Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

ONG TORÁ NEWSLETTER - PARASHÁ: BÓ

ONG TORÁ NEWSLETTER - 1169 inscrições
לעילוי נשמת אסתר בת יהודה לייב
Em vista ao falecimento inesperado da Sra Esther Wajchman acrescentamos aqui no ilui nishmat dela uma explicação sobre o décimo terceiro princípio da Fé Judaica do Rambam
 “Creio com plena fé na Ressurreição dos Mortos que ocorrerá quando for do agrado do Criador”
O que vem a ser a ressurreição dos mortos?
 Genericamente temos duas categorias de Almas :
Alma Divina e a Alma animal
A Alma Divina, como seu próprio nome indica, é uma pequena Revelação Divina. Vamos chamar ela carinhosamente de “Uma parte de D’us” .
 Ela tem cinco níveis básicos e inúmeros níveis particulares que variam de pessoa para pessoa.
 Essas Almas Divinas são as Almas do nosso povo, e por isso são cobrados de nós 613 Mandamentos.
 A Alma Divina por ser tão elevada não consegue se revestir diretamente no corpo, e aí surge a necessidade de uma alma intermediária entre nós e o nosso corpo, uma alma do nível deste mundo, “Olam HaAssiá”, chamada de “a alma animal” .
 Nossa Alma Divina se reveste na nossa alma animal que por sua vez se reveste no nosso corpo e esse conjunto de Almas e corpo somos nós.
 Quando falecemos, nossa Alma Divina sobre para um baixo paraíso em um mundo superior chamado de “Olam HaYetzirá” onde uma hora lá equivale a setenta anos dos maiores prazeres neste mundo
 Ou subimos para um lugar melhor ainda, para um alto paraíso em um mundo superior chamado de “Olam HaBriá” onde uma hora lá equivale à setenta anos no baixo paraíso
 Nesse meio tempo, enquanto estamos vivendo os maiores prazeres possíveis e imagináveis da revelação Divina nesses mundos superiores, nossa alma animal e nosso corpo , (pelo menos o que sobrou dele) ficaram aqui nesse mundo, “Olam HaAssiá”
Para concordarmos em ressuscitar de volta neste mundo, a honestidade Divina determina que o mundo da ressurreição vai ser mais alto paraiso do que o próprio alto paraíso atual, porque se estamos no paraíso é porque fizemos para merecer e não seria honesto tirar de nós o que ganhamos pelo nosso próprio esforço
Então, para que essa ressurreição possa acontecer, é necessário que se revele nesse mundo o lado espiritual que está por trás de cada coisa material, tornando esse mundo um alto paraiso maior do que o mais alto nível do paraíso espiritual
 Consequentemente o mundo como ele é hoje já não vai mais existir, adeus sofrimentos, adeus limitações!!
 Então nós próprios vamos querer ressuscitar para ter acesso a um paraíso muito maior do que o que estávamos.
 Quando ressuscitarem os mortos, a Alma Divina volta do Gan Éden para esse mundo que vai ser mais Gan Éden do que o Gan Éden.
 O lado espiritual da nossa alma animal que é proveniente do “Olam Hatohu”, nível espiritual elevadíssimo, se revela.
 O lado espiritual  do nosso corpo que ressuscita , que provém das letras Divinas que são revelações elevadíssimas que por meio delas Hashem criou a matéria, também se revela!
 E aí ressuscitamos, novamente Alma Divina , alma animal e corpo. Mas dessa vez, no lugar de nos limitar, nossa alma animal e nosso corpo vão nos acrescentar, nos incrementar
 E então viveremos eternamente em um mundo que não temos como imaginar de tão bom que vai ser !
 E quando falamos que realmente não temos como imaginar de tão bom que vai, ser estamos falando isso de verdade !
 Quando falamos sobre diferenças entre matéria e Revelação Divina temos que entender que os conceitos espirituais estão tão acima do material e que qualquer exemplo material dado sobre um assunto espiritual só serve para “acalmar o ouvido” como dizem nossos sábios.
Quando morava em Haifa , Israel , vivia lá um grande rabino que no passado era fazendeiro, trabalhava com um trator em um Kibutz e por fim foi estudar Torá e se tornou um grande rabino. Seu nome era Reuven Dunin
Voltando para o Kibutz onde criavam vacas e ovelhas tentou explicar para eles assuntos espirituais, sempre sendo rudemente contestado com muitos palpites cuja fonte era uma ignorância profunda em relação a qualquer assunto espiritual.
A linguagem era direta e grossa, até que ele próprio acabou sendo novamente envolvido pelo ambiente do qual fazia parte no passado, e disse com uma voz determinada:
– Vamos conversar sobre o que realmente entendemos, sobre vacas e ovelhas.
Os ânimos se exaltaram, isso era realmente um assunto interessante !
O rabino pergunta:- Minha gente, porque a vaca faz omeletes e a ovelha azeitonas (referindo-se a forma de que as fezes de cada animal é expelida.) Todos se calaram,ninguém sabia.
:- Minha gente, respondeu ele com uma voz entusiástica, nem de mer…… (Se referindo às fezes dos animais)  vocês entendem, como vocês querem dar palpite sobre o que é uma revelação Divina? ……

❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

Mensagem da Parashá - Bo
Nossa Parashá nos conta sobre as últimas pragas do Egito.


A História do povo de Israel no Egito começa com Yossef que não só salva o Egito da maior crise internacional mas também o transforma na maior potência mundial . 
Os egípcios antigos, não só que não nos agradeceram por termos feito do Egito o país mais rico do mundo, mas ao contrário, disseram que nós éramos como "espinhos nos olhos deles".
 E sendo que um país rico da época antiga precisava de muitos escravos, nós , que causamos toda essa riqueza , fomos os escolhidos" para sermos esses muitos escravos! 
Como pode um acontecimento histórico ser tão absurdo e ilógico?
 O Ari Zal explica que sendo que as almas do povo de Israel no Egito eram a reencarnação da geração do dilúvio, da torre de Bavel e de Sodoma e Gomorra, tínhamos que passar por esses sofrimentos para retificar as nossas almas daquelas pendências anteriores.

 E por isso não adiantou trazermos a prosperidade ao Egito, porque sem eles saberem essa pendência espiritual foi o que fez com que eles nos escravizarem contra a lógica.
 Depois que nossas almas por meio dos sofrimentos ficaram puras e refinadas de todas as pendências anteriores, não só que os egípcios nos deixaram sair, mas ainda nos ajudaram, nos deram jóias de ouro, prata e roupas caras .
 E o mais absurdo foi o jeito com que isso aconteceu! Todos no Egito sabiam que quando Moshe avisava que iria acontecer uma praga, a praga acontecia.
 Moshe avisou que iria ter uma última praga onde morreriam os primogênitos. Todos sabiam que isso iria acontecer, que um filho em cada família morreria.
 As mulheres egípcias costumavam "brincar" com os filhos das amigas , engravidavam deles e pensavam que era do marido. Ou seja, muitos filhos em uma casa eram primogênitos sem que eles ou os próprios pais soubessem.
 Na meia noite, quando aconteceu a praga dos primogênitos, muitas crianças morreram em cada casa , e todos sabiam que o motivo disso eramos nós.
 Nessa exata hora fomos para as casas dos egípcios, batemos na porta e dissemos :- Estamos indo fazer uma festa no deserto e não é bonito irmos assim para a festa, com essas roupas pobres...e sem jóias....
Nessa hora que nós, os "culpados" por todas essas mortes, entramos nas casas dos egípcios comunicando que precisamos de roupas caras e jóias para fazermos uma festa, nessa hora os egípcios deveriam nos chamar de "espinhos nos olhos", mas aí aconteceu exatamente o contrário!
Nessa hora eles ficaram cheios de amor e carinho por nós e nos deram jóias e roupas caríssimas, e só depois que fomos embora com beijos e abraços eles foram enterrar os filhos.
Daqui vemos que o relacionamento dos povos do mundo com o nosso povo não têm nenhuma conexão com o que fazemos para eles mas sim com o que fazemos para D'us.
 Tem a ver somente com as pendências espirituais atuais ou anteriores das nossas Almas.
Milagres tão sobrenaturais como as pragas do Egito só aconteceram uma vez na história. Se tivéssemos o mérito aconteceriam de novo na saída do exílio da Babilônia na época dos persas
 Mas sendo que não tínhamos todo esse mérito , Hashem somente inspirou o rei da Pérsia para nos deixar sair do exílio e construir o segundo Beit Hamikdash
 Mas milagres sobrenaturais muito maiores do que esses que aconteceram na sua do Egito vão acontecer na Gueulá em breve nos nossos dias!

O Ramban, Rabi Moshe Ben Nachman, foi um grande Tzadik que nasceu em 1194 em Girona na Catalunha .

Ele nos explicou que o motivo de Hashem ter feito somente uma vez esses milagres tão grandes e sobrenaturais foi para mostrar à todos que Hashem dirige e renova o mundo cuidando de cada um de nós de uma maneira especial, não nos abandonando ao acaso.
 Por meio da lembrança desses grandes milagres nós abrimos os olhos para ver os milagres do dia a dia , e essa é a base de toda a Torá , de vermos que tudo o que acontece na nossa vida são Milagres , e tudo depende das nossas atitudes!
 Quando cumprimos os mandamentos Divinos, os milagres acontecem!
 Então, vamos acrescentar no estudo da Torá e no cumprimento das Mitzvot e os milagres vão acontecer!!!


🌷🌷🌷Shabat Shalom 🌷🌷🌷
Rabino Gloiber
Sempre correndo mas sempre rezando por vocês!

Nossa “Mensagem da Parashá” foi dedicada pela família Wajchman em memória de sua saudosa mãe Esther bat Yehuda Leib , que Hashem a tenha no Gan Éden

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }