Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

"That's it!" Isso é tudo o que eu preciso

 

ESTA MENSAGEM DE CHIZUK FOI OFERECIDALeilui NishmatLea bat Osher, a"h 
                    
MENSAGEM #559 

"That's it!" Isso é tudo o que eu preciso

Quando Yaakov Avinu saiu para procurar uma esposa, Hashem o testou com o traço de bitachon. Yaakov sabia que Lavan (seu futuro sogro) só estava interessado em dinheiro e, por isso, ele fez a hishtadlut (esforço) necessária, levando consigo a fortuna da família para poder casar com a sua fliha. Mas Hashem fez com que o dinheiro dele fosse roubado e, de acordo com a ordem natural das coisas, aparentemente não conseguiria casar com alguém da família que ele desejava. Yaakov pensou nisso e disse: Eu não tenho nenhuma jóia, nenhum anel, nenhuma pulseira mas tenho Hashem e isso é tudo que preciso.   Esse foi o teste de Yaakov: se desesperar ou depositar sua confiança em Hashem. Ele teve sucesso passando no teste. Foi nessa hora que Hashem apareceu para Yaakov e disse que Ele estaria junto com ele em tudo que fizesse. Chovot Halevavot escreve que este é o modo de um baal bitachon falar com Hashem de um modo pessoal. Sempre que alguém é confrontado com uma situação em que os meios de ajuda aparentemente falharam, sua resposta deve ser: "Hashem, não tenho essa pessoa para me ajudar e também não tenho aquela outra, mas está tudo bem porque tenho Você e quando tenho Você, não preciso de mais ninguém."  Tentamos fazer hishtadlut porque é isso que Hashem nos disse para fazermos. Quando a hishtadlut falha, é nessa hora que a nossa bitachon é testada. É óbvio que sempre que fazemos hishtadlut, temos que nos dar conta de que é realmente Hashem; mas quando a hishtadlut não dá certo, o teste é muito grande. Nesse ponto, a pessoa tem uma escolha a fazer. Ela pode dizer: "Todas as minhas opções se esgotaram, não tenho mais nada a fazer. Parece que estou fadado ao fracasso." Ou a pessoa pode dizer:"Hashem, agora vejo que as pessoas não podem me ajudar. Entendi a mensagem - não são as pessoas ou o esforço que trazem resultados, é somente Você. E eu sei que minha melhor opção ainda está acessível." Se a pessoa realmente acreditar no que está dizendo, então será merecedora do que a Guemará ensina em Massechet Menachot (29): " Hashem colocará essa pessoa sob a Sua asa neste mundo e no mundo Vindouro". Se alguém tem tentado fazer dinheiro mas todos os seus esforços tem falhado, ele deve saber que tem uma grande oportunidade à sua frente de exercitar sua bitachon e chegar à conclusão de que ele tem Hashem, o Único que realmente importa. O mesmo se aplica a todas as áreas da vida. Se uma pessoa está procurando um shiduch ou a cura para uma doença e todos os seus esforços estão falhando, esse é o momento dela praticar sua bitachon e ganhar impulso para uma esfera diferente, sozinho com Hashem e acima do modo natural do mundo. O trabalho é de acreditar honestamente e sentir-se à vontade com o conhecimento de que temos Hashem. Mencionamos uma vez um mashal para colocar isso em perspectiva. Imagine um homem que ouviu do seu médico que tem uma doença terminal, lo aleinu, e só tem mais seis meses de vida. O médico então acrescenta: "Só existe um médico no mundo que pode curar a sua doença, mas o período de espera até uma consulta é de três anos." Sem esperanças, o homem decide ir para uma ilha distante e viver seus últimos dias em paz. Enquanto está lá, vai com um parente seu a uma praia deserta para tirar da mente sua tristeza e eles percebem que há uma outra pessoa nessa praia. Seu parente olha mais de perto e diz ao homem: "Esse é o médico que pode te curar! Ele está lá deitado, sozinho e sem fila. Esta é a sua chance!" Cheio de esperança, o homem corre até o médico e conta sua situação. O médico diz: "Não se preocupe, eu vou te ajudar." O sentimento que esse homem tem quando se dá conta de que o único médico que poderia ajudá-lo está bem ali, facilmente acessível a ele, é no mínimo o sentimento que deveríamos ter quando percebemos que temos Hashem, o Único que pode nos ajudar e é tão facilmente acessível para nós. Se pudermos trabalhar para atingir esse sentimento, teremos a bitachon verdadeira e Beezrat Hashem seremos merecedores de todas as bênçãos que vem junto com isso. 
 

                                                                        -- Rav David Ashear

 Com permissão do autor

O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }