Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Meór HaShabat Semanal - Abrahão.

Meór HaShabat Semanal                                       BSD                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Meus agradecimentos especiais ao Comitê de Amigos do Meór HaShabat por sua sensível e carinhosa carta. Estou muito emocionado com cada contribuição e cada comentário que me tem sido enviado. Porém não foram todos ainda que se manifestaram. Seria maravilhoso receber alguma manifestação de todos aqueles que valorizam o que o Meór HaShabat vem transmitindo à nossa Comunidade, familiares e amigos.

Descerrando a placa em memória
do meu pai na Yeshivá Har Hamor.
           
            Nosso patriarca Avraham é o paradigma da bondade. Nem todas as pessoas são intrinsecamente boas, mas todos podem trabalhar para ser mais benevolentes. Conta-se a história de um sargento durão, durante a Segunda Guerra Mundial, que foi ordenado por seu tenente a informar o soldado Fibish que sua mãe falecera. O sargento, que não era a personificação do tato e da bondade, convocou seu pelotão e anunciou: “Fibish, sua mãe morreu. Pelotão, dispersar!” Quando o tenente escutou o que aconteceu, ficou tão horrorizado que mandou o sargento para uma escola de boas maneiras. Seis semanas depois, o sargento voltou à ativa e, infelizmente, para informar o soldado Fibish que seu pai falecera.
            O sargento convocou o pelotão e anunciou: “Todos aqueles cujos pais estão vivos deem três passos à frente. Fibish ... não tão rápido!”
            Todos nós podemos aspirar sermos mais bondosos e praticar mais atos de bondade. Esperançosamente, as seguintes 20 ideias, desenvolvidas pelo Rabino Zelig Pliskin, irão ajudar alguém que você conhece a ser mais bondoso(a) e também a tornar este um mundo melhor:

20 IDÉIAS-CHAVE PARA UM MUNDO MAIS HUMANO E BONDOSO

1.   Decida-se a se tornar uma pessoa bondosa e agradável. Como fazer isto? Pense, fale e aja co m bondade e amabilidade.
2. Goste de atitudes de bondade. Quando fazemos o que gostamos, ficamos felizes. Um mestre em bondade e amabilidade é um mestre em felicidade.
3. Ao encontrar alguém, faça com que seu primeiro pensamento seja: “Que palavras agradáveis posso dizer a esta pessoa e que coisas boas posso lhe propiciar?”
4. Pergunte sempre às pessoas: “Como posso ajudá-lo(a)?”
5. Todos precisam de encorajamento. Pergunte-se: “O que posso dizer agora que irá encorajar esta pessoa?”
6. Seja lá em qual lugar estiver agora, você está aí por algum motivo. Pergunte-se: “Já que estou aqui agora, que atitude boa posso tomar?”
7. Cada pessoa é única. Você tem talentos, habilidades, conhecimentos e capacidades únicas. Utilize-as para ajudar os demais de maneira única. Pergunte-se: “De que modo único posso ser útil e agradável agora?”
8. Faça um ato de gentileza diariamente sem que ninguém saiba que você o fez.
9. Aprenda de todos os atos de bondade que vir ou ouvir. Pergunte-se: “Como posso aprender disto para ser uma pessoa mais agradável e gentil com os outros?”
10. Uma regra valiosa é: “Mesmo que não se ache ou se sinta como uma pessoa bondosa, você pode agir como se o fosse”. Pense em algo bom que poderia fazer, mas que nunca teve coragem de fazê-lo antes.
11. Pense num telefonema gentil e amistoso que você pode dar ainda hoje.
12. Pense numa carta, e-mail ou mensagem gentil e amistosa que pode escrever ainda hoje.
13. Encare seu próprio sofrimento, dor ou mágoa como instrumentos de empatia e entendimento pelos demais. Pergunte-se: “Como esta experiência que estou vivenciando pode me ajudar a ser mais bondoso e agradável?”
14. Pergunte-se sempre: “Se eu fosse aquela pessoa, o que desejaria que os outros fizessem por mim?”
15. Logo que perceber que alguém necessita de algo, ofereça-se para fazer alguma coisa a respeito. Não espere até que lhe peçam.
16. Ouça aquelas pessoas que estão precisando de um ‘ombro amigo’ para desabafar. Ouvir uma pessoa é um grande ato de bondade.
17. Se você sabe que alguém está precisando de um emprego ou de ganhar mais dinheiro, pergunte-se: “Que posso fazer para ajudá-lo(a)?”
18. Seja simpático e tenha compaixão. Tome a resolução de não causar mágoa, dor ou sofrimento através de suas palavras ou atitudes.
19. Aprenda de todas as pessoas. Pergunte-se sempre: “Que atitudes que vi em outras pessoas eu mais apreciei?”
20. Ore pelo bem-estar, prosperidade e felicidade dos demais.

Se quiser aprender mais sobre como ser mais bondoso, afável, gentil e agradável com os demais, recomendo-lhes o livro (em inglês)Kindness: Changing people's lives for the better” (http://www.artscroll.com/Books/kindp.html).

Porção Semanal da Torá:     Lech  Lechá    Bereshit (Gênesis)   12:01 - 17:27

            O Todo-Poderoso ordena Avram (depois chamado de Avraham) a sair de Harán (Aram) e ir para a Terra de Canaã (depois chamada de Terra de Israel). D'us, então, transmite a Avram uma mensagem eterna para o Povo judeu e para as nações: Abençoarei a quem os abençoar e aqueles que o amaldiçoarem, amaldiçoarei. Defrontando-se com um período de seca e fome, Avram viaja para o Egito e pede a Sarai (depois chamada de Sara) que diga, caso lhe perguntem, que era sua irmã e não a sua esposa, para que os egípcios não o matassem para se casar com ela (os egípcios eram muito rigorosos em relação à prática do adultério).
            O Faraó expulsa Avram do Egito depois de não ter conseguido desposar Sarai. Avram, então, estabelece-se em Hebron (também conhecida como Keriát Árba) e seu sobrinho Lot fixa residência em Sodoma. Avram resgata Lot, que havia sido sequestrado na batalha dos Quatro Reis contra os Cinco Reis.
            Participando de um pacto com o Todo-Poderoso (todos os pactos com D'us são eternos, nunca serão rescindidos ou substituídos por novos pactos), D'us revela a Avram que seus descendentes serão escravizados por 400 anos e que a eles (via Isaac) será dada a terra que ... estende-se do rio do Egito até o grande rio Eufrates.
            Sarai, estéril e sem filhos, entrega sua serva Hagar para Avram desposá-la, para que ele possa ter filhos. Ishmael nasce. O pacto do Brit Milá, circuncisão religiosa, é realizado (leia em 17:3-8). D'us modifica seus nomes para Avraham e Sara e avisa a ambos que Sara dará a luz a Ytschak (Isaac). Avraham circuncisa todos os homens de sua casa.

Dvar Torá:            baseado no livro Love Your Neighbor, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: Avram saiu de lá para a montanha ao leste de Beit El, e armou sua tenda (Bereshit 12:8).
            A palavra hebraica para tenda é ohel e para sua tenda é oheló. Por que a Torá utiliza um sufixo feminino (a letra ó) para a expressão sua tenda?

O midrásh explica que Avram primeiro armou a tenda de sua esposa e depois a sua própria. Daqui aprendemos que quando o marido precisa fazer algo para si e para sua esposa, deve encarregar-se das necessidades de sua esposa primeiro. Avram entendeu que existe um nível mais alto de satisfação em honrar e ajudar sua esposa do que em armar sua tenda primeiro!
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }