ele irá honrar todas as pessoas, sendo honrado em troca.
          Que a festividade de Shavuot nos ajude a internalizar esta mensagem, trazendo muita alegria, tranquilidade e bênçãos às nossas vidas!




Baseado no comentário do Rabino Yossef Yaavetz (Espanha, 1435-1507) sobre o Pirkei Avot

 Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }