Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Seguro de vida - 18 de Junho, 2020 - 26 de Sivan, 5780

Seguro de vida

 

O livro Emet L'Yaakov aponta três níveis de atitudes das pessoas, quando se trata do envolvimento de Hashem perante seus esforços.  

O primeiro nível é quando a pessoa pensa que é ela quem está fazendo, mas precisa da ajuda de Hashem para fazê-lo. Por exemplo, está tentando vender para um comprador em potencial e acha que a maior parte da realização dessa venda dependerá de seu desempenho, e só precisa de Hashem para colocá-la por cima e garantir que o cliente diga sim.  

Um segundo nível é quando a pessoa pensa: "Eu sei que Hashem está fazendo tudo, mas tenho que ajudá-Lo com a minha hishtadlut (a minha parte) para fazê-lo". Este é um nível mais alto, porém ainda não é o mais alto.  

O terceiro e melhor nível é quando a pessoa pensa: “Hashem faz tudo; minha hishtadlut não tem absolutamente nenhum impacto nos resultados. Sou uma marionete, tudo que minha hishtadlut faz é camuflar Hashem para que Ele possa me prover da maneira natural do mundo”. Aquele que pensa dessa maneira, quando profere as palavras "B'ezrat Hashem", não procura dizer que Hashem vai ajudá-lo, mas que Hashem fará tudo. Ele nunca formula frases como: "Eu fiz um shidduch para o meu filho", mas sim: "Hashem fez um shidduch para o meu filho". Ele não diz: "Hashem me ajudou a fechar esse negócio", mas sim, "Hashem é tão gentil, Ele me fechou esse acordo nos negócios". Quando percebermos o quão pouca a nossa hishtadlut contribui, seremos capazes de tomar decisões importantes em nossas vidas com confiança.,

Certa vez, ofereceram a um jovem conhecido um emprego vitalício, exatamente o que ele queria exercer com um salário que estava além de suas expectativas. O único problema era que ele deveria se mudar para um local que não era propício ao seu crescimento espiritual. Ele teria que comprometer muito o seu estudo de Torah e o cumprimento das Mitzvot. Este jovem esteve aprendendo e crescendo em Emunah nos últimos dois anos. Ele me confidenciou: "Eu sei que não é o trabalho que gera a minha renda. Eu sei que não são os meus esforços que produzem minha renda. É tudo Hashem e não há dúvida de que permanecer onde moro atualmente, cercado por meus colegas que estão crescendo diariamente, com sinagogas e aulas prontamente disponíveis e Rabinos com os quais gosto de aprender, é definitivamente melhor para minha vida agora”. Ele recusou a proposta de emprego, confiante de que estava tomando a decisão correta.

Aquele que atinge o nível em que sabe que tudo é Hashem, e sempre age com essa mentalidade, recebe as mais belas bênçãos conforme o passuk em Yermiahu diz: "ברוך הגבר אשר 'יבטח בה' והיה ה מבטחו". O Malbim explica que o passuk diz: “Bem-aventurado o homem que não apenas deposita sua confiança e convicção em Hashem, mas sabe que seus esforços são insignificantes - והיה  ה 'מבטחו - Hashem é o único em que ele confia. 

Ele sabe que Hashem pode ajudá-lo sem seus esforços. Esse tipo de pessoa merecerá essa bênção, como diz no próximo versículo: “והיה כעץ שתול על פלגי מים - “Ele será como uma árvore plantada próxima à água que estende sua raiz ao longo de um riacho”. לא יראה כי יבוא חום - “Essa árvore nunca terá medo do calor”. והיה עלהו רענן - “Suas folhas estarão sempre frescas”. “Não haverá medo de período de seca”. לא ימיש מעשות פרי - “Nunca parará de produzir frutos”. 

O Malbim explica que a pessoa que entende tal controle de Hashem vive em seu próprio mundo com Hashem. Não importa o que está acontecendo ao seu redor. Suas folhas, que se referem à sua riqueza, não serão diminuídas, mesmo que todo o mercado esteja em colapso. Sua vida e sua prole, que são seus frutos, não serão afetadas, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor. É uma brachah especial dada àquele que considera Hashem o seu מבטחו - a sua segurança. Ela verdadeiramente reconhece que Hashem é tudo. Ela sabe que Hashem não precisa da forma natural do mundo para trazer seu sustento. Ela sabe que Hashem não precisa dos meios naturais do mundo para lhe trazer a cura para uma doença. Ela só age de tal modo porque Hashem lhe disse. Este é um nível que precisa de trabalho constante para poder alcançar, mas as recompensas são imensas.

 
                                                                     -- Rav David Ashear 

A MENSAGEM DE HOJE FOI OFERECIDA 

LeIlui Nishmat

Chaim Tzvi ben Yossef Israel z"l
Mashe bat Mordechai a"h
 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }