Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Como você reagiria? - 25 de Fevereiro, 2019 - 20 de Adar Alef, 5779

 MENSAGEM #276

Como você reagiria?


                Quando ouvimos histórias sobre Hashem trazendo salvações para as pessoas - seja alguém que teve um filho depois de muitos anos ou uma pessoa que finalmente se casou após uma longa espera ou alguém sendo curado de uma doença grave, existem reações diferentes que as pessoas têm. Uma reação é quando uma pessoa pensa: "Como é que todo mundo sempre consegue o que precisa, e eu ainda estou presa ao meu problema? Quando será minha vez de ser ajudada?" Neste caso, a história que a pessoa ouviu realmente teve um impacto negativo sobre ela. Isso o fez se sentir pior sobre sua própria situação, ao invés de dar-lhe Chizuk.

Outra reação seria pensar “Que história incrível! Como Hashem é bondoso. Ele pode fazer qualquer coisa. Se Ele ajudou esta pessoa depois de tanto tempo, isto me dá esperanças que eu ou meus entes queridos também podem ser ajudados. Neste caso, a história deu a pessoa Chizuk para rezar mais e esperar ainda mais por uma salvação de Hashem.

As reações dependem de nós. Podemos escolher a mensagem que queremos levar. E embora essa segunda reação seja melhor que a primeira, ainda não é a melhor. A melhor reação seria pensar primeiro, "Baruch Hashem, outro Yehudi acabou de ser ajudado. Estou tão feliz que ele está fora da agonia que estava sentindo. Que possam haver mais salvações como esta." 


Primeiro, a pessoa deveria se sentir feliz pelo próximo, e somente depois a pessoa deveria aplicar a mensagem à sua própria vida e sentir-se mais esperançosa de que também poderá ser ajudada. Este é um desafio muito difícil, especialmente se a salvação que ocorreu na história é a mesma Yeshuah que precisa para si mesmo.



Rav Yerucham Levovitz descreve, em seu livro Da'at Torá (Parashat Mishpatim), como é difícil para uma pessoa compartilhar a alegria de outra. É mais fácil para uma pessoa compartilhar a dor de outra pessoa do que compartilhar sua alegria. Mas se pudermos nos esforçar para nos sentirmos verdadeiramente felizes pelo sucesso dos outros, isso nos fará mais felizes também. Nós estaremos realizando um verdadeiro crescimento espiritual, e nós estaremos garantindo que obteremos Chizuk através das histórias que ouvimos, ao invés de nos sentirmos mal com elas.

O Passuk diz em Mishleh: "טוב עין הוא יבורך - a pessoa que é feliz pelos outros é quem recebe a bênção". O Sefer Ma'ayan Ganim perguntou, como Yitro merecera que Moshe Rabeinu se casasse com sua filha e Elazar HaCohen se casasse com sua neta? Ele até teve uma porção adicionada à Torá em seu mérito e seus bisnetos sentaram-se na Lishkat Hagazit, no grande Sanhedrin no Beit HaMikdash! O que o Yitro fez para merecer tanto?

A resposta é que o passuk nos diz em Parashat Yitro que quando Yitro descobriu como Hashem redimiu o Povo Judeu do Egito, "ויחד יתרו- ele estava tão feliz por eles." Mesmo que, traz Rashi, Yitro se sentia próximo aos Egipcios e se sentiu mal pela sua destruição. No entanto, ele colocou seus próprios sentimentos de lado para se alegrar com Am Israel sobre a salvação deles. Não só isso, ele continuou e disse: "ברוך הי שהציל אתכם מיד מצרים - Eu agradeço a Hashem por salvá-los." Isto seria equivalente a alguém ouvir o próximo receber uma benção e dizer “Hashem, eu gostaria de agradecer por ajudar minha amiga. Eu fico imensamente agradecida”.

Este é um verdadeiro nível espiritual, nos sentirmos tão felizes por outra pessoa, a ponto que sentimos a necessidade de agradecer a Hashem por suaSimchá (felicidade). Esse era um lindo traço de caráter que Yitro possuía. A Torá descreve isso aqui, mas ele deve ter tido isso durante toda a sua vida. E, de fato, הוא יבורך - ele foi abençoado de muitas maneiras.

Se pudéssemos trazer mais desta Midah em nossas vidas, isso nos tornaria pessoas melhores, pessoas mais felizes; e, Beezrat Hashem, nos fará pessoas abençoadas. 


                                                                       -- Rav David Ashear  


 
O material deste e-mail é propriedade de Emunah Daily e não pode ser postado em outros sites.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }