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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

ONG TORÁ NEWSLETTER - Pekudei


ONG TORÁ NEWSLETTER- 1208 inscrições

Nossa Parashá foi dedicada por
Família Grossmann
Para o Ilui Nishmat de

Libi bat Tzipi e Avrohom Dovid
Isaac ben Luzer
Gordon ben Kira e Gardezon
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Pekudei
 
Na nossa Parashá Moshe Rabeinu prestou contas de todo o ouro, prata e cobre doado para construir o Mishkan e todos os objetos necessários para o trabalho que seria feito nele.
 
Diz  Rashi que a palavra Mishkan aparece duas vezes no versículo que fala sobre essa contagem, nos indicando os dois Templos de Jerusalém que seriam futuramente destruídos
 
A Guemará em Baba Metzia nos conta que a bênção Divina não recai sobre uma coisa contada, pesada ou medida. Diz Rabi Yitzhak na Guemará que a bênção Divina não se encontra a não ser em uma coisa oculta dos nossos olhos, ou seja, uma coisa que ainda não foi contada, pesada ou medida
 
Diz o Zohar que o principal motivo para isso é que a Bênção Divina se encontra onde há união, e o “todo” está conectado à ”raiz”, e quando uma coisa é contada pesada ou medida ela está sendo separada de um todo.
 
Na prática esse “todo” é dividido em partes por meio da contagem fazendo com que a benção Divina não recaia mais sobre ele
 
Será que isso é o que Rashi está nos indicando dizendo que o fato de a palavra Mishkan aparecer duas vezes no versículo que se refere à contagem das doações dos materiais do Mishkan nos indica que os dois futuros Templos de Jerusalém vão ser destruídos por causa dessa contagem?
 
A explicação do “Or Hahaim HaKadosh”
 
O grande Tzadik Rabi Haim ben Atar, conhecido como “Or Hahaim HaKadosh” em nome do seu principal livro, o “Or Hahaim” sobre a Torá, nasceu no Marrocos há mais de trezentos anos atrás.
 
40 dos seus 47 anos de vida viveu no Marrocos em uma época conturbada e repleta de problemas como fome e guerras internas que tiveram como consequência perseguições aos judeus que muitas vezes tiveram que fugir de região para região
 
Rabi Haim ben Atar mudou-se para a Itália com a sua família onde editou sua maior publicação, o “Or Hahaim” uma explicação da Torá que lhe deu reconhecimento mundial.
 
O Rebe HaRashab de Lubavitch contou que Rabi Haim ben Atar escreveu seu livro “Or Hahaim” enquanto estudava com as suas filhas Humash com Rashi.
 
Disseram ao Rebe de Lubavitch anterior que Rabi Haim ben Atar não teve filhos, e ele respondeu que temos uma ”kabalá”, um recebimento de Rebe para Rebe que ele não teve filhos homens, mas filhas ele teve, e o seu livro é a coletânea das explicações do Humash que ele estudou com as suas filhas
 
Rabi Haim organizou na Itália um grupo de doadores para abrir uma Yeshivá na terra de Israel. Mudou-se para a Terra Santa com sua família e seus alunos e no final da sua curta vida conseguiu abrir duas Yeshivot em Yerushalaim, uma para o estudo da parte oculta da Torá e uma para o estudo da parte revelada
 
Rabi Haim nos ensinou que o fato de ter sido usada para a contagem das doações do Mishkan a palavra “Pekudei” vem nos revelar que essa contagem não só que não retirou a Bênção Divina do que foi contado, mas ao contrário, veio acrescentar muitas e muitas bençãos para os doadores, e quanto mais detalhes foram acrescentados nessa contagem mais bênçãos receberam os que acrescentaram nessas doações
 
Essa palavra é usada pela Torá em caso de grandes bênçãos como quando Hashem dá um filho para Sarah e como sinal de que chegou a hora da redenção do Egito, mas ela também é usada em casos contrários.
 
Diz o Or Hahaim que sendo que aqui está se tratando das doações do Mishkan, a palavra “Pekudei” vem nos revelar que nesse caso não há nenhuma aversão Divina, mas ao contrário, grandes bênçãos
 
E esse é o motivo de que, mesmo Hashem não tendo pedido para Moshe Rabeinu fazer essa prestação de contas, ele a fez. Para acrescentar mais Bênçãos Divinas aos doadores do Mishkan fora as que eles receberam pelo próprio fato de terem doado
 
A explicação do Zohar
 
Diz o Zohar que o motivo para recaírem bênçãos sobre essa contagem foi o fato de o próprio Moshe Rabeinu tê-la feito, e isso foi o que trouxe bênçãos para ela.

Mas se não fosse isso essa contagem não teria saído da regra geral que é de que por meio da contagem separamos algo do ”todo” e ele perde as bênçãos
 
Enquanto uma coisa não é contada ela faz parte de um todo, e no todo há bênção, porque o todo está ligado à raiz e fonte das bênçãos, e de lá vem a vida para tudo
 
Por isso, Moshe Rabeinu que era o homem da fé, o homem que está ligado à raiz, e mesmo quando está ocupado com assuntos relacionados à natureza desse mundo, com assuntos materiais, continua todo o tempo consciente e se lembrando de que tudo é de Hashem. Alguém assim, as bênçãos pairam sobre os seus feitos.
 
E pelo fato de ele próprio ter feito a contagem, as bênçãos Divinas pairaram sobre o que foi contado
 
Será que “mal olhado” existe de verdade?
 
Por Divina Providência esta semana participei de uma aula onde surgiu uma pergunta sobre uma medida judaica chamada “zeret”.

O professor insistiu que se tratava da medida da mão fechada, mas na verdade o “zeret” é a medida da mão aberta, e pode ser traduzido como um palmo
 
O professor confessou que teve muita facilidade em imaginar uma mão fechada e muita dificuldade em imaginar uma mão aberta, e acrescentou que a maioria das pessoas são assim
 
De uma maneira geral, uma pessoa normal não tem a capacidade de contar pesar e medir o que é nosso e comparar com o que é dele provocando com a própria inveja a separação entre o que é nosso e o “todo”
 
E o pior é se nós acreditarmos que isso possa acontecer realmente, ou seja, acreditarmos que alguém nos colocou um ”mal olhado”, conseguiremos por meio da nossa fé fazer com que a coisa ruim aconteça de verdade e não porque colocaram sobre nós um “mal olhado”
 
Mesmo assim devemos evitar as “exceções de regra” não “esnobando” as pessoas à nossa volta mas nos comportando com “pudor” em relação às coisas boas que Hashem nos deu até que elas cresçam e apareçam e não tivermos mais como esconder.
 
Por isso costumamos não publicar quando uma mulher está grávida até o quinto mês. Claro que podemos contar para nossas mães e sogras mas é melhor pedir para elas também não publicarem até o quinto mês
 
Mesmo assim, se o mundo inteiro ficar sabendo, você não deve acreditar em um mal olhado, porque a sua fé no mal olhado é o maior motivo para ele acontecer de verdade
 
Então, por um lado não podemos acreditar no mal olhado, mas por outro devemos ter pudor em relação aos nossos bens mais valiosos e não ficar nos exibindo para não atrair por engano alguma “exceção de regra”.
 
E o principal: não seja você essa pessoa que vai contar, medir e pesar o que os outros têm e comparar com o que você tem.

Não seja você essa exceção de regra que pode prejudicar alguém. Não seja você a pessoa que só consegue imaginar uma mão fechada e tem dificuldade em imaginar uma mão aberta.
 
Somente Moshe Rabeinu conseguiu levantar as colunas do Mishkan
 
A maior prova para o nosso povo de que Moshe não precisaria prestar contas para eliminar suspeitas foi o fato de que quando tudo ficou pronto e ninguém conseguia levantar as colunas do Mishkan somente Moshe conseguiu
 
Nesse momento Hashem pediu para Moshe fazer como se ele tivesse levantando as colunas e elas se levantaram milagrosamente, mostrando à todos que o Moshe de agora continua o mesmo Moshe de antes
A explicação do Kli Yakar
Rabi Shlomo Efraim de Luntshits, conhecido como “Kli Yakar” em nome do seu livro principal, nasceu em Luntshits na Polônia no ano de 1540 e foi considerado um dos maiores rabinos da época, comparado ao Mahara’l de Praga que fez o Golem e ao Rabi Yeshayahu Horovitz de Praga conhecido como Shl'o em nome do seu livro principal
 
Após o falecimento do Mahara’l de Praga Rabi Shlomo Efraim se tornou o Rabino de Praga junto com o Shl'o.

Ele nos explicou que da mesma maneira que Hashem pediu para Moshe se ocupar com o levantamento do Mishkan e Hashem “fez acontecer”, assim também Hashem faz com cada um de nós.
 
A nossa parte nesse mundo é somente a de nos ocupar com o que precisamos fazer, e a parte de Hashem é “fazer acontecer”. Nós começamos e Hashem termina! Então, muita fé e mãos à obra!

 
Shabat Shalom ❤
Rabino Gloiber

❤www.ongtora.com❤


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ONGTORÁ ISRAEL
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Nosso projeto ONG TORÁ ISRAEL continua crescendo! Essa semana recebemos um e-mail rápido da nossa aluna Sarah que conseguiu encontrar um tempinho para nos escrever

To: Rabino Gloiber ONG TORÁ <rabinogloiber@gmail.com>

Hoje a noite entramos no mês de Adar Beit, sabemos que o mês de Adar é um mês no qual devemos aumentar a nossa alegria, e para que isso aconteça, Jerusalém já está em ritmo de festa, por todos os cantos já tem crianças saindo das escolas com fantasia e o rosto pintado.

Vamos aproveitar ao máximo esse mês e a renovação de "Amanhã Israel", pois Haman não conseguiu nos vencer e nunca conseguirá. 
🍹🍎🌿
da sua aluna Sarah
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Nossos agradecimentos à Yehuda e Laura Carmi que apoiam esse projeto!
Se você também quiser ter o mérito de doar para o projeto ONG Torá israel, entre em contato diretamente com a nossa voluntária que está cuidando dele Full time.

Ednah Winter
Voluntária na Ong Torá
ednawinter@yahoo.com
https://ongtora.com/
whatsApp 21 98085-8658
Parabéns para a nossa aluna Hadassah que já se tornou Morá na sua Midrashá e também decoradora dos seus próprios eventos
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