Meus queridos! Não há nada melhor para vencer a inquietude e molecagens das crianças do que a paciência. Quando o pai e a mãe se munem de muita paciência com seus filhos, constatarão no final que "a paciência vence", conseguirão dominar os filhos. Do contrário, se os pais entram em pânico e viram uma pilha de nervos cada vez que seus filhos cometem uma molecagem ou ficam irrequietos, chegando a bater neles e perdendo as chances de sucesso em acalmá-los.
A situação pode até se inverter e os filhos passarem a dominar os pais, sem que consigam lidar com eles, de tanto que perderam a paciência.
Pois no momento em que o homem perde a paciência ele fracassa na vida, quanto mais com os próprios filhos, se perderem o controle e começarem a gritar e espancá-los. Se o fizerem, terão fracassado com seus filhos, queridos pai e mãe. O único conselho para ter sucesso com os filhos e colocá-los no caminho da boa conduta e munir-se desta grande virtude que é a paciência, tolerando com imensa paciência o comportamento dos filhos, porque "a paciência vence".
Não é necessário tomar tudo o que fazem as crianças como uma ofensa pessoal; se os pais não explicarem aos filhos amavelmente como eles devem se comportar e o que esperam deles, como sabe eles saberão!?
Mas se virem os pais se portando de modo educado e cordial, mostrando paciência e tolerância, isto os influenciará no sentido se formarem uma personalidade calma e tranqüila, pois crianças ensandecidas são de um modo geral o resultado de pais descontrolados.
Pais que agem e reagem de modo furioso, sempre irados e nervosos, influenciam negativamente as crianças, criando filhos medrosos e inquietos. A vida destas crianças se torna tão amarga, que eles passam a querer dominar os pais, levando-os a perder seguidamente o controle com seu comportamento peralta. Este ciclo torna-se interminável – as crianças deixam os pais nervosos e estes perdem o controle reagindo com fúria, gritando e ralhando com os filhos, não raro perdendo as estribeiras e levantando a mão contra eles. Os filhos entram em pânico e tornam-se cada vez mais impossíveis, provocando cada vez mais a ira dos pais sem que estes consigam apaziguá-los. Este ciclo vicioso torna o lar um inferno.
E como isto aconteceu? Porque, em primeiro lugar, os pais perderam a calma. Por conseguinte, se estes pais quiserem ter algum sucesso com filhos inquietos, precisam munir-se de interminável paciência, tornando-se cada vez mais tolerantes, pois só "a paciência vence".
É terminantemente proibido humilhar os filhos.
Eles devem ser tratados com muita paciência, nervos de ferro e coração brando – e só deste jeito os pais terão sucesso em educar os filhos no caminho da retidão, da conduta correta, da disciplina, do respeito aos pais e ao seu semelhante. Tudo depende da paciência, pois "a paciência vence". Se os pais decidirem adotar esta postura, com certeza criarão filhos saudáveis moral e emocionalmente, ganhando a estima, respeito e sossego de filhos como estes.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.