Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Carta de um rabino a uma prosélita (candidata a guiur)


"Shalom,

Agradecemos o recebimento de sua carta, em relação a sua vontade de ingressar nas fileiras do povo judeu. Aprecio e muito suas aspirações e vontade de juntar-se a nós. Gostaria de esclarecer que a nossa comunidade não trata diretamente de assuntos de conversão (Guiur- גיור).
Tudo o que poderemos fazer será ajudá-lo (a) a entender o significado das coisas e encaminha-lo (a) ao conselho rabínico de S.Paulo que se ocupa diretamente e se responsabiliza frente a comunidade judaica por este assunto.


Entretanto, não estou seguro de que você está ciente de todo o senso e o significado de fazer parte do povo judeu. Não sei quais são os seus motivos e o quanto você conhece o povo judeu. Pode ser que, após ler estas linhas venha a considerar tudo de maneira diferente e pondere se realmente valeria a pena.
Saiba que o povo judeu é um povo sofrido e agonizado por perseguições já a milhares de anos.
Por anos e anos sofremos e fomos queimados vivos nas fogueiras da Inquisição. Fomos esquartejados durante os pogroms na Europa e mais recentemente seis milhões de Judeus foram assassinados pelos Nazistas somente porque eram judeus. Muitos de nós que nasceram e cresceram como judeus não agüentaram tamanha sina e acabaram por se afastar do povo e mudar de fé.
1. Hoje, em sua situação como cidadão deste país e do mundo você não tem quaisquer inimigos nem pessoas que desejem teu mal. O mundo todo está aberto para você. Você está seguro de que quer se colocar em problemas desta natureza?
2. Está ciente do que significa ser e viver como judeu? Não sei com que tipo de judeus você se deparou no decorrer de sua vida, mas você precisa saber que, para se tornar um judeu você deve aceitar para si de maneira plena a Fé e os Mandamentos da religião judaica e esta religião é difícil e limita em muito as liberdades individuais. A religião judaica nos obriga a cumprir 613 mandamentos que até para nos judeus são difíceis. Vou te dar alguns exemplos:
a. Durante um dia inteiro por semana, temos de nos abster de qualquer trabalho criativo, e isto inclui não andar de carro e não operar quaisquer aparelhos elétricos. Você terá que subir de escadas, não poderá acender a luz e nem cozinhar.
b. No tocante aos alimentos, há somente um tipo de alimentos que a Torá permite que sejam chamados alimentos casher. Você terá que abdicar de muitos pratos com os quais se delicia hoje e mudar a maneira como cozinha. Terá de ter pratos, panelas e talheres separados para alimentos de carne e para alimentos que incluem leite e seus derivados. Terá de comprar utensílios novos para a sua cozinha e somente alimentos casher, que são muito mais caros que os que não são casher. Não poderá freqüentar os restaurantes a que está habituado e nem poderá fazer uma refeição com sua própria família se eles não forem judeus.
c. A vestimenta que a Torá obriga o judeu limita muito, principalmente as mulheres. Em geral, as mulheres têm de trocar todo o seu guarda-roupa, pois a Torá obriga a mulher a usar saia abaixo do joelho, camisa fechada com mangas longas e as mulheres casadas têm de cobrir a cabeça. Você não poderá mais ir na praia onde haja banho de homens e mulheres com trajes impróprios.
d. O homem judeu tem de comparecer à Sinagoga três vezes por dia, os sete dias da semana. As orações são por vezes demoradas, principalmente durante os Sábados e feriados judaicos.
e. No que tange à vida conjugal, todo contato físico entre cônjuges está proibido por quase duas semanas ao mês.
De tudo o que está escrito acima, especifiquei somente umas poucas obrigações dos 613 Mandamentos que obriga o judeu.
Desta maneira você pode constatar por si mesmo que para ser um judeu terá que estudar com afinco os Mandamentos a que somos obrigados, assim como os princípios da Fé judaica. Guerut (conversão para o Judaísmo) não algo fácil, nem da noite para o dia. Não existe "Guerut instantânea". Você terá que dedicar muitas horas por semana durante meses a fio para estudar todos os pormenores da fé judaica e de nossas obrigações para com a D-us. Se na sua região não houver uma sinagoga autêntica, terá de mudar de bairro para poder ficar perto de uma. Terá que gastar somas substanciais com artigos religiosos judaicos, como livros, mezuzot casher, tsitsit e tefilin.
Somente após pelo menos um ano se dedicando totalmente ao estudo do Judaísmo e à pratica condizente dos Mandamentos da Torá você se achará em condições de se colocar à frente da comissão rabínica de São Paulo para conversões.
Se esta comissão achar que você está apto para a conversão, terá de viajar para Israel, centro e coração da nação judaica para efetivar o processo que fará de você um judeu.
Neste ponto sinto-me obrigado a te alertar que, durante o percurso você poderá se deparar com mentirosos e enganadores (reformistas, conservadores, liberais e afins), que ludibriam as pessoas fazendo se passar por rabinos e que talvez te ofereçam uma outra forma de se converter. É bom que você saiba que o Rabinato Central de Israel, hoje a autoridade Judaica máxima no mundo não reconhecerá estas "conversões" e você terá gasto o seu tempo e o seu dinheiro à toa, pois não será considerado judeu
3. É importante que você saiba que ser judeu não é somente um privilegio, mas incorre em muitas obrigações.
Tome o exemplo do Shabat: Se hoje você se ver incapaz de cumprir o Shabat em todas as suas nuances, não sofrerá nenhuma admoestação ou castigo dos Céus. Mas como judeu, apesar de ser premiado por cuidar o Shabat, se violar as suas leis ao menos uma vez e da maneira mais leviana, poderá ser castigado por um tribunal rabino e até punido com a morte, por D-us.
Pegue ainda o exemplo da comida: Se após a conversão ao Judaísmo você comer carne não casher, será punido por D-us. Existem casos em que se a pessoa comer algo proibido sua alma será cortada deste Mundo e do Mundo Vindouro!
Será que vale a pena você tomar este risco para si?
4. Como já dissemos, o judeu tem a possibilidade de ser premiado ou castigado por cumprir ou não os Mandamentos da Torá. Mas você precisa saber que mesmo não sendo um judeu você pode ser premiado ou castigado por cumprir certos Mandamentos. O Altíssimo designou Sete Mandamentos para os não-judeus e estes são relativamente fáceis de cumprir. Ei-los:
1) Proibição de idolatria ; 
2) Evitar Relações Sexuais fora do casamento; 
3) Proibição de assassinato 
4) Não comer nem arrancar parte de um animal enquanto ainda está vivo; 
5) Respeitar e cuidar da Honra Divina e Seu Santo Nome; 
6) Proibição de roubar
7) Todo e cada país tem a obrigação de apontar tribunais e juízes que cuidem da ordem e da moral publica e cívica.
Se você cuidar com seriedade destes Sete Mandamentos como sendo comandados por D-us e nos foram enviados através de Moisés, que os recebeu no Monte Sinai junto, você chegará sem se precisar se tornar judeu e sem se obrigar aos outros 613 Mandamentos que obrigam os judeus, ao nível de "Justo entre as Naçòes do Mundo", que é um nivel espiritual muito elevado e muito considerado, e ganhará um quinhão valioso no Mundo Vindouro.
Tudo o que foi dito acima te dará muito no que ponderar e recomendo a você que tome ao menos um mês para meditar sobre isto. É importante que você saiba que a Guerut (conversão ao Judaísmo de acordo com a Torá) é "caminho sem volta" ; você não poderá se converter e depois decidir que o Judaísmo é muito difícil para você e decidir voltar a ser um não judeu. Num caso destes, os castigos que D-us inflige a uma pessoa por ter aceitado para si um jugo a que não estava obrigada para depois deixar tudo são muito severos e não vale a pena se complicar com isto.
Na sua atual condição, sempre poderá mudar sua decisão no futuro.
Desejo a você muito sucesso em tudo o que decidir fazer."
Rabino Moshe Bergman

Compartilhar no Google+

+ comentários + 3 comentários

27 de maio de 2019 às 14:11

No Brasil não faz conversão ortodoxa por enquanto,vcs tem previsão de quando vai ter?

27 de maio de 2019 às 14:12

No Brasil não tem conversão ortodoxa,vcs tem alguma previsão de quando vai ter?

27 de maio de 2019 às 14:14

Se apareceu 2/3 comentários iguais desculpa o celular bugou

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }