Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Que É Ter Sucesso na Vida? --> SHABAT VAISHLACH (24 de novembro)

Meór HaShabat Semanal                                                      BSD  

 O que é ter sucesso na vida? Muitos definem sucesso na vida com sucesso financeiro. No entanto, todos nós sabemos que há mais na vida do que apenas ter um monte de dinheiro. (A propósito, no livro Pirkei Avót (A Ética de Nossos Pais), há a seguinte pergunta: “Quem é a pessoa rica?” E responde: “Aquela que é feliz com seu quinhão”.) Você ficaria interessado se houvesse um livro que pudesse ajudá-lo a encontrar o sucesso na vida?
Há um livro fascinante, Lifelines -- Techniques for Nurturing Personal Growth, escrito por Avi Shulman, que nos oferece um plano detalhado para termos sucesso na vida. As ideias a seguir foram extraídas do capítulo 6, “Definindo o sucesso”:

Primeiro, é preciso identificarmos o que o 'sucesso' significa para nós. Em seguida, identifiquemos as principais áreas de nossas vidas e, finalmente, criemos um plano para termos progresso nestas áreas.
O sucesso é definido como “progressivamente realizarmos um objetivo predeterminado pessoal que vale a pena”. A vida é uma jornada, não um destino.
Se a pessoa consegue apreciar cada momento que vive, este já é um bom começo em direção ao seu objetivo. As pessoas, em geral, identificam cinco áreas principais em suas vidas: 1) Bem estar físico 2) Família 3) Espiritual/Mental 4) Finanças Pessoais 5) Profissional.
Cada uma destas áreas deve ter um objetivo e um plano para alcançá-lo. Sem um objetivo, não se sabe para onde ir. Sem um plano não se sabe como chegar. (É incrível a quantidade de esforços que um ser humano coloca para evitar de pensar, estabelecer metas e planejar).
Podemos comparar a vida com uma roda e cada uma destas grandes áreas como um raio da roda. É preciso haver equilíbrio na roda. É verdade e já se tornou um provérbio que “ninguém desejaria em seu leito de morte que tivesse passado mais tempo no escritório”. Por outro lado, a pessoa pode perceber que sua maior alegria é a sua família mas ela não sabe como aproveitar o tempo com seus filhos. É preciso sabedoria para equilibrar o tempo e para desfrutar de cada grande área.
Eu conheço um fundraiser (um profissional cuja função é a de levantar fundos para organizações sem fins lucrativos) de uma grande organização judaica. As pessoas muitas vezes perguntam-lhe: “Você teve sucesso hoje?” Ele sempre responde: “Eu sou sempre bem sucedido ... e às vezes também consigo levantar o dinheiro”. O sucesso é uma questão de atitude e de apreço por aquilo que temos e por nossos esforços. Todo dia que olhamos para a grama de cima para baixo, somos um sucesso! Em última análise, no entanto, se a pessoa será bem-sucedida não está em suas mãos. Há um ditado em idish que diz: “o homem planeja e D'us ri”. Nós fazemos os nossos esforços e o Todo-Poderoso dá presentes. Ao percebermos que nossas conquistas são presentes, isto infundirá em nós um sentimento de humildade e gratidão ao Todo-Poderoso. E nos dará perspectivas para a vida.
Existem três regras para o sucesso: 1) Iniciativa - temos que tentar 2) Perseverança - temos que continuar tentando 3) O Todo-Poderoso abençoe o nosso esforço com o beijo de sucesso.
Existe uma maneira de alcançar grandeza da vida: fazer toda noite um heshbon hanefesh, uma ‘prestação de contas’ do que queremos da vida e verificar se estamos alcançando nossos objetivos. (Se você não tem metas, com certeza não irá alcançá-las.) Pergunte a si mesmo estas quatro questões:
1) Pelo que eu estou vivendo?
2) O que eu fiz hoje para atingir meu objetivo?
3) O que eu fiz que me afastou de meu objetivo e que preciso corrigir?
4) Pelo que eu posso viver que seja mais importante/significativo do que o meu objetivo atual?

Façamos isso e seremos um grande sucesso!!



Porção Semanal da Torá:     Vaishlach   Bereshit (Gênesis) 32:04 -36:43

Fatos desta porção: Em sua viagem de volta a Canaã, Yaacov encontra seu irmão Essav; Yaacov luta com o anjo; Eles chegam a Shehêm; Shehêm, o filho de Hamór, o Hivita, se comporta imoralmente com Diná, a filha de Yaacov; Os irmãos de Diná, Shimon e Levi, derrotam os homens de Shehêm; Rivka morre; Dus dá a Yaacov um nome adicional, Israel, e reafirma a benção dada a Avraham (que a Terra de Canaã (Israel) será dada a seus descendentes); Raquel morre após dar à luz Biniamin (Benjamim); Os filhos de Yaacov são relacionados; Ytschak morre; por fim, a sucessão dos Reis de Edóm é relatada.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

Antes do confronto de Yaacov com seu irmão Essav, ele fez os preparativos para garantir a segurança de sua família e seus bens. Após isso, a Torá relata: “E Yaacov ficou sozinho ...” (Gênesis 32:25). Como devemos entender o significado de ele ter ficado ‘sozinho’?
O Midrásh (Bereshit Rabá 77:1) afirma que “assim como o Todo-Poderoso está sozinho, também Yaacov estava sozinho”. Vemos daqui que os nossos Sábios entendem que a palavra ‘sozinho’ é um atributo positivo e uma forma de emular o Todo-Poderoso. ‘Sozinho’ significa que a pessoa tem uma atitude e perspectiva independente.
A Mishná 4:1 (um ensinamento) no livro Pirkei Avót (A Ética de Nossos Pais - uma compilação de sabedoria judaica) define quatro termos-chave: “Quem é o sábio? Aquele que aprende com todos. Quem é a pessoa forte? Aquela que vence seus impulsos negativos. Quem é a pessoa rica? Aquela que está feliz com a sua parte. Quem é a pessoa honrada? A que honra os outros”.
O Rabino Yeruchem Levovitz (Polônia, 1874-1936), de abençoada memória, explicou esta Mishná à luz do atributo positivo de se estar sozinho: cada pessoa só pode obter as coisas mais importantes na vida se for de forma independente de qualquer outra pessoa. As coisas importantes dependem de sua própria atitude e perspectiva, e não dos demais. Vejamos:
A sabedoria é uma atitude em relação à vida, não uma competição comparativa. O homem sábio é o indivíduo que não compara a sua sabedoria com a dos outros, mas por causa de seu amor pela sabedoria ele escolhe aprender de todos, pois toda pessoa tem sabedoria para compartilhar.

Rav Eliahu Zini, Shlita, um
dos sábios da geração atual

A verdadeira força é ter a capacidade de superar suas tendências e impulsos negativos. Se fosse depender de bater nos outros, assim que surgisse outra pessoa mais forte, esta já não seria mais o ‘homem forte’. A verdadeira força depende apenas de si mesmo.
A riqueza não depende de quanto dinheiro a pessoa tem ou do número de suas posses. Se fosse assim, então ela poderia perder toda a sua riqueza durante a noite, num assalto. Ao invés disso, a verdadeira riqueza é sentir alegria com o que se tem.
Se a honra dependesse de como os outros a tratam, o que esta pessoa precisaria fazer se eles decidissem não mais honrá-la? Pobre da pessoa cuja honra depende do capricho dos outros. A verdadeira honra depende de si próprio. Seremos honrados ao honrar os outros, independentemente de como os outros nos tratam!

Horário de Acender Velas de SHABAT (23 de novembro)
S. Paulo: 19:15 h   Rio de Janeiro 19:00  Recife 17:01   Porto Alegre 19:47  Salvador 17:23   Curitiba 19:30
B. Horizonte 18:57   Belém 17:46  Brasília 19:06  Jerusalém 15:58  Tel Aviv 16:17  Miami 17:11  Nova York 16:14

Pensamento da Semana:
“O segredo para o sucesso é NUNCA inventar desculpas para desistir!”

Shabat Shalom a todos

Rabino Kalman Packouz
 


Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch ben Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda – Hersh bem Sara - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Mordehai ben Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Igal bem Pola - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel ben Faride - Noam Shemuel ben Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Alice – Yaacov bem Rachel - Yaacov ben Rivka – Yehuda Aharon bem Ester - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Ezriel ben Roizel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef Nissim ben Batia – Rabino Israel Avraham bem Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Aliza Bracha Bat Simona Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM FISHEL BEM ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }