Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Quem vai ajudar até que Hashem ajude? - 27.12.2018 - 19 de Tevet, 5779

MENSAGEM #259


Quem vai ajudar até que Hashem ajude?

 
Certa vez contei uma história sobre um homem que foi ao Rizhner Rebe pedir uma Beracha para ajudá-lo a resolver seus problemas. Quando ele saiu, um filho pequeno do Rebe lhe perguntou:

“- O que meu pai te falou?"
O homem respondeu:
"- Ele me deu uma Brachah e disse que Hashem vai me ajudar"
O garoto então perguntou:
"- Mas o que vai acontecer até que Hashem te ajude?"
O homem respondeu:
"- Eu não sei"
E o homem voltou ao Rebe e perguntou:
"- Quem me ajudará até que Hashem me ajudará?"
O Rebe respondeu:
"- Hashem irá lhe ajudar, até que Hashem lhe ajude".
 
Isso significa que, a razão pela qual alguém passa por um momento difícil, é porque Hashem, em Sua infinita sabedoria, determinou que aquilo é o melhor para ele, e é necessário para ele se tornar a pessoa que deve ser. Quando chegar a hora certa, Hashem irá salvar essa pessoa das dificuldades, mas antes disso acontecer, Hashem ainda o estará ajudando a passar por isso, até que Ele o ajude a sair definitivamente do problema.
 
Uma senhora da Inglaterra me contou que perdeu o emprego há um mês, e que sua família realmente dependia dessa renda. Ela tem procurado por um novo emprego desde então, mas até agora não encontrou nada. Outro dia, ela foi a um leilão de caridade e ganhou em um sorteio a quantia exata de dinheiro que teria recebido no último mês caso ainda estivesse empregada. O seu problema efetivamente ainda persiste, mas Hashem a ajudou ao longo do caminho. Além do dinheiro que ela ganhou, perceber a Hashgacha Pratit que Hashem fez com que ela recebesse de prêmio a exata quantia de dinheiro que ganharia a fez perceber que Hashem está com ela nesse momento difícil, o que deu a ela ainda mais Chizuk.
 


Esse é o maior Chizuk que podemos receber: Ver a Yad Hashem (Mão de Hashem) e nos conscientizar que Ele está junto de nós em todos os nossos problemas.
 
Outra senhora me contou que está tendo um enorme desgosto com uma de suas filhas, que se afastou do Judaísmo. Algumas semanas atrás, ela teve um dia extremamente difícil: sua filha foi parar num hospital por causa de uma overdose de drogas. Tarde da noite, quando chegou do hospital, fisicamente e emocionalmente esgotada, ela abriu sua caixa de correspondências e viu uma carta de uma amiga, que sabia o que ela estava passando. Ela leu e releu a carta, o que lhe deu um grande Chizuk. No dia seguinte, ela ligou para sua amiga para agradecer pelas carinhosas palavras. Sua amiga, então, contou que escrevera a carta quatro meses antes, mas nunca tinha conseguido terminá-la. Ela encontrou a carta inacabada alguns dias antes, deu os toques finais e postou no correio. E agora, a mulher recebeu a carta na hora mais perfeita possível, no dia mais difícil de sua vida. Ela disse: "- Quando eu me dei conta disso, literalmente me revitalizei. Vi tão claramente que Hashem estava por trás de tudo, e isso me deu um tremendo Chizuk".
 
Numa carta similar, ela contou que recentemente, Baruch Hashem, um outro filho dela ficou noivo. E ele acabou de voltar para Israel a fim de estudar até o seu casamento. Ela contou que estava tão preocupada com sua filha, que não foi capaz de dar ao seu filho a atenção que gostaria de ter dado a ele. Na noite anterior à ida do filho a Israel, ela pretendia escrever a ele uma longa carta expressando seus sentimentos, mas acabou não tendo tempo para isso também. Seu filho partiu e ela se sentiu muito mal de não ter lhe dado a atenção merecida. Dois dias depois, ele ligou para ela de Israel agradecendo pela bonita e significativa carta que ela havia lhe escrito. Ela não conseguia entender o que ele estava dizendo e pediu: "- Você poderia, por favor, ler a carta para mim?". De fato, ela tinha escrito uma carta no ano anterior, quando ele tinha ido para Israel. Ela havia colocado num bolso com zíper de sua mala, mas ele nunca tinha aberto aquele bolso. Desta vez, no entanto, imediatamente, ele encontrou a carta, que continha quase tudo o que ela teria lhe dito agora. Novamente ela viu a Yad Hashem e isso lhe deu um grande Chizuk.
 
Às vezes temos que enfrentar situações difíceis, mas quando conseguirmos enxergar o envolvimento de Hashem, isto é Hashem nos ajudando até que Ele nos ajude.
  
 
                                                                      -- Rav David Ashear

 
O material deste e-mail é propriedade de Emunah Daily e não pode ser postado em outros sites.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }