A Mishná (Pirkei Avót 5:22) ensina que o caráter do profeta
Bilam era definido por três características negativas: um olhar maligno, um
espírito arrogante e uma alma gananciosa.
Contudo, independentemente destas falhas, Bilam falsamente achava
que estava seguindo no caminho certo. Por exemplo, ele disse aos emissários do
rei que queria contratá-lo para amaldiçoar os israelitas: “Mesmo se o rei Balak
me desse o seu palácio cheio de prata e ouro, eu não poderia transgredir a
palavra do Todo-Poderoso (Bamidbar 22: 18)”. Se ele se esforçava para cumprir a
Vontade Divina, que falha interna provocou que acabasse violando a ordem
explícita de D'us de não amaldiçoar o Povo de Israel?
O Midrash relata a seguinte declaração que o profeta Bilam fez ao
rei Balak: “Nós dois somos ingratos por tentarmos prejudicar o Povo de Israel.
Eu não existiria se não fosse por seu patriarca Avraham (Abraão), pois sou
descendente de Lot (o sobrinho de Avraham) – cuja vida foi poupada pelo mérito
de Avraham quando Sodoma foi destruída. Também você, Balak, não existiria se
não fosse por seu patriarca Yaacov (Jacob), pois você descende de Lavan (o
cunhado de Yaacov) - e Lavan só foi abençoado com filhos pelo mérito de Yaacov”.
Bilam percebeu sozinho que a sua ingratidão era imoral, mas lhe
faltava a força moral para implementar a verdade de suas convicções.
O sentimento de gratidão deve superar todas as outras
considerações. Ele é gerado através de uma reflexão consistente e sólida e suas
vantagens são óbvias!
Intensifiquemos a nossa gratidão por alguém que nos ajudou no
passado e colhamos muitos frutos positivos!
Baseado no livro Or HaTzafun, de
autoria do Alter de Slabodka
(rabino
Natan Tzvi Finkel (Lituânia, 1849-1927)
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