Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Berachá do Shabat: "Deixa Comigo...!"- 4 de Outubro, 2018 - 25 de Tishrei, 5779




A MENSAGEM DE HOJE FOI OFERECIDA

LeIlui Nishmat
Sara bat Baruch a`h


A Berachá do Shabat: "Deixa Comigo...!"

 
O Passuk diz em Parashat Bereshit: 

"ויברך אלוקים את יום השביעי"-  E Hashem abençoou o sétimo dia, o Shabbat. 

O Ramban aqui cita o Rav Saadia Gaon que esta berachá é recebida por aqueles que o observam. Nós dizemos no Lecha Dodi, "כי היא מקור הברכה"- O Shabbat é a fonte da Berachá. Apesar de parecer que tirar um dia de folga do trabalho fará uma pessoa ter perdas financeiras, o oposto é simplesmente verdadeiro. Cumprindo o Shabbat a pessoa se torna ainda mais abençoada.

Certa pessoa abastada me contou que há muitos anos, ele trabalhava no varejo e infelizmente mantinha todas as suas lojas abertas no Shabbat. Um dia ele decidiu que ele queria cumprir o Shabbat integralmente. Então ele decidiu deixar o varejo e se dedicar ao atacado.  Ele tinha algumas lojas. A maior parte delas seria fácil de vender, já que se encontravam em locais privilegiados. Mas uma das lojas se localizava em uma vizinhança repleta de crimes. A loja era roubada praticamente toda semana. Os ladrões invadiram a loja pelo telhado inúmeras vezes, então ele instalou um telhado de metal. E em seguida eles vieram pela janela, então ele teve que colocar grades. Aquela loja era uma grande dor de cabeça. Se ele não conseguisse vendê-la, ele estaria preso a uma grande perda. Mas sua cabeça estava decidida; ele deixaria o varejo de qualquer jeito.

Antes mesmo de colocar a loja à venda no mercado, ele recebeu ligações de um agente imobiliário demonstrando interesse naquela propriedade. Ele achou que era uma piada que um de seus amigos estava fazendo com ele. Ele perguntou para o agente, "Quem você está representando?"  O agente imobiliário respondeu que não tinha permissão para revelar. O proprietário tinha certeza que era um trote, então ele disse, "Sinto muito, não estou interessado." Mas o agente continuava ligando e parecia saber mais a respeito da propriedade que o próprio proprietário. Finalmente o agente revelou que estava representando a grande rede de lanchonetes McDonald’s.

Ele disse que eles tinham um tamanho padrão que eles gostam para suas lojas e que esta propriedade se encaixava perfeitamente. Eles estavam prontos para pagar um valor alto por ela. O proprietário me contou que esta foi a maior salvação para ele. Do nada, sem propaganda, ele conseguiu mais dinheiro pela loja do que ele jamais havia sonhado.

Ele pegou o dinheiro e o usou para abrir uma empresa de atacado. Embora ele não tivesse muito conhecimento sobre a indústria, ele foi vender vasos de flores.

Logo no início de seu novo negócio, ele conseguiu marcar uma reunião com uma grande rede de lojas na época- Woolworth. A reunião era com um comprador de uma loja de Boston. Na pior das hipóteses, ele esperava que ele concordasse em colocar alguns vasos na loja, para um teste. Quando o comprador olhou para ele, imediatamente lembrou-se dele de anos atrás. Ele disse, "Nunca vou me esquecer do que você fez por mim." O outro tinha esquecido e lhe perguntou, "Lembre-me, o que eu fiz?" O comprador disse, "Bem, eu tinha uma loja de varejo em Nova York, ao lado da sua. Uma vez, coloquei um anuncio especial sobre chinelos dizendo que eram a mais baratas do mercado. Mas então eu vi na sua loja os mesmos chinelos na vitrine por um valor muito mais baixo. Eu não me dei conta. Eu ia parecer bobo com o meu anuncio depois que as pessoas vissem o seu preço.

Então eu pedi por favor para você retirar os chinelos da sua vitrine por uma semana, e você concordou logo em seguida, sem problema. Numa outra ocasião, você agarrou um ladrão na sua loja que também tinha com ele uma caixa grande com a minha mercadoria que ele tinha roubado de mim e você veio pessoalmente na minha loja devolver para mim.

Vou encomendar o que você quiser. Você anota o número e considere negócio fechado." Ele tirou proveito e escreveu um número exorbitante. Algumas semanas depois, um dos amigos do homem de Boston ligou para ele e disse, " Eu não posso acreditar no que estou vendo. Acabei de sair da Woolworth , e tudo que vejo são os teus vasos de flores. Eles estão por toda parte, na entrada, na saída, no andar de cima, no andar de baixo, no setor de brinquedos, de eletroportáteis, estão por toda parte." Baruch Hashem, tornou-se o segundo item mais vendido da loja. A notícia se espalhou e outras vinte lojas da Woolworth compraram seus produtos e finalmente estes vasos foram para o país inteiro. Este foi o trampolim para o sucesso deste homem neste negócio.

Ele me disse, "Eu literalmente não fiz nada. Eu decidi que queria fechar no Shabbat, e Hashem me enviou o melhor cliente para comprar a minha loja. Anos antes Ele plantou as sementes para meu novo negócio me dando a oportunidade de ajudar aquele comprador".

"כי היא מקור הברכה" - Shabbat é a fonte da Berachá, disponível a todos que o cumprirem.
 
                                                                                 -- Rav David Ashear 
 
O material deste e-mail é propriedade de Daily Emunah e não pode ser postado em outros sites.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }