Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Kit para Shavuot Tropicasher


Terça à noite começa Shavuot
.
Escolha sua sinagoga preferida e mergulhe nas delícias do estudo da Torá durante toda a noite.
No dia seguinte pela manhã lemos Os 10 Mandamentos em todas as Sinagogas.

 Em Shavuot é costume estudar todo o Sefer Devarim (Quinto Livro da Torá) durante a noite, mas você pode estudar o que quiser: um pouco de Pirkei Avót (Ética dos Pais), um pouco da Parashá que você mais goste, etc. 
A gente estuda a noite inteira em Shavuot, porque a Torá nos foi dada durante toda a noite. Isso nos consola e anima, pois sabemos que Hashem está com a gente mesmo durante a maior escuridão.
***
A Torá conta que Moshé rabeinu explicou a Torá em 70 idiomas diferentes. Isso significa que a Torá pode e deve ser entendida de acordo com todos os idiomas, culturas e trejeitos sociais do planeta.
Foi por este motivo que fizemos o Tropicasher, um site totalmente voltado para nossos anseios e caráter comunitário e que nos conecte com outras comunidades da maneira mais bela possível.
SHAVUOT, A FESTA DA ENTREGA DA TORÁ E DA OFERENDA DAS PRIMÍCIAS NO TEMPLO
Todos os anos recebemos novamente a Torá em Shavuot, ocasião onde visitamos o Shil de nossa preferência para estudarmos Torá de todas as formas possíveis. Fora de Israel a festa se repete por mais um dia, como as demais.
Esse estudo que se faz durante a noite de Shavuot se chama TIKÚN LEIL SHAVUOT. Tikún em Hebraico significa 'conserto'. O que a gente conserta em Shavuot? Tudo o que aprendemos ao vivo no Monte Sinai e desaprendemos.
A maioria das Sinagogas oferecem palestras e grupos de estudo interessantes com petiscos para regar as idéias. Em Israel se fazia um festão no Beit HaMikdash trazendo os Bicurim de Shavuot - as primeiras colheitas.
Algumas Sinagogas se enfeitam com flores e ramos em Shavuot, lembrando que quando a Tora foi tudo em volta ficou verde, alusão a que a Tora torna o lado desértico da vida da pessoa verde e refrescante.
Em Shavuot se costuma comer laticínios (produtos de leite, o que você pode estar pensando se chama conserva em lata), porque como recebemos as Leis da Cashrut no Sinai, tivemos de separar panelas de leite das de carne.
Outro motivo é o leite ser branco, significando a pureza e a vida (a Torá é chamada Torat Chaim).
Em Shavuot de manhã vamos à Sinagoga escutar ASSERET HADIBROT (Os Dez Mandamentos) e ouvir a Meguilát Ruth, a história da mais famosa guióret após a entrega da Torá.
Um dia antes de Shavuot a gente conclui a contagem do Omer, que são 49 dias a contar depois de Pessach.
Chag Shavuot Tropicasher ve Sameach

Este Tropicasher é dedicado à Refuá Shelemá de Rav Yehoshiahu Yossef ben Zahari
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }