Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é o 17 de Tamuz?


A TORÁ NÃO TEM DATAS TRISTES!

Até o Yom Kipur é considerado o maior dia de júbilo do ano judaico.
Como pode ser então, que o povo judeu designou tres semanas de dolo, sendo quatro jejuns, com proibição de casamentos, comprar coisas novas e ter quaisquer outros motivos de regozijo?
Isto seguramente não vem da Torá, ou seja, de Hashem.
Mas provém de falhas do próprio ser humano.
Por este motivo, estes jejuns são rabínicos, ou seja, não estavam no Plano "A" de Hashem.
Eles servem colmo Capará (expiação) e incentivo para a Teshuvá (reparação dos erros).
No dia em que o povo judeu concluir sua expiação e processo de Teshuvá, estes dias já não terão razão de ser.
E quais foram estes motivos?

Em 17 de Tamuz cessaram as oferendas no Templo.

São todos ligados à cacusa da não mais existencia do Templo Sagrado em Jerusalem.
  • No dia 17 de Tamuz, o povo judeu festejou o Bezerro e Ouro, e concomitantemente, Moisés jogou as Tábuas com Asséret Dibrot (Os Dez Mandamentos).
  • Foram encerradas as oferendas no Templo devido ao certo babilônico.
  • Neste dias, as muralhas de Jerusalem foram rompidas.
  • Foi postada uma entidade pagã no Santo dos Santuários.




Costumes referentes a este jejum:
Por ser um dia de jejum menor, é requerido jejuar do nascer ao pôr do sol, mas outras leis do luto não são observadas. Nos serviços religiosos de Shacharit (reza matinal) e de Minchá (reza da tarde), são acrescentadas a leitura da Torá e a leitura da Haftará, e uma reza especial na Amidá.
Neste dia se começa a contagem das 3 semanas até o dia de Tishá BeAv. Os dias entre 17 de Tamuz e 9 de Av são dias de luto, em lembrança do colapso de Jerusalém durante a ocupação romana que ocorreu entre estas datas. Tradicionalmente, os casamentos e outras ocasiões festivas, não são realizadas durante este período. Um elemento adicional é acrescentado neste tempo, durante os últimos nove dias, entre 1 e 9 do mês de Av — os religiosos abstêm-se de comer carne e beber vinho, exceto no Shabbat ou numa Seudat Mitzvá (uma refeição de mitzvá, tal como um Pidion Haben, que é a celebração do reconhecimento de um recém-nascido, ou a conclusão do estudo de um texto religioso). 
Da mesma forma, é costume não cortar o cabelo durante este período.
fonte de pesquisa: Wikipedia


colaboração especial: Luli Rosenberg, Yeshivát Har Hamor.




Compartilhar no Google+

+ comentários + 1 comentários

1 de julho de 2018 às 10:34

Muito bom aprender.

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }