Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Canal das B'rachot

MENSAGEM #285

                 

O Canal das B'rachot


Recentemente, um homem procurou o seu Rabino e contou que estava lendo um livro que falava sobre agradecer Hashem pelos nossos problemas. Ele lhe perguntou: "Rabino, como isso é possível?". O Rabino respondeu: "É sim possível, mas se você ainda não estiver pronto para isso, pode ao menos começar agradecendo Hashem por suas bênçãos".

Chovot HaLevavot menciona um indivíduo piedoso que costumava dizer que não existe ninguém no mundo que possa dizer que Hashem lhe deve alguma coisa, até mesmo o maior Tzadik. Se ele fizesse um ‘acerto de contas’ com Hashem considerando todas as bondades que recebeu, constataria que, na realidade, tem uma grande dívida. Mas somos afortunados, pois além de nos encher de bondades ‘de graça’, Hashem ainda nos paga por cada ação que fazemos. Recebemos uma recompensa incalculável pelas Mitzvot, ao mesmo tempo que recebemos inúmeras bênçãos de Hashem nesse mundo. Temos de lembrar sempre que na verdade, não merecemos nada. Uma das maneiras pelas quais expressamos nossos agradecimentos a Hashem é fazendo Berachot. Hashem é tão generoso; Ele nos recompensa até mesmo por termos feito esses agradecimentos.

Shulchan HaTahor escreve que falar uma Berachá da forma certa tem o poder de trazer uma incrível santidade à pessoa, que emana de uma luz da Shechina (Presença Divina). Quando recitamos uma Berachá devemos dizer o nome de Hashem com um certo temor, conscientizando-nos de que estamos falando com Aquele que criou os céus e a terra. Dizer uma Berachá comKavaná e alegria, que deriva da real apreciação, traz bênçãos para aquele que fez a Berachá, bem como para o mundo inteiro.

Zohar HaKadosh escreve que dizer Berachot do jeito certo abre os canais de bênçãos dos céus. Traz alegria e satisfação para todos os Mundos Superiores. E se alguém responde Amen para uma Berachá, isso se torna ainda mais grandioso.

Escreve o Chafetz Chaim que, antes de falar uma Berachá, devemos pensar sobre o que estamos prestes a dizer e, só então, pronunciar as palavras. Fazer uma Berachá da maneira correta leva alguns segundos a mais, mas não há nada melhor que possamos fazer nessa ocasião do que louvar Hashem da forma que Ele deve ser louvado.

O Chafetz Chaim

Por que Hashem ama tanto as nossas bênçãos? Porque Ele nos ama tanto, e quer nos inundar ainda com mais bênçãos. E a maneira de fazermos que Hashem, como se fosse, nos dê mais bêncãos, é através de agradecer as bênçãos que nós já temos. Veja como isso é lindo: Nós recebemos bondades de Hashem constantemente, mesmo sem merecimento. Ele quer dar essas bondades mais do que nós queremos receber. E como Ele quer que nós paguemos por tais bondades? Dando-lhe a oportunindade Dele nos dar mais.

Há muitas pessoas com doenças, D’us nos livre, e queremos muito que elas tenham Refuah Shelemah (cura completa). Nós rezamos por elas todos os dias na Amidah, o que está certo, mas há algo mais que podemos fazer também. O Sefer Mayaneh HaYeshua escreve, a maior Segulá de todas para trazer a cura de Hashem é recitar Asher Yatzar (prece após realizar a necessidades fisiológicas), palavra por palavra, com Kavaná. Depois da pessoa terminar de dizer esta Berachá da maneira correta, ocasião em que os canais de cura foram abertos, é a oportunidade de pedir de Hashem a Refuah Shelemah.

O primeiro passo para agradecer Hashem apropriadamente é apreciar o que já temos. O maior presente de todos é a própria vida. Quando o Rav Yisrael Lefkowitz faleceu, um membro de sua família encontrou um pedaço de papel dobrado na sua carteira. Escrito na sua própria letra, havia uma lista de aproximadamente quarenta doenças, como leucemia, diabetes, glaucoma, asma … e aí por diante. E no final dizia "הודו לה' כי טוב, כי לעולם חסדו" - Baruch Hashem que eu não tenho nenhuma dessas doenças.

Todos nós podemos encontrar uma miríade de bênçãos na nossa vida e agradecer Hashem por cada uma delas especificamente, o que dará a Hashem a alegria de conceder ainda mais bênçãos sobre nós. 

                                                                                -- Rav David Ashear 

 
O material deste e-mail é propriedade de Daily Emunah e não pode ser postado em outros sites.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }