TROPICASHER, Torá com Sabor Tropical
|
Certa vez estava em Toronto durante a semana de Pessach (Chol haMoed), aproveitando para visitar Montreal, o que equivale visitar a França sem sair dos Estados Unidos.
Fomos eu e um amigo que procurava companhia para não dormir no volante e quem gostasse de viajar 500 Km num dia e voltar no outro.
Há tempos queria visitar uns amigos em Montreal e essa foi uma otima oportunidade.
Resolvi colocar um sambão da pesada e um pagode brabo para amenizar a viagem no retão Toronto-Montreal.
Meu amigo ficou surpreso: - Paulinho, estamos na contagem do OMER, os 49 dias entre Pessach e Shavuot. Não se escuta musica nesses dias, ao menos ate o 33 dia, que é Lag BaOmer!
Ora – respondi – ouvi dizer que isso se refere apenas a musica ao vivo, casamentos e algazarras. Já vi gente religiosa escutar musica no carro durante o Ômer para distrair a atenção e não dormir no volante.
Meu amigo concordou e colocamos o sambão da pesada e no toca-CDs..
Dali a uns minutos meu amigo resolve parar no acostamento.
- O que houve, perguntei?
- Os "caras".
Os caras! Pela primeira vez desde que estava no Canada teria a honra de ver a policia montada canadense em ação. (Montada em carro).
Policia de Primeiro Mundo é outra coisa: primeiro o guarda pede desculpas por tê-lo parado, depois explica que a estrada está chuvosa, é Domingo e tem muita gente com pressa de chegar em casa e que ele estava dirigindo de maneira perigosa e passava dos 150 Km/h, o que acarretaria numa multa de uns 350 dólares e cinco pontos na carteira.
Meu amigo ficou desesperado.
Não se importava com o valor mas com os pontos que poderiam lhe valer a perda da carteira de motorista num pais onde não existe jeitinho.
Acalmei-o dizendo que rezaria para abaixar a multa e que ele pedisse ao guarda para perdoar a infração. Comecei a recitar o Tehilim (Salmo) 121.
O guarda pediu uns minutos e foi consultar o computador de bordo da sua viatura primeiro-mundista, que tinha a cara do batmóvel.
Enquanto isso, comecei a fantasiar outra "policia de Estrada" estacionada ao lado da minha janela.
- Seu Paulinho Rosenbaum, a sua carteira de dirigir mitsvót, por favor.
Levei o maior susto. A voz parecia vir de dentro da minha consciencia.
Era uma policia-montada-em-nuvem Ganedense (do Gan Eden).
- Você estava escutando música no Omer. A multa é de 350 brachót e 5 mitsvót removidas da sua carteira. Com 15 tu passa o Yom Kipur no Polo Norte, onde o dia dura seis meses.
Senti-me culpado.
Talvez meu amigo judeo-gringo não estivesse acostumado a sambão da pesada e um pagode brabo e fora controlando o batuque no pé do acelerador, o que acarretou em pé-de-chumbo e a consequente multa.
Concentrei-me mais na reza e pedi a Hashem para perdoar a multa a meu amiguinho enquanto eu renunciaria ao sambão da pesada e pagode brabo, ao menos até Lag Baomer.
O policia montada canadense volta com um sorriso e um envelope.
- Aqui esta a sua multa, gentleman. Sentimos tê-lo multado, mas fomos obrigados a fazê-lo porque zelamos pela segurança em nossas estradas. Entretanto, vamos anotar que você estava a 125 km/h e multa-lo em $118 com apenas 3 pontos na carteira de motorista. Poderá recorrer se quiser.
Meu amigo ficou hipercontente e soltou um "Baruch Hashem!".
Ao anotar 125 Km/h na multa numa zona de max. 100 km/h, o guarda permitia que ele recorresse, com grandes chances de sair inocente.
Ao retomar a viagem, trocamos o sambão da pesada e pagode brabo por palavras de Torá, amenidades da vida e um pouco de silencio que não faz mal a ninguém, pelo contrario, é ótimo para a saúde (Talmud:Pirkei Avot).
O resto da viagem percorreu otimamente. Na volta um rabino veio de carona e daí foi mais Tora, amenidades e silêncio.
Meu amigo voltou a detonar 150 km/h na volta, sem perceber.
Parece que ele era mesmo chegado a um pé-de-chumbo, independente do sambão da pesada e pagode brabo, mas acho que dessa vez a policia do Primeiro Mundo resolveu não atuar, influenciada pela Policia do Outro Mundo, que parecia nos acompanhar até Toronto, como escolta de honra.
Na verdade, tudo é destinado por Hashem (D-us).
Até mesmo qual policia de estrada vai parar o teu carro e como ele reagirá.
A multa foi dada pela policia do primeiro mundo, mas tem mais cara de ter sido lavrada pela policia do Outro Mundo...
Hashem... obrigado por salvar a nossa pele mais estava vez!
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.