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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é uma MACHLÓKET? - discordar para Divinizar.

Machlóket מחלוקת  -  significa literalmente uma controvérsia.

O termo vem do radical hebraico Chélek - חלק - parte.

Cada lado do diálogo traz uma parte do contexto ou do assunto controvertido.

De acordo com o Judaísmo, uma controvérsia idônea é aquela onde cada qual declina de sua parte em beneficio do conhecimento e análise do seu interlocutor.

Numa controversia inidônia cada qual reserva sua parte para si e não declina dela, pondo a perder a oportunidade de conhecer algo à mais sobre o assunto em questão.

Uma controvérsia resolvida pacificamente pode estreitar laços, desfazer mal entendidos e criar novos amigos. 

Machlóket inova  algo que não haveria no mundo se ninguém apresentasse o caso.


O Talmud descreve uma controvérsia idônia como Machlóket leshem shamaim (que honra os Céus) e uma controvérsia inidônia como Machlóket she'ló leshem shamaim (mal intencionada, mesmo quando invoca assuntos espirituais).


  • D-us diz que irá destruir Sodoma e Gomorra.
  • Abrahão - discordou e apresentou seus argumentos - Machlóket! 
  • D-us não rejeitou o pleito de Avraham, pelo contrário, aceitou sua argumentação de que poderia haver justos naquelas cidades e deu-lhe a chance de provar sua tese.
  • Avraham não conseguiu e D-us encerrou o caso, passando daí à sentença de Sodoma.
Quem ganhou esta Machlóket? Todos.
  • Hashem "ganhou" porque conseguiu extrair um humanismo latente em Avraham e assim ensinar as pessoas na Torá que elas não precisam aceitar juízos sem examinar antes.
  • Avraham ganhou porque aprendeu que existe um limite até para o seu humanismo. 
  • O mundo ganhou porque aprendeu que há passos a seguir num juízo antes de proferir uma sentença e que até mesmo o Senhor do Universo segue esta trilha para poder por ordem no mundo.
  • D-us avisa a Moisés, que após o pecado do bezerro de ouro irá apagar dos anais da jornada para Israel 11 das 12 tribos e deixar que permaneçam somente os membros da tribo de Levi, porque não participaram da arruaça deste pecado imperdoável.
  • Machlóket! Moisés argumenta com o próprio D-us, diz que isto não tem cabimento por uma série de motivos (parashá Ki Tissá) e leva a melhor: D-us anula o decreto de eliminação de 11 dos 12 brothers (e suas proles) e todos seguem para Israel.

Moisés não declinou de nenhuma tribo de Israel!!
  • Quando teve sua oferenda rejeitada, Caim, perdeu uma chance de ouro de apresentar sua Machlóket diante de Hashem, alegando que ele não sabia quais eram elementos necessarios para fazer um korban (oferenda) e que ele não teria como saber isso.
  • D-us poderia entrar em discussão com Caim, e explicar-lhe o que de fato acabou sendo explicado, mas somente depois da morte de Abel ("im teitiv set - se você melhorar, sairá dessa"), poupar a vida do irmão e ainda dar ao mundo a oportunidade de saber detalhes sobre que tipo de Korban pode ou deve ser oferecido para ser apreciado e aceito. 
  • Desta forma já saberíamos deste episódio algo sobre ofertar algo para D-us, e que acabamos não sabendo por Bem, porque Caim não perguntou na hora certa. 

*  *  *

  • Adão incorreu num erro ainda pior: jogou a Machlóket sobre sua esposa Eva, ou seja, ela é quem deveria se justificar porque comeu o fruto que a cobra lhe deu.
  • Caso Adão apresentasse seu o caso diretamente a Hashem, poderia argumentar (como dizem nossos sábios) que a proibição era comer diretamente da árvore do Bem e do Mal, mas não era proibido comer do fruto se alguém o ofertasse. 
A Machlóket mais conhecida era aquela que havia no Talmud entre Hilel e Shamai.

Ambos discordavam em muitos assuntos, alguns até vitais para o cumprimento desta ou daquela mitsvá. Mas isto não fazia deles inimigos, pelo contrário, sua sabedoria e temeridade a Hashem aumentava ainda mais, pois poderiam enriquecer um ao outro com conhecimentos diferentes ou até mesmo opostos, que não teriam descido ao mundo não fosse as Machlokót (plural) entre eles.


Hilel e Shamai tinham idéias opostas sobre a
ordem de acendimento das velas de Chanucá.
                    
E como saber que uma Machlóket é inútil? Olhando o resultado: deu paz ou discordia?  



Diz o Talmud:
 "Talmidei chachamim marbim shalom baolam"
Alunos sábios incrementam a paz no mundo!

Divergir é bom e saudável, quando o bem estar do alheio está em primeiro lugar.

Leilui Nishmat Rabi Israel Abuchatzeira, o Baba Sali
e de seu secretário Rav Eliahu Alfasi, ambos ZT"L

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