Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Thank you, Merci, ありがとう: Agradeça em qualquer lingua! www.emunatododia.com

 

Thank you, Merci,  ありがとう:Agradeça em qualquer lingua! 

             Agradecer a Hashem é uma Avodah maravilhosa. O Rambam escreve que quanto mais uma pessoa agradecer Hashem, mas louvável ela se tornará. Devemos constantemente agradecer Hashem, a cada dia, por tudo que Ele nos dá.              Escreve o Ben Ish Chai que quanto mais agradecemos Hashem, mais propensos estaremos a amá-Lo. Isso nos permitirá nos apegarmos à Sua kedusha, e fará com que Ele nos preencha com mais kedusha e tahara. 

O Ben Ish Chai

                O Pele Yoetz escreve que, uma das maiores bondades de Hashem é o fato de Ele apreciar cada agradecimento nosso. Isso é considerado uma Mitzvah e Ele nos recompensa por isso. 

                O Yesod v’Shoresh HaAvodah escreve que o aspecto principal dos nossos agradecimentos é o próprio sentimento de gratidão. 

                Hashem quer os nossos corações. Um único agradecimento sincero vale mais do que centenas de agradecimentos sem sentimento.      
              
                Além dos agradecimentos regulares e diários, existe também uma Mitzvah de reconhecer a mão de Hashem em nossas vidas e louvá-Lo por isso. 

               O Brisker Rav escreveu que há uma Mitzvah chamada  שיחו בכל נפלאותיו – contar às pessoas sobre as maravilhas de Hashem. 

               Diz o passuk que quando Yitro foi se juntar ao povo Judeu depois de ter deixado Mitzrayim, "ויספר משה לחותנו את כל אשר עשה ה' לפרעה – Moshe contou a Yitro sobre todos os milagres que Hashem tinha realizado para eles." 

 Essa foi a primeira vez que ele pôde compartilhar os milagres de Hashem com alguém que não os tinha testemunhado pessoalmente, e ele aproveitou a oportunidade para fazê-lo.                   Nós sentimos a Mão de Hashem em nossas vidas o tempo todo. Cabe a nós reconhecer e agradecer Hashem, bem como falar sobre isso. Em seu livro Taharat HaKodesh, o Shomer Emunim escreve que se uma pessoa acredita que os acontecimentos de sua vida vêm diretamente de Hashem, ao invés de atribuir ao acaso, reconhece o que há de bom nisso e agradece Hashem, isso dá para Hashem um grande נחת רוח   – prazer – o que trará perdão às transgressões da pessoa.                 Temos tantos motivos para agradecer Hashem, e cada agradecimento que fazemos, nos rende coisas maravilhosas.                 Segundo o Katav Sofer, se uma pessoa foi salva de um problema ou de uma situação perigosa, obviamente deve agradecer a Hashem por tê-la salvado, mas ela também tem que agradecer Hashem pelo problema em si, porque tudo que Hashem faz é bom. Qualquer que seja a aflição que a pessoa experimentar, será em seu benefício e ela tem que reconhecer isso e agradecer Hashem.                David HaMelech disse no Tehilim, “ אברכה את 'ה בכל עת ” – ele elogiou Hashem em todos os momentos, inclusive nas situações mais difíceis. Esta é a explicação do Midrash no pasuk, “זבח תודה יכבדנני”. 

                A letra Nun está repetida, porque o Midrash se refere a “כבוד אחר כבוד.” 

               Ou seja, temos que agradecer duplamente a Hashem por cada salvação que recebemos – uma por termos sido salvos e outra por termos passado por momentos difíceis.

               Se conseguirmos fazer isso, então teremos o mérito de testemunhar o cumprimento do fim do passuk – “ושם דרך אראנו בישע אלוקים." Isso porque, explica o Katav Sofer, embora tudo que Hashem faça seja para o nosso bem, nem sempre enxergamos como. 

               Se alguém acreditar honestamente que o que aconteceu foi bom a ponto de agradecer Hashem então, como recompensa, Hashem acabará lhe revelando como aquele momento difícil foi na realidade o maior bem que poderia acontecer a ele.                 Agradecer Hashem é um empenho grandioso. Nos aproxima Dele, nos torna mais felizes e nos traz muitos outros benefícios. É sabido que o Chofetz Chaim teve o cuidado, ao longo de toda sua vida, de dizer o Asher Yatzar com a máxima kavana e um sentimento de gratidão a Hashem. Ele valorizava muito sua saúde e, como resultado, teve uma vida longa sem precisar de médicos ou remédios. Vamos sentir no coração tudo que Hashem faz por nós e agradecê-Lo constantemente, com uma intenção verdadeira e sincera. 
                                                                                -- Rav David Ashear 

Conhece alguém que curtiria esta mensagem? Compartilhe!


O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah 
e não pode ser postado em outros sites.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }