Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Mensagem da Parashá - Dvarim - ONG TORÁ

ONG TORÁ NEWSLETTER - 1.092 inscritos
Para dedicar uma Parashá mande um e-mail para RabinoGloiber@OngTora
 
Mensagem da Parashá - Dvarim
 
Está escrito na nossa Parashá:- "E foi no quadragésimo ano, no décimo primeiro mês, no primeiro dia do mês, começou Moshe a explicar esta Torá dizendo...". Dizem nossos Sábios (como traz Rashi) que Moshe explicou a Torá em setenta línguas diferentes.
 
Porque Moshê precisaria explicar a Torá em setenta idiomas? Rabi Moshe ben Nachman (Ramban) nos ensinou que a Torá, as Profecias e todas as Escrituras Sagradas foram ditas na "Língua Santa" que é o idioma Divino no qual D-us falou com Moshe e com os Profetas. Sendo que a Torá é a "Torá de Hashem", Hashem "nos deu Sua Torá ", aparentemente o estudo da Torá deveria ser somente na "língua Divina", a "Língua  Santa".
 
A definição de Torá “escrita” é : nenhuma letra a menos e nenhuma letra a mais , mas exatamente como foi dada por D-us , e por esse motivo a leitura do Sefer Torá  na sinagoga  é considerado estudo e tem que se dizer uma Brachá com nome de Hashem, mesmo que o Judeu que está  dizendo a Bênção não entende o que está lendo (e muitas vezes não entende nem a tradução da Benção ) talvez por isso poderíamos dizer que a leitura da Torá escrita em qualquer ocasião só poderia ser feita na "língua Santa", idioma no qual ela foi dada por D-us !
 
E não somente isso, mas até em relação às explicações da Torá , chamadas de "Torá Oral", mesmo que aparentemente dependem somente do nosso entendimento , e se não entendemos a Torá Oral não cumprimos a Mitzvá de estudá-la , mesmo assim a Halachá é que "pensamento não é fala" e algumas leis que recaem sobre "falar" palavras de Torá são vigentes  também em relação a Torá Oral como a proibição de falar palavras da Torá sem roupas e também o fato de não podermos fazer uma Bênção sobre a Torá que vamos pensar mas somente sobre a que vamos falar.
 
Ainda mais, sendo que a "Torá Oral" também é de D-us poderíamos dizer que a classificação de "Estudo de Torá" só recaísse sobre a Torá Oral quando fosse dita na língua falada por D-us, na língua Santa.
 
Essa foi a ação de Moshe Rabeinu na nossa Parashá. Por meio de ter explicado a Torá em setenta línguas , a partir daí recai o nome de "Torá" sobre assuntos de  Torá estudados pelo povo de Israel em outras línguas mesmo não sendo essa a língua que D-us deu a Torá, mesmo assim recai sobre ela a classificação de "Torá" a tal ponto que quando falamos assuntos de Torá em outras línguas estamos falando verdadeiras "Palavras da Torá" e se torna proibido falarmos elas antes de dizer a "Bênção da Torá" (e nem precisamos dizer que é proibido falar assuntos de Torá em qualquer idioma se não estivermos vestidos)
 
A iniciativa que teve Moshe na nossa Parashá foi incentivada pela própria Torá que usa algumas palavras nas línguas dos outros povos, como por exemplo "Yegar Sahaduta" , "Totafot" e etc. O motivo que essas palavras fazem parte da Torá que é toda de Hashem é para que recaia a santidade da Torá sobre essas palavras e por meio disso as línguas dos povos se tornam refinadas para que se possa "repassar" a Torá por meio delas .
 
Isso acontece nos idiomas atuais também. O que a Torá fez em curta escala, (Somente indicando que isso é possível) e Moshe Rabeinu fez em larga escala , traduzindo toda a Torá para setenta línguas , aparentemente foi uma dica para a nossa situação atual. Surgiram novas línguas , todas derivadas daquelas setenta, e nós somos os que estão refinando esses idiomas quando repassamos a Torá por meio deles.
 
Na torre de Bavel aconteceu um milagre que deu origem a setenta línguas e delas saíram todos os idiomas que existem hoje. Sabemos que a "Lingua Santa" , que por meio dela
D-us criou o mundo , foi falada por Adam e Havá (Adão e Eva) e continuou sendo falada por pessoas de cada geração também depois da torre de Bavel. A maior prova disso é que o Povo de Israel  que desceu para o Egito não mudou a sua língua que era a mesma desde a criação do mundo. O Hebraico antigo que foi a primeira língua existente no mundo deu origem ao aramaico e o aramaico  ao árabe e a "Língua Santa" inspirou os escritores que fizeram o hebraico moderno. E esse é o motivo que a Torá nos deu essas dicas de tradução como "Yegar Sahaduta " que é uma palavra em aramaico e Totafot que é em africano.
 
Poderíamos pensar, será que o aramaico, sendo que é um derivado da "Língua Santa"  já vem com a santidade do"Idioma  Divino" ? A Torá nos dá a dica: Está escrito-"Yaakov chamou aquele lugar de "Gal Ed" e Lavan de "Yegar Sahaduta" ou seja, tanto os idiomas derivados da "Língua Santa" quanto os derivados das outras línguas são o idioma de "Lavan o Arameu" e precisam ser refinados pela Torá !
 
O motivo que isso teve que ser feito especificamente por Moshe Rabeinu é porque todos os assuntos da Torá foram dados para o povo de Israel por meio de Moshe , "Moshe recebeu a Torá no Sinai", a tal ponto que disseram nossos Sábios :-"Tudo que um aluno experiente vai inovar já foi dado para Moshe no Sinai", por isso também esse fato de serem chamados de "Torá" os assuntos de Torá  ditos nas setenta línguas teria que ser revelado pelo próprio Moshe Rabeinu.
 
Fora o fato de Moshe ter explicado oralmente a Torá em setenta línguas , Moshe e os anciões de Israel pediram ao povo que no dia em que atravessassem o rio Jordão erguessem pedras grandes e escrevessem nelas todas as palavras dessa Torá nessas setenta línguas, cada uma nas suas letras como nos contou o grande Tzadik Rabi Moshe ben Maimon (Rambam) que a Torá foi escrita naquelas pedras com as letras de cada idioma.
 
Vemos aqui que Moshe Rabeinu conseguiu fazer com que não haja diferença entre traduzir a Torá oralmente para as setenta línguas e escrever ela em setenta línguas,
nos dois casos ela se tornou considerada "Torá" com toda a devida santidade relacionada a ela.
 
Por esse motivo Moshe também teve que traduzir oralmente a Torá e também pedir para que ela fosse escrita na escrita de cada povo. Duas obras distintas, uma para que recaia a santidade da Torá sobre a língua dos povos e a outra para que essa santidade recaia sobre a escrita dos povos. Ou seja, para que os livros com assuntos de Torá escritos nas letras dos setenta idiomas também sejam chamados de Livros Sagrados ,"Sifrei Kodesh " e devam ser cuidados  com o mesmo respeito que damos aos livros escritos na "Língua Santa"
 
Nosso quinto livro da Torá, (Devarim) é conhecido como Mishnê Torá, a revisão da Torá. Seu conteúdo foi dito por Moshê ao povo judeu durante as cinco semanas finais de sua vida, enquanto o povo se preparava para entrar na Terra de Israel.
 
Moshe  sabia que tinha os dias contados e pouquíssimo tempo de vida , e teria que se dedicar somente para fazer as coisas mais importantes. Nesses dias ele estava traduzindo a Torá para setenta línguas para facilitar o estudo da Torá aos judeus , para dar mérito a judeus que só sabem falar outros idiomas, para tornar o acesso à Torá mais fácil.
 
Ele estava empenhado e dedicado para que  pessoas que nem sabem falar a "Língua Santa" possam saber o motivo que D-us criou o mundo e o motivo pelo qual nós estamos aqui. Moshe Rabeinu não só nos deu a Torá mas também mostrou para nós que ela é a coisa mais importante que existe no mundo !
                                                       
 
A Parashá nos conta também que quando nosso povo planejou passar pelo monte Seir , terra de Edom, para chegar à terra prometida, D’us pede para Moshe dar uma ordem ao  povo de Israel para comprar com dinheiro mantimentos dos Bnei Essav (habitantes de Seir) e até pagar pela água que beberem. O motivo para isso aparece imediatamente no próximo versículo: – “ Porque Hashem seu D’us te abençoou em todos os trabalhos das suas mãos e proveu todas as suas  necessidades na travessia desse grande deserto durante quarenta anos, Hashem seu D’us está te apoiando, não te falta nada!”
 
Isso foi dito à Moshe como uma ordem para ser repassada ao povo de Israel !
Quando o versículo diz que Hashem seu D’us te abençoou, está instruindo o povo para não ser ingrato dando a impressão de que eles são pobres e mal cuidados por Hashem, mas ao contrário! Passem uma imagem de que vocês são ricos! (Rashi)
 
A regra é : Quando somos gratos à D’us pelo que ele nos dá e demonstramos isso, fazemos com que ele nos dê verdadeiros motivos para agradecer. Quando estamos alegres por saber que D’us sempre está cuidando bem de nós, fazemos com que D’us nos dê verdadeiros motivos para justificar essa alegria!
 
O Baal Shem Tov conta que existem duas formas de rezar, uma com muita alegria e entusiasmo e outra com muito choro e amargor. As duas formas são válidas mas a diferença entre elas é que , quando pedimos à D’us com alegria somos como um ministro fazendo um pedido ao Rei , mas quando pedimos com tristeza somos como um pobre fazendo um pedido ao Rei . (Por ser assim no mundo espiritual consequentemente a natureza do mundo material é que:) quando o pobre pede algo para o Rei ele ganha um presente pequeno, mas quando o ministro pede algo para o Rei ele ganha um presente muito grande , por isso temos que rezar com muita  alegria e entusiasmo como um ministro falando com o Rei.
 
Por que essa ordem em relação às Edom foi dada se no final o povo de Israel não atravessou a terra de Edom e isso não aconteceu na prática?
 
Sendo que a Torá é eterna e os seus ensinamentos são eternos eles são válidos em qualquer época e em qualquer lugar, e o fato de essa travessia não ter acontecido na prática mas a ordem ter sido dada só vem reforçar o fato de essa ordem ter sido dada para nós, aqui e agora! Então vamos mostrar para todos que D’us sempre está cuidando bem de nós e não esquece de nós um único instante!
 
Para história leis e costumes de Tisha Beav acesse ao nosso sitewww.ongtora.com
 
Agradecemos profundamente à Fernanda e Elias Messer que por meio de sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ , que no mérito dessa grande Mitzvá Hashem dê a eles sucesso total e em grande estilo !

Nossos agradecimentos à querida família Nasser, às famílias Gueler e Rabinovich , à Francis e Fábio Grossmann (grupo Facislito) , à família Guttmann, ao hotel Rojas nosso muito obrigado, à empresa Neeman despachantes aduaneiros, à família Mamprim pela revisão do carro da ONG, à Yehuda e Laura Carmi por patrocinarem um aluno para ir estudar em Israel, à Efraim e Daniela Gadman, à família Grinszpan , à Samy Sarfatis Metta , à empresa Adar , à Néia  e seu marido Anderson, à Tiago e Rosiele Bolcont , e à todos vocês que estão nos apoiando , muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!

Nossa Parashá é dedicada à Refuá Shelemá de Daniel ben Kendel

Nossa Parashá é oferecida em memória de
Mazal Bat Esther Nasser z"l
(5 de Sivan de 5741)
Haim Ben Shafia Nasser z"l
(17 de shevat de 5762)
Esther bat Olga z"l
(11 de Kislev)
Mordechai ben Sarah Douek Hacohen

(26 de Tamuz)


Se você quiser dedicar uma Parashá entre em contato:   rabinogloiber@ongtora.com

Rabino Gloiber
Your Personal Rabbi

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }