Neste Shabat as parashót empatam: fora de Israel lemos Chukát e Balak enquanto em Israel lemos somente Balak, devido ao segundo dia de Shavuot, que na diáspora caiu num Shabat.
DUAS GRANDES PERDAS PARA MOISÉS. E PARA O POVO JUDEU.
Nesta Parashá morre Miriam, irmã mais velha de Moísés, que o viu boiando na cestinha até chegar a Bátia, filha do Faraó, que o adotou e pediu à pequena Miriam que chamasse a mãe do menino para amamentá-lo.
[O livro das reencarnações do Arizal, rabino cabalista da Idade Média que viveu em Tsfat (Safed), Israel, conta que Bátia foi uma reencarnação de Eva, esposa de Adão e que Moisés fora uma reecarnação de Abel, que teve uma nova chance de vir a este mundo revelar sua bondade a apego a D-us. Quando viu Moisés na cestinha, Bátia reconheceu o filho de outra encarnação - por isso o adotou. Mas não era sua mãe nesta vida, por isso mandou chamar a mãe carnal, Yochéved, para dar-lhe leite.]
Depois que Miriam morreu, o poço que acompanhava o povo judeu no deserto secou. O povo se acotovelou em volta de Moisés pedindo água. D-us manda ele e o irmão Aarão falarem a uma pedra, que ela daria água. O povo pôs pressão em Moisés e este golpeou a pedra ao invés de falar com ela. Zebra!
Moisés, que por sua condição de lider do povo e seu interlocutor com D-us deveria ter o maior nivel de paciencia, foi punido com aquele que seria, aos seus olhos, o pior dos castigos: não entraria em Israel.
Seu irmão Aarão também morre nesta parashá, uma morte suave e monitorada por Moisés e seu filho Elazar, que ocupou seu lugar. O povo judeu por inteiro guardou luto durante trinta dias. Aarão ficou conhecido como aquele que ama a paz e a promove em todos os setores da vida da população.
Fica a pergunta: porque Miriam não entrou em Israel? Qual teria sido a sua falta?
"PARÁ ADUMÁ", A VACA VERMELHA: PURIFICA O IMPURO E IMPURIFICA O PURO.
Uma vez uma pessoa me falou que quando se faz uma massagem energizante numa pessoa, o energizado fica com a energia positiva do energizante enquanto este absorve sua energia negativa. Como funciona?
Nesta parashá, a Torá nos apresenta uma Lei que nem o sábio Rei Salomão conseguiu decifrar:
Uma vaca totalmente vermelha, de um ano de idade, que não serviu para procriação nem usou cabresto, nem fez trabalho algum ao homem, é abatida, torrada no altar, suas cinzas são misturadas a águas vivas com uma vareta especial e borrifada nas pessoas, tornando-as ritualmente puras, ao mesmo tempo em que impurificam o sacerdote (Cohen) que manuseou este processo.
E para que serve isto?
Serve para poder entrar no Templo Sagrado de Jerusalém e servir diretamente a D-us sem nenhum impedimento ou bloqueio. Hoje não podemos entrar naquela área (acima do Muro das Lamentações), porque não temos uma vaca vermelha - Pará Adumá em hebraico. Em Israel, um fazendeiro havia criado uma vaca vermelha, mas no final deu "zebra", a vaca criou pelos pretos mais tarde. Paciência...
E para que serve "poder entrar no Templo Sagrado de Jerusalém e servir diretamente a D-us sem nenhum impedimento ou bloqueio"?
Essa é fácil. Faça um teste: tente entrar na Casa Branca e bater um papo com o Obama sem ser convidado, e sem nenhum crachá ou status governamental que o permite.
Se conseguir, conte para nós como foi.
Vacas vermelhas são criadas em Israel com o intuito de servirem no ritual da Pará Adumá |
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.