Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Porção da Torá METSORÁ - comentário Tropicasher

LASHONAROL LAVA SUA ALMA MAIS BRANCO!

A parashá METSORÁ [lesão dermatológica] fala das doenças que afligem a pele de uma pessoa que difama o próximo.A palavra METSORÁ em hebraico também lembra MOTSI SHEM RÁ (difamar o nome de outrem).

A difamação é tão perigosa, que além de ferir o próximo, deixa um rastro de destruição inconsolável, porque não sabemos aonde isso vai chegar.
Como no caso dos e-mails, dos quais não temos controle de quem reenvia, por isto precisamos parar para pensar o que escrevemos, pois jamais teremos controle total da extensão dos nossos atos.
Nesta parashá a Torá ensina que a pessoa que contraiu a lepra do tipo Metsorá deve se afastar do acampamento por alguns dias, até que a lepra desapareça.
Isto tem um efeito moral muito interessante na pessoa: estando sozinha, sentirá a falta da sociedade e refletirá nos erros cometidos, desejando repará-los para voltar a viver com a comunidade.
Como fazer então, para não cair neste pecado tão freqüente?
O Talmud ensina: "Não se apoie somente em seu discernimento".
Por isso estudamos a Torá, escutamos nossos Tsadikim e rezamos a Hashem para que nos ajude na vida e na nossa tarefa de nos aperfeiçoar moralmente.
Muitos dos conselhos dos nossos sábios exigem autoanulação, freamento dos sentidos e paixões, resfriamento dos impulsos e uma dose muito grande de Messirút Nefesh (auto-sacrifício), produto nem sempre propalado pela sociedade ocidental, ávida por fazer o homem consumir cada vez mais, necessitando para isto atiçar seus instintos, paixões e vaidade, ao invés de cerceá-los.
Mas se estamos no caminho certo, não devemos nos preocupar se não nos aplaudem ou nos desencorajam ao estudarmos Torá e cumprirmos mitsvót, principalmente quando o fazemos em público.
Se agirmos assim o sucesso está garantido e Hashem estará sempre nos apoiando!

ESTE TROPICASHER É DEDICADO À MEMÓRIA DE MEU PAI, REB IECHIEL MENDEL BEN DAVID 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }