Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Esta Porção Semanal é SHEMINI (29 de março) -> Faltam 4 Semanas para Pessach - e como passam rápido

Nossos Sábios nos orientam para, 30 dias antes de cada festividade, nos prepararmos para recebê-la. Agora estamos a menos de 30 dias de PessachOs dois Seders serão no dia 19 de abril, sexta-feira à noite e no dia 20, sábado à noite. É hora de pensar em como fazer um Seder mais agradável e efetivo, criando uma experiência familiar entusiasmante. Muitos pais gostariam que seus filhos se sentissem felizes em ser Judeus. Entretanto, não podemos transferir nossos sentimentos por osmose. O que sim podemos é criar uma atmosfera e uma oportunidade que gerem sentimentos positivos. Todos com quem conversei, que adoram e se orgulham de ser Judeus, relembraram seu avô na ponta da mesa de Shabat ou de sua avó acendendo as velas de Shabat... e do Seder. Todos nós somos um elo nesta corrente!

Como posso tornar meu Seder mais Agradável, Criativo e Significativo?

       Como tudo que fazemos na vida com a intenção de ter sucesso, precisamos estabelecer um plano e ter a disciplina de segui-lo. Quanto mais nos prepararmos e entendermos o que estamos fazendo, maior será o benefício e a alegria durante o Seder, alem da oportunidade de ajudarmos os demais participantes a crescerem com esta experiência.
O primeiro passo é investirmos tempo antes do Seder. Troque sua Hagadá simples por outra com comentários de nossos Sábios. E, então: leia-a! Veja o que lhe intriga. Procure nos comentários passagens interessantes para compartilhar com seus familiares e convidados. Se deseja uma Hagadá realmente incrível e atual, que deixará sua família eletrizada e empolgada toda a noite, tente a Hagadá Torah Tavlin, de autoria do Rabino Dovid Hoffman (https://www.israelbookshoppublications.com/store/pc/Likutei-Torah-Tavlin-p658.htm). Simplesmente excelente!
Leia tudo o que puder sobre Pessach, para torná-la mais interessante para você, seus familiares e convidados. Informe-se!  Cheque nossa incrível homepage www.aish.com/holidays/passover/default.asp (em inglês) ou www.aishlatino.com/h/pes/ (em espanhol). Os sites www.artscroll.com e www.feldheim.com trazem ótimas opções de Hagadá em inglês! Recomendo-lhes também o livro Passover Survival Kit, do Rabino Shimon Apisdorf, disponível em www.amazon.com/Passover-Survival-Kit-Shimon-Apisdorf/dp/1881927105.
Fixemos um tempo para estudar a Hagadá diariamente. Não deixe isto para depois, pois três semanas passam muito rápido! Quanto maior o preparo, maiores os dividendos para sua família.
O segundo passo é tornar esta empreitada um ‘caso de família’. Peça a cada uma das pessoas que participarão do seu Seder que preparem um pequeno trecho da Hagadá (não se esqueça de enviar-lhes uma Hagadá ou uma cópia do trecho solicitado). Isto dará mais motivação aos participantes e os transformará de meros espectadores em ativos membros do Seder!
            Outro ponto muito importante: Lembre-se que o Seder é para as crianças, para transmitir nossa história e nossa abordagem de vida. Temos de fazê-lo de uma forma interessante e intrigante, para que as crianças perguntem e se interessem. Se alguém faz uma pergunta, já está inclinado a ouvir a resposta! A única maneira de transmitir nosso amor e sentimento pelo judaísmo é compartilhando experiências agradáveis.
            Os pais devem apenas três coisas a seus filhos: exemplo, exemplo e exemplo! Que exemplo gostaríamos de imprimir na alma de nossas crianças? O de pais que amam Pessach e que se envolvem em cada aspecto de seus preparativos, ou a de pais que se esquivam dizendo: ‘Não sei o que significa, estou me sentindo incomodado e deslocado – vamos correr com isto e comer logo!’?
            Conta-se a história de um garoto que ouviu falar sobre um ‘rabino milagroso’, que conseguia enxergar as profundezas da alma e fazer milagres. Decidido a expor o rabino como uma farsa, o garoto bolou um plano: traria um pássaro em sua mão, com a mão atrás das costas, e perguntaria ao rabino ‘O que tenho em minha mão?’ Se o rabino adivinhasse corretamente que era um pássaro, o garoto perguntaria ‘E esta vivo ou não?’ Se o rabino respondesse ‘vivo’, ele mataria o pássaro e o jogaria na frente do rabino. Se dissesse ‘morto’, abriria as mãos e deixaria o pássaro voar.
            Trazido perante o rabino, o garoto perguntou: ‘O que tenho em minha mão?’ ‘Um pássaro’, respondeu o rabino. E o garoto continuou: ‘Vivo ou morto?’ O rabino olhou nos olhos do garoto e ficou em silêncio por alguns segundos. Então respondeu: ‘Isto depende de você, meu jovem. A decisão está em suas mãos!’
            Que tipo de Seder desejamos para este ano? A resposta depende de nós. A decisão está em nossas mãos!
VOCÊ GOSTARIA  DE  PROPORCIONAR  ÀS  FAMÍLIAS  CARENTES  UM  PESSACH  MELHOR?

Dezenas de famílias não têm condições de adquirir produtos para Pessach. As duas instituições abaixo estão se esforçando muito para prover Matsá, vinho e outros produtos casher para Pessach a estas famílias carentes. São instituições muito sérias e eu também as ajudo com dinheiro. Envie sua contribuição para:

UNIÃO O JUDAICA KEH HAYREIM – BANCO ITAÚ – AG. 0064 – C/C 44.122-3
Maiores informações com o Rabino Horowitz – tel: 011-3224-8639 – CNPJ: 05.112.407/0001-24
ORGANIZAÇÃO ISRAELITA O.I.S.E.R. - BANCO ITAÚ – AG. 8252 – C/C 16206-3
Maiores informações com a Sra. Rivka – tel: 011-3062-9710 - CNPJ: 45.884.426/0001-93
Cumpra esta mitsvá especial de Maót Hitim, de ajudar os carentes a terem alimentos para Pessach!
Porção Semanal da Torá:       
Shemini    Vaikrá (Levíticos)  09:01 - 11:47

            Concluídos os 7 dias de inauguração do Mishcán (o Santuário Portátil), Aharon, o Sumo-sacerdote, traz oferendas em nome de toda a nação Judaica e em seu nome. Nadáv e Avihú, filhos de Aharon, trazem uma oferenda de incenso por iniciativa própria e são consumidos por um fogo celestial.
            Os Cohanim são ordenados a não realizar seu serviço embriagados. O Serviço inaugural é completado. D’us especifica as espécies que são casher para se comer: mamíferos (aqueles que têm casco fendido e são ruminantes), peixes (aqueles com escamas e nadadeiras) e aves (as não predadoras). A porção conclui com as leis de impurificação espiritual pelo contato com carcaças de certos animais.

Esse patinho bonitinho é casher.

Dvar Torá:   baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: “E o Todo-Poderoso falou para Aharon dizendo: ‘Vinho e outras bebidas embriagantes vocês não devem beber, vocês e seus filhos, quando entrarem no Mishcán (Vaikrá 6:4)”. Por que da ênfase especial sobre não beber bebidas embriagantes antes de servir no Santuário?
O Netsív, rabino Naftali Tzvi Yehuda Berlin (Lituânia, 1817-1893), explicou: “Um Cohen normal estava proibido de realizar qualquer serviço no Templo quando houvesse perdido um parente próximo, mas o Cohen Gadól, o Sumo Sacerdote, era permitido. Por quê? A pessoa precisa estar num estado de alegria para servir D’us. Um Cohen normal que perdera um parente estaria num estado de tristeza e pesar e, portanto, faltava-lhe a alegria necessária para servir. O Cohen Gadól, o Sumo Sacerdote, precisava ser uma pessoa que chegara a um nível tal que seu serviço no Templo tinha de transcender qualquer perda pessoal. Era uma pessoa que ao executar os serviços para D’us, era capaz de estar num estado de alegria independente de que eventos ocorreram”.
Uma vez que a alegria era um dos pré-requisitos para o serviço Divino, alguém poderia erroneamente pensar que o Cohen poderia ou até deveria beber vinho para colocar-se de bom humor, em ‘alto astral’. Portanto, a Torá nos enfatiza que esta alegria deveria provir do reconhecimento do Todo-Poderoso. Não poderia ser artificialmente induzida por meio de bebidas ou alguma substância química que a pessoa ingerisse.
A lição prática para nós: podemos entrar e nos manter num estado emocional feliz (embora às vezes seja difícil) a partir de nossa própria mente e sem nenhuma necessidade de estimulantes externos para consegui-lo. Ajamos com alegria e iremos nos sentir felizes. Um ato ‘para fora’ traz satisfação ‘para dentro’. Adicionalmente, a receita para sermos felizes é focarmos naquilo que temos. (Sofrimento, consequentemente, é focar naquilo que não temos!)

Horário de Acender Velas de SHABAT: (29 de março)
S. Paulo: 17:48 h   Rio de Janeiro 17:35   Recife 17:05   Porto Alegre 18:05  Salvador 17:19 Curitiba 17:59 B. Horizonte 17:38  Belém 18:01  Brasília 17:55  Jerusalém 18:17  Tel Aviv 18:36  Miami 19:16  N. Iorque 18:58

Pensamento da Semana:

A Alegria é o Melhor dos Digestivos!

Shabat Shalom!  
Rabino Kalman Packouz



Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este texto a seus familiares! 
Ele é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L 
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Aharon Dov Ben Hannah Lea - Avraham ben Guila – Baruch ben Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Ester - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda - Hersh ben Sara - Itschak Shalom Halevy ben Hannah Rivka - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Zalman Arie ben Nessia Feigue - Pessach ben Sima Rachmiel ben Etel – Reuven Avraham ben Ester - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Golde – Yossef ben Regina  –  Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Azriel ben Roize – Rabino Israel ben Rachel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Shmariau Yossef Nissim ben Batia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Israel Avraham ben Sheina Rachel (Skulaner Rebe) -  Rabino Moshe Yehuda Leib ben Haia Mina
Aliza Bracha bat Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava – Hava Reizel bat Bracha Rivka - Mashe bat Shoshana - Mashe bat Beile Guice - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: DAVID BEN SARA, AVRAHAM DOV BEN SARA, BINIAMIN LEON BEN ELIAHU, BARUCH BEN REUVEN SHLOMO, YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
MIRIAM BAT SHRAGA FAIVEL, SANDRA ESTHER BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat, Hagai ben Linda Ilana, Reuven ben Elisheva

E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham, Meir ben Sara, Natanel ben Rivka
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }