Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Vivendo as "3 Semanas"com Emunah - 25 de Julho, 2019 -22 de Tamuz, 5779

 Vivendo as "3 Semanas"
com Emunah


Estamos no período chamado "Bein HaMeitzarim", quando lamentamos a destruição do Beit HaMikdash. Os Sifrei Chassidut nos relatam que esta é uma época em que Hashem está muito perto de nós. Ele está em meio a nós, sem um lar por assim dizer, esperando que proximemos Dele. O passuk em Eichah diz "כל רודפיה השיגוה בין המצרים - Todos os seus perseguidores a alcançaram entre os estreitos (Bein HaMeitzarim)." O Baal Shem Tov explicou que isto significa que -כל רודפי י-ה; todos os que perseguem Hashem agora, durante estes dias de Ben HaMeitzarim - podem alcançá-Lo.
Precisamos da ajuda de Hashem em inúmeras áreas, e agora Ele está muito acessível. Este é o momento em que deveríamos trabalhar com o nosso Ben Adam L'Chavero, pedindo perdão às pessoas e restaurando os relacionamentos. Esses são os atos que apressarão a vinda do Mashiach. Se uma pessoa pecou contra Hashem, ela pode fazer Teshuvá, e Hashem irá perdoá-la. Mas se uma pessoa machucou outro indivíduo ou o envergonhou, não é suficiente obter expiação de Hashem; ela precisa que a pessoa a perdoe também, caso contrário, o erro não será removido. Mas e se ela quiser pedir perdão, mas não consegue encontrar o indivíduo que prejudicou? O que resta a fazer então?
A amizade não tem fronteiras

Li uma história sobre o Rav Zalman de Volozhin, quando ele era apenas um adolescente estudando no grande Beit Midrash em Vilna. Certo dia, um menino de fora da cidade se aproximou dele, enquanto ele estava estudando, e disse que queria compartilhar um Chidush (insight na Torah) que havia aprendido em uma Mishnah, no Massechet Damai. O jovem Rab Zalman concordou e ouviu. Mas para ele, tal explicação não fazia sentido. E, sem pensar duas vezes, deu um comentário zombeteiro ao menino, que se afastou envergonhado. O jovem Rav Zalman voltou ao assunto em que estava absorto, porém mais tarde naquele dia, caiu a ficha: ele envergonhara e fora descuidado com outra pessoa. Imediatamente ele se levantou e foi procurá-lo para implorar seu perdão. Procurou por todo o Beit Midrash, mas não conseguiu encontrá-lo em lugar nenhum. Enquanto refletia na gravidade do que havia feito, começou a chorar. Perguntou a todos se conheciam esse menino, mas ninguém o conhecia.
Todos os dias depois desse episódio, ele passava de Shul em Shul tentando encontrá-lo. Ao não encontrá-lo nos Shuls, se dirigia a diferentes lojas. Procurava nas ruas, mas não conseguiu encontrá-lo em lugar nenhum. Parece que aquele menino viera a Vilna só por um dia e já retornara à sua cidade natal. Rab Zalman carregou o peso desse erro em seus ombros por anos. Seu sogro não suportava vê-lo agonizando daquele jeito. Ele até combinou com alguém para fingir ser aquele menino e dizer ao Rab Zalman que ele o havia perdoado, mas Rab Zalman percebeu a trama na mesma hora. Nada tranquilizava ele.
Finalmente, o Gaon de Vilna ouviu falar sobre a situação de Rab Zalman, e o chamou, dizendo-lhe: "Nosso Yetzer Hara é muito forte. A Gemará nos diz que precisamos da ajuda de Hashem para derrotá-lo. Mas não é o nosso dever lutar com ele? Quando Hashem ajuda?". O Gaon respondeu: "Depois que fizermos tudo o que está em nosso poder, e não houver mais nada a fazer, Hashem intervém e envia sua ajuda do Shamayim, como está escrito: "ישלח עזרך מקודש- Ele enviará sua ajuda através de Sua Santidade”. Desde que esteja em nosso alcance fazer, temos que fazer. Depois disso, estamos isentos.
 "Meu precioso filho Zalman, Hashem sabe que você fez tudo o que estava ao seu alcance para tentar ser perdoado. Não há mais nada que você possa fazer e, portanto, Hashem vai ajudá-lo. Ele vai garantir que aquele garoto que você envergonhou encontre por conta própria o perdão completo dentro de si". Essas palavras deram a Rab Zalman um tremendo consolo; elas são na verdade um Passuk em Mishle, "ברצות ה 'דרכי" איש, אויביו ישלים אתו. Hashem pode nos ajudar com tudo, até mesmo fazer com que outras pessoas nos perdoem. Naturalmente, é nossa obrigação fazer tudo o que pudermos, mas depois disso, "ישלח עזרך מקודש - Hashem enviará Sua ajuda".  E quando Hashem ajuda, os resultados são garantidos.

 
                                                                       -- Rav David Ashear



 
O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }