Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A mitsvá de ter um bom nome

PIRKEI AVÓT - ÉTICA DE NOSSOS PAIS
      
   “Hilel dizia: ‘Quem adquire um bom nome, o adquire para si'" (2:8)

        Certa vez um enxame de gafanhotos pousou sobre certa região e começou a destruir toda a vegetação. O Rabino Ytschak Luria, conhecido pelo acrônimo Arizal (Israel,1534-1572), um dos maiores cabalistas de nossa história, reuniu seus alunos e lhes disse: “Vou lhes revelar o motivo pelo qual este problema está acontecendo conosco. Há um Sábio da Torá em nosso meio que faz muitos favores a seus vizinhos. Seu nome é Moisés. Ele é muito pobre e realmente necessita de assistência. Entretanto, nenhum dos seus vizinhos responde aos seus apuros. Precisamos rapidamente enviar-lhe assistência financeira. Talvez isto desperte a misericórdia Divina sobre nós”.
        Os alunos coletaram uma boa soma de dinheiro e o enviaram através de um mensageiro para o Rabino Moisés. Quando chegou à casa, o mensageiro encontrou o rabino chorando. “Por que o senhor está chorando?”, ele perguntou.
        “Meu jarro de cerâmica que uso para trazer água para meus vizinhos caiu e quebrou. Agora não posso mais ajudá-los. Além disto, sou tão pobre que não consigo alimentar meus filhos”.
        O mensageiro entregou o dinheiro ao rabino. Ele agradeceu imensamente e seu coração se encheu de alegria e gratidão. Não muito depois, um vento veio e soprou os gafanhotos para longe.
        O Rabino Moisés era um exemplo vivo do axioma: “Aquele que adquire um bom nome, o adquire para si”. Ou seja: quando alguém se importa e se dedica a ajudar a sua comunidade, ele adquire um ‘bom nome’. Como resultado deste bom nome, ele irá ‘adquirir para si’ – isto é: o mérito de seus caminhos gentis e bondosos lhe garantirá receber ajuda Divina para sobreviver e ter sucesso.
        Façamos um ato de bondade a um familiar, amigo ou conhecido, sempre auxiliando os demais. Assim adquiriremos um bom nome e seremos presenteados com uma vida boa e abençoada!
 
 
Cristão, Muçulmano e Judeu na Bienal do Livro em SP
durante o lançamento do Livro "Parashá Para Já".
Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }