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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Nassó: as oferendas dos 12 príncipes das tribos de Israel.


POVO JUDEU: "12 PRESIDENTES", UMA SÓ IDÉIA
Já ouviu aquele papo que Israel tem o número de Presidentes igual à população do país?
Esta ideia multi-presidencial vem desta parashá. Com uma diferença: aqui todos os doze presidentes concordaram em oferecer exatamente o mesmo korban para Hashem, na inauguração do Mishkán (Tabernáculo).

Nesta parashá, os doze presidentes (Nessiim) das tribos de Israel são convidados por Moshé para trazer o seu Korban (sacrificio), logo na inauguração do Mishkan (Tabernáculo Divino).
A Torá descreve um por um todos os Korbanot dos presidentes.
Todos iguaizinhos. Sem tirar nem por. Democracia total. A ordem da chegada dos presidentes com seus devidos Korbanot ao tabernaculo foi estabelecida por Hashem sem levar em conta idade, status social ou conta bancaria.
Os detalhes dos Korbanot representaram a historia espiritual do homem, de Adão, Noé, Avraham, Ischak, Yaacov, Iossef, Moshé e Aharon, incluindo os diferentes livros do Tanach.
Era a sabedoria judaica em peso representada nos sacrificios oferecidos pelos Nessiim (Presidentes).
Os Korbanot dos presidentes mostram que quando os judeus tem um só coração voltado para Hashem, as diferenças somem. E se diferenças persistem é porque ainda não temos um só coração.
Cada tribo de Israel tinha seu sotaque em hebraico, sua comida, vestimenta, costumes e mishigástribal.
Mas na hora do Korban, todos os lideres de Israel se anularam perante Hashem. Se acontecer isto hoje, estamos feitos.
Um judeu... duas opiniões. Doze presidentes com temor a Hashem, uma opinião.
Korban (sacrificio) vem da palavra Karov (próximo). O Korban aproxima o judeu de Hashem.
Hoje podemos fazer o mesmo com orações, tsedacá, refeições festivas e evitando falar lashon-hará.
Estes são os korbanot dos nossos dias. Fáceis e acessíveis a todos.
O Judaismo de hoje se tornou tão prazeiroso quanto facil de viver.
Nunca tantos puderam fazer tantas mitsvót se sacrificando tão pouco.
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