No Judaísmo o candidato a Mashiach é definido pelas Leis da Torá e do
Talmud, não pelos profetas, que nada mais fizeram que alertar o povo judeu com
relação aos comportamentos adequados diante de D-us.
A fonte judaica mais
indicada para descrever o possível Mashiach é o RAMBAM [Maimômides], sábio judeu do
século 12 [Espanha], que codificou todas as Leis da Torá, entre elas as leis
relativas a um rei de Israel, no sentido físico e não místico do termo.
Segue-se a descrição do
Rambam do líder judeu que se qualifica como o justo Rei Mashiach adequado:
Rambam: Leis dos Reis, Capítulo 11:4:
“Se surgir da Casa de
David um Rei que for instruído na Torá e dedicado à observância dos Mandamentos
como é prescrito pela lei escrita e oral, como David, seu ancestral,
... e ele compelir todos
de Israel a andarem no caminho da Torá, revigorar as brechas em sua observância
e travar as guerras de D’us, poderemos então presumir que ele seja o
Mashiach.
Se ele o fizer e for
bem-sucedido e vitorioso sobre as nações em volta dele, e construir o Templo em
seu lugar e reunir os dispersos, então, definitivamente, ele é o
Mashiach.
Se fizer apenas parte
disto ou morrer antes de completar o seu propósito, então saberemos que ele não
é Mashiach.
E ele aperfeiçoará o mundo
para servir a D’us com um propósito.”
Fonte: Mashiach de Acordo com o Rambam.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.