Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Comentário Tropicasher da primeira parashá da Torá: BERESHIT

BERESHIT – toda a Torá num pé só.
Uma vez um romano queria se converter ao Judaísmo. Daí ele chegou para o Rabi Shamai, um dos maiores de Israel na época e perguntou: "- O rabino pode relatar toda a Torá enquanto fica num pé só?"
Rabi Shamai o fez chispar dali na hora a pauladas, por engraçadinho.
Entendamos a posição do Rabi Shamai, por favor: a Torá é um oceano de conhecimento, existem livros e mais livros somente sobre o significado da palavra Bereshit - a palavra que abre a Torá. Entao o cara chegar e querer ser judeu enquanto fica num pe so, seria muito pra cabeca, sob a perspectiva de Rabi Shamai.
Mas nosso amigo não se deu por vencido e foi consultar o Rabi Hilel, de uma escola talmudica mais inclusiva e ao mesmo tempo concorrente a de Rabi Shamai, embora fossem grandes amigos.
- Rabi Hilel se incomoda em me relatar toda a Torá enquanto fica num pé só?
- Pois nao, meu querido: Não faça aos outros aquilo que não deseja que facam a você. O resto é comentário. Agora vai e estuda - respondeu Hilel
Isso fez com que nosso amigo decidisse se converter e encarar os anos de estudo que levam uma pessoa para dentro do seio do povo judeu, caso aceite toda a Torá.
Rabi Hilel tambem sabia ser a Torá um oceano de conhecimento, mas preferiu responder ao nosso amiguinho “num pé só” que a coluna mestre da Torá é o comportamento.

A Torá abre com a palavra Bereshit, que num “pé só” traz dentro o significado da Torá, sendo nescessario o estudo conseguinte para entedermos para que nos foi dada.

Um dos maiores mestres da interpretação dos segredos contidos no texto da Torá foi Rashi.

Rashi viveu na França, uns mil anos atras. Ele analisou com eximio talento o texto da Torá de todas as formas que conhecia, da Gramática a Cabalá, dos Profetas ao Talmud.

Por isso seu comentário aparece na maioria dos Chumashim (Lei de Moisés, ou Torá Escrita).

Quando que a Torá abre e diz:
"Bereshit bara Elo-him et hashamayim ve et haaretz…"
(no inicio, D'us criou o Céu e a Terra…)
Rashi interpela a Torá e fala em nome de um rabino do Talmud:

Assim disse Rabi Ytzchak: " - Porque a Torá tem de começar com o relato da Criação do Mundo ao inves de começar enumerando as obrigaçoes do homem perante D'us?"

O próprio Rashi responde: " - Para que as futuras gerações não digam que o povo de Israel afanou a terra dos outros povos que lá estavam. D'us criou todo o universo e deu a terra (de Israel) a quem lhe pareceu direito. Assim, a deu a outros povos, a tirou destes (por mal comportamento) e a deu ao povo de Israel."

Parte da Terra de Israel

Aqui já temos um indicativo da resposta de Hilel: tudo é uma questão de comportamento.
Hashem criou o mundo para que o homem viva nele e se aprimore.
Isso decide tambem que Nação fica em que pedaço de terra, como e quando.
Até o povo de Israel, para quem Hashem jurou dar a Terra de Israel para sempre, teve seus momentos de exilío, que em alguns casos se estende até hoje.
O que faria então com que ficássemos com a terra de Israel para sempre, numa boa e de bem com D'us e todo o mundo?
A resposta já foi dada no início deste Tropicasher.
O resto é comentario.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }