Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Honestidade - Pelo rabino Israel Belsky de abençoada memória: www.Torah.org


GANHANDO DINHEIRO DE REPARAÇÃO DE UM CARRO

O carro de alguém bateu no meu carro, e ele disse que pagaria por repará-lo. Eu fui a uma loja de reparo do chassi e me foi dito que custaria $ 450 o conserto. Posso pegar o dinheiro da indenização, não consertar o carro e usar o dinheiro para outra coisa?

RABINO BELSKY:

Existem dois princípios que se aplicam aqui. O primeiro é que, em geral, quando uma pessoa danifica um carro, tem que pagar o quanto o carro danificado decresceu em valor. Pode ser que a diminuição do valor seja muito inferior a US $ 450. Talvez seu carro fosse velho, e o dano que a outra pessoa fez diminuiu o valor por somente $ 100, ou talvez somente $50, ou em nada.

O segundo método de cálculo de danos é baseado em uma decisão do Shach, onde afirma que se um carro pode ser consertado, e na verdade a parte danificada está pronta para isso, então quem danificou é obrigado a pagar o conserto do objeto, que pode ser mais do que o decréscimo do carro no valor.

Usamos a segunda decisão se a pessoa usa o dinheiro para consertar os danos. No entanto, se a parte danificada fica com o dinheiro dado para o conserto do carro - o que pode ser mais do que a diminuição real do valor do carro - e não realmente o conserta, então está pegando um dinheiro que não é dele. Isto porque se ele não pretende usar o dinheiro para o conserto do carro, então o causador do dano só deve o valor do decréscimo do valor do carro.

Se o dinheiro para cobrir a perda vier de seguro, então o Din (lei judaica) é diferente. As empresas de seguros geralmente pagam o montante necessário para o conserto do objeto, e não para o decréscimo no valor deste objeto. Portanto, é permitido tomar esse valor da companhia de seguros, mesmo que você não pretenda usá-lo para consertá-lo, porque estas são as regras da companhia de seguros para determinar quanto dinheiro será pago, e o dinheiro é destinado àquele que sofreu o dano.




INTERLOCUTOR
Como se determina de forma objetiva a diminuição do valor do carro com o dano?

RABINO BELSKY
Um vendedor de carros usados ​​geralmente pode fazer tal determinação.

INTERLOCUTOR
E se você disser à pessoa que bateu no carro que não pretende consertar o carro: "Eu não acho que você está obrigado a pagar por todo o dano." E ele responde: "Eu quero pagar-lhe o total de US $ 450 para consertar o carro de qualquer maneira ".

RABINO BELSKY
Se ele quer pagar, você não é obrigado a discutir com ele. Algumas pessoas gostam de fazer mais do que são obrigados a fazer.

INTERLOCUTOR
Então, se ele insiste, então eu posso pegar o dinheiro?

RABINO BELSKY
Não é considerado como se ele está dando-lhe uma instituição de caridade ou uma doação. É aceito na América fazer esse tipo de coisa. Mas você não pode pedir esse montante mais elevado, a menos que queira consertar o carro. Esta é uma regra que as pessoas não conhecem.


_
A permissão é concedida para redistribuir, mas por favor dê a atribuição e os direitos reservados apropriados ao autor ea Torah.org. Tanto o autor quanto a Torah.org reservam certo
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }