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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Lentes corretivas - 28.01.2018 - 22 de Shvat, 5779 - emunahtododia@com

MENSAGEM #268

Lentes corretivas
 

Precisamos da Emunah adequada para podermos entender as declarações de nossos Sábios corretamente. Diz o passuk em Iyov: "אדם לעמל יולדO ser humano foi criado para se esforçar". Isso significa que esse mundo é um mundo de lutas, um mundo de provações e tribulações. É um mundo de testes e cada ser humano tem que se esforçar muito para ter sucesso. O mundo vindouro é o mundo da verdadeira felicidade, onde não haverá mais desafios nem testes. O Midrash nos ensina que o esforço e o estresse que enfrentamos para fazer as Mitzvot e as boas ações, tomam o lugar de outros esforços e dificuldades pelas quais deveríamos passar .

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Estamos vendo as coisas
como elas realmente são?

Existem duas formas de uma pessoa enxergar essa declaração. Alguém me contou que uma senhora, quando aprendeu isso, aceitou para si fazer um grande Chessed (ato de altruísmo) todos os dias. Custou muito e exigiu um árduo trabalho, mas ela estava feliz, sabendo que estaria se salvando de trabalhos duros em outras áreas de sua vida.

Certo dia ela teve dificuldade de fazer um Chessed, e vendo-se incapaz de fazê-la, ela desistiu. Durante todo aquele dia ela ficou com medo que algo ruim lhe acontecesse. Ela sentiu que perdera sua proteção e estava certa que algum mal viria. Ademais, Chessed tinha se tornado um fardo muito pesado para ela conseguir fazer diariamente, mas ela teve muito medo de parar temendo sofrer consequências ruins. Essa é uma atitude errada, que acontece quando não entendemos corretamente Hashem.

Parece-me que essa pessoa sente que Hashem está nos esperando com uma vara para nos atacar, e que a única maneira de afastá-Lo disso é fazer uma Mitzvah. Nada poderia estar mais longe da verdade. Hashem não está querendo nos ferir, Chas V'shalom. Ele tem muito amor e misericórdia. Ele está buscando maneiras de nos isentar de aflições! O que essa afirmação significa é que a pessoa precisa passar por certas aflições na vida para se purificar das transgressões, para que possa desfrutar do Mundo Vindouro.

É uma bondade, por si só, que Hashem nos permite remover nossas transgressões aqui em vez de lá. Porém, Hashem foi ainda mais longe. Na sua infinita bondade, Ele permite que todos os nossos esforços em direção à Torah e Mitzvot sejam considerados e contem como dificuldades que nós precisávamos passar, e assim nós podemos remover nossas transgressões sem aflições.

Hashem está procurando meios para nos ajudar, e não para nos machucar. Hashem quer que façamos Teshuvah. Ele tem uma enorme ארך אפיים-paciência. Ele espera e espera antes de ter que nos sacudir através de aflições. Daí se conclui que quando nos esforçamos para fazer uma Mitzva, Hashem não apenas nos dá crédito pela Mitzvah e nos enche de recompensas no Mundo Vindouro, como também, ao mesmo tempo, caso haja um trabalho envolvido, Ele também remove nossas transgressões.

Uma pessoa não é punida por não fazer um Chessed. É muito bonito ver aquela senhora tentar fazer o máximo de Chessed possível, mas se surgir algum empecilho e ela não conseguir fazê-la, ela não deve temer ser prejudicada. Não é saudável viver com medo de sofrer consequências negativas.

Se alguém passa por um problema, é apenas decorrente da compaixão infinita de Hashem, que permite à pessoa pagar um centavo por um dólar. As transgressões criam defeitos, and com um pequeno arranhão no carro, Ele nos deixa limpos.

Na maioria das vezes, não sabemos as razões pelas quais as coisas acontecem, mas devemos nos sentir, o tempo todo, que estamos sob a supervisão do Ser mais amoroso, bondoso e compassivo, O qual está sempre no pleno controle de nossas vidas.

Que possamos ter o mérito de sermos sempre capazes de enxergar a bondade de Hashem, e vê-Lo sob a perspectiva correta.

                                                                         -- Rav David Ashear                                 

Leilui Nishmat Faiga bat Mordechai HaLewy.

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