Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Assuntos Principais da Parashá Lech Lechá - Bei Hassofer

Assuntos Principais da Parashá Lech Lechá

Avraham faz Aliyá (12:1-9)

O Altíssimo ordena a Avraham: “Anda e saia da tua terra, da tua pátria, da casa dos teus pais e dirige-te à terra que te mostrarei”. Assim, munido das bênçãos do Eterno, Avraham deixa Charan acompanhado por sua esposa Sará, por seu sobrinho Lot, e por todas as pessoas que se aproximaram da fé em D’us devido a ele e à sua esposa. Eles chegam à Terra de Israel e a percorrem pelo lado norte, passando por Shechem, Elon More e Beit El, em direção ao sul do país.

Rua em Har Homá, Jerusalem.


Sará na Casa do Faraó (12:10-20)

Devido à fome na terra de Canaã (Israel), Avraham desce ao Egito. Antes de entrarem neste país, Avraham pede a Sará que oculte o fato de eles serem casados. Sará deverá dizer que é irmã de Avraham, para que não o matem para tomá-la dele.
Ao chegarem ao Egito, Sará é de fato levada à corte do Faraó. Mas a partir deste momento, milagrosamente, o rei do Egito começa a ser acometido por tribulações e compreende que algo de errado está acontecendo. Naquela noite, Faraó é advertido num sonho para que liberte Sará. O rei egípcio termina por libertá-la e envia o casal de volta a Israel com riqueza e honrarias.

A Despedida de Lot e a Promessa Divina que Avraham Herdará a Terra de Israel (13:1-18)

Avraham e Sará sobem novamente para Israel, levando consigo muita riqueza e um grande rebanho. Surge um conflito entre os pastores de Avraham – pessoas de moral e tementes a D’us – e entre os pastores de Lot – pessoas imorais. Avraham sugere a Lot que se separem, concedendo-lhe o privilégio de escolher onde se assentar. Lot opta pela região de Sodoma, que, naquela época, era uma terra rica e com água abundante. Contudo, era habitada por pessoas profundamente maldosas e imorais.
Quando Avraham vê-se só – Lot está ausente – D’us se dirige ao nosso Patriarca e promete a ele e aos seus descendentes (os Filhos de Israel) a Terra de Israel como herança perpétua. A promessa inclui a multiplicação de sua descendência como a poeira da terra. Avraham se estabelece em Chevron.

A Guerra entre os Reis (14:1-24)

Sob o pretexto de medição de forças e luta pela posse da terra, uma guerra eclode entre os reis de Canaã e as nações vizinhas. Quatro reis, encabeçados por Kedorlaomer, lutam contra rebeldes dirigidos por cinco reis, entre eles, o rei de Sodoma. Os cinco reis rebeldes são derrotados; entre os prisioneiros de guerra está Lot, sobrinho de Avraham. Ao ouvir esta notícia, Avraham sai à guerra para libertar seu sobrinho, e é milagrosamente vitorioso. 

O Pacto entre as Partes (15:1-21)

O Altíssimo Se revela a Avraham e o tranquiliza com relação à grande matança ocorrida devido à guerra contra os cinco reis. D’us lhe promete uma grandiosa recompensa por sua justeza .   
Avraham reage à promessa Divina com uma pergunta: de que lhe adianta a recompensa se ele não tem filhos?

D’us então lhe promete um filho e pede que Avraham observe as estrelas. O Eterno diz a Avraham: assim como é impossível contar todas as estrelas, também não será possível contar o número dos seus descendentes de tão numerosos que serão. Para fortalecer Sua promessa de que Avraham terá um filho e herdará a Terra de Israel, D’us sela um pacto com nosso Patriarca: o “Brit bein HaBetarim” – “o Pacto entre as Partes”, no qual Avraham e a Presença Divina passam por vários animais que haviam sido partidos ao meio.

D’us informa a Avraham sobre o exílio de 400 anos do Povo Judeu no Egito. O Todo-Poderoso revela que ao final do período de exílio, seus descendentes emergirão com muita riqueza e que Ele puniria a nação que os escravizou. D’us também promete que os filhos de Avraham herdariam a terra de Canaã (futura Terra de Israel).

Hagar e Yishmael (16:1-17)

Avraham e Sará estão casados há muitos anos, mas o casal não tem filhos. Sará sugere que Avraham tome sua escrava, Hagar, e que tenha um filho com ela. Hagar engravida de Avraham e, devido a isto, passa a desrespeitar Sará pelo fato de ela não ter filhos. Sará então expulsa Hagar de casa.
No deserto, um anjo de D’us se revela a Hagar. O anjo ordena que Hagar volte para casa e aceite o jugo de Sará. O anjo lhe promete que terá um filho, que deve ser chamado de Yishmael. Este será um homem selvagem: “sua mão estará em todos e a mão de todos nele”. 
Avraham tem 86 anos quando nasce Yishmael.

A Mitsvá da Milá e a Notícia do Nascimento de Yitschac (17:1-27)

Os anos se passam. Avraham já tem 99 anos de idade. O Altíssimo se revela a ele e promete novamente que ele será “pai de muitas nações”. Para que isto ocorra, D’us muda o seu nome de Avram para Avraham, que significa “pai de multidões de povos”. A Avraham é feita novamente a promessa de que ele gerará muitos povos, que dele descenderão reis e que seus descendentes, o Povo de Israel, herdarão a terra (de Israel). 

D’us ordena a Avraham a Mitsvá da Milá (circuncisão). Avraham terá de se circuncidar aos 99 anos de idade, mas, a partir de então, esta Mitsvá deverá ser cumprida oito dias após o nascimento de um menino.

Finalmente, D’us concede a bênção tão esperada por Avraham: ele terá um filho com Sará, apesar da idade avançada do casal. “Sarai”, que significa “dona se seu próprio lar”, passa a ser chamada de “Sará”, cujo significado é “senhora de muitos”. Seu filho será chamado de “Yitschac”, que indica “riso”. É Yitschac quem dará continuidade a todos os pactos e promessas feitas por D’us a Avraham.
Avraham cumpre a ordem Divina: aos 99 anos de idade, ele se circuncida. Ele também circuncida seu filho mais velho, Yishmael, e todos os varões de sua casa, incluindo os escravos.

Esta Parashá contém 126 versículos. 

-- 
R.Shmuel Lancry
    -989312690-
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }