Pinchas Bamidbar (Números) 25:10 - 30:1
Pinchas agiu com fervor na Porção da Torá
da semana passada ao impedir uma exibição pública de imoralidade. Cessou, com
isso, a praga que estava matando milhares de pessoas. Ele é recompensado,
tornando-se Cohen (a tribo dos Sacerdotes) por decreto Divino.
O Todo-Poderoso ordena Moshe a atacar os Midianitas em
retaliação ao plano imoral perpetrado contra o Povo Judeu. Um novo censo é realizado
entre os Israelitas, revelando que há 601.730 homens em idade de servir o
exército. D’us orienta a divisão da
Terra de Israel entre as 12 tribos. Os Levitas são contados.
Moshe pede a D’us
que aponte um sucessor e o Todo-Poderoso designa Yehoshua (Josué). A Porção Semanal conclui com as várias
oferendas que o Povo de Israel deveria trazer: a oferenda diária, a de Shabat, Rosh Hódesh (início do mês) e nas festividades.
Dvar Torá: baseado
no livro Love Your Neighbor, do rabino Zelig Pliskin
A Torá
relata o pedido de Moshe ao Criador ao saber que logo iria morrer: “Que o
Todo-Poderoso, D’us de todas as criaturas, aponte um líder sobre a
congregação (Bamidbár 27:16)”. Qual a essência de um verdadeiro líder Judeu?
O
Midrásh Bamidbár Rabá, uma coletânea de explanações sobre a Torá, em seu
capítulo 21, versículo 15, relata os detalhes da conversa entre D’us e Moshe.
Falou Moshe: “O Senhor sabe que a mente de um individuo não é igual à de outro.
Aponte, por favor, um líder para a congregação que seja capaz de tratar cada um
conforme sua própria mentalidade”.
O
Rabino Haim Shmielevitz escreveu que, embora um orador público possa ter um
papel muito importante em influenciar os outros, ainda assim ele não é um
verdadeiro líder. Um verdadeiro líder é aquele que entende cada pessoa
individualmente e lida com cada uma de acordo.
E
o Midrásh (Bamidbar Raba 21:2) traz o seguinte adágio: “Da mesma forma
que o rosto de todas as pessoas são diferentes, assim também são seus corações
(a maneira como pensam e sentem)”. Por
este motivo Moshe pediu a D’us que escolhesse uma pessoa capaz de lidar com
cada individuo de forma individualizada.
As
discussões e brigas são iniciadas por diferenças de opiniões e pela falta de
tolerância com a visão dos demais. O rabino Menachem Mendel de Kotzk
(1787-1859), um dos grandes líderes chassídicos do século XIX, ofereceu o
seguinte conselho para não cairmos nesta armadilha: “Prestem atenção e
assimilem o ensinamento do Midrásh acima (‘Da mesma forma que o rosto de todas
as pessoas são diferentes, assim também são os seus corações’). Por que ninguém
jamais ficou aborrecido pelo fato de os demais habitantes do planeta não terem
seus traços faciais? Da mesma forma, devemos aceitar com naturalidade o fato de
que duas pessoas nem sempre concordarão em todos os assuntos. Na verdade, a
variedade e a individualidade apresentam muitos benefícios.
Ao agirmos assim, poderemos
entender melhor os demais e evitar desacordos e confrontos!
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