Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Aharon Hacohen - o Sumo Sacerdote

Nascimento: Egito, 1406 aEC. Morte: Hor HaHar, 1283 aEC, dia Primeiro de Av.

Profeta, irmão de Moshe (Moisés) e Miriam, a profetisa, primeiro Cohen Gadol (Sumo Sacerdote). Sefirá de Hod.

O Arizal diz que Aharon HaCohen, foi Haran (irmão de Avraham Avinu), em sua vida anterior. Haran (mesmas letras que Aharon, sem a Alef) teve que corrigir um elemento de adoração de ídolos cometido por Adão, mas ele falhou. 

Como Aharon ele também deveria ter sacrificado sua vida, como Chur ben Miriam fez, a fim de impedir o pecado do "Bezerro de Ouro" de acontecer, a fim de fazer uma correção sobre a adoração de ídolos.

Equivocadamente, pensou que a morte de Chur causou isso. (Shaar Haguilgulim p. 95, 114)

Apesar de todas as suas intenções haviam sido puras, tentando apenas adiar o Erev Rav (Multidão Mista) o tempo suficiente para dar Moshe uma chance de voltar para o acampamento e restaurar a ordem, Aharon foi punido pelo seu erro, a perder todos os seus quatro filhos. Moshe orou por ele e conseguiu salvar dois deles, Eleazar e Itamar.



Aharon mais tarde reencarnou como Yaabetz HaShofet (outro nome para Otniel ben Quenaz), voltou novamente como Tula ben Puah HaShofet, reencarnou novamente em Shmuel HaNavi (Samuel, o Profeta), reencarnado novamente em Aviyah filho do rei Yerovam, reencarnado novamente em Uriah HaKohen (que foi morto por Yehoyakim, e por isso foi perdoado por ter de ser morto no incidente do Bezerro de Ouro) e reencarnour novamente em Zacarias HaNavie. (Tudo isto está no Livro das Reencarnações, do Arizal, Shaar HaGilgulim, Hakdama 33)

A esposa de Aharon Elisheva, posteriormente, reencarnou como Batsheva, a alma gêmea do rei Davi.(Kitvei HaAri - Shaar HaPsukim, Shmuel II)

Três bons líderes surgiram para Israel: Moisés, Aharon e Miram (Talmud, Ta'anit 9a).

Havia setenta pequenos tribunais sobre o qual foi nomeado Aharon (Zohar 03:20:01).

O mérito de Moisés e Aharon foi suficiente para redimir Israel (Shemot Rabá 15:03).

Nem todos são respondidas quando caem em seus rostos em oração, e nem todos quando rasgam suas vestes, mas Moisés e Arão foram correspondidos quando caíram sobre os seus rostos, (Números 14:05), enquanto Josué e Calebe foram correspondidos quando rasgaram as suas vestes (Talmud, Ta'anit 14b).

Ele amava a paz e a perseguiu, amava as pessoas e as aproximava da Torá (Avot 1:12).

Aharon nunca disse para um homem ou uma mulher, "Você pecou". 

Moisés, porém, repreendeu-os (Sifra Shemini 1).

Quando Aharon seguia caminho e uma pessoa má o encontrava, Aaron o cumprimentava.

No dia seguinte, o homem queria cometer um pecado, mas pensava: 

"Ai é para mim! Como poderei erguer meus olhos depois e olhar para Aharon? Estou envergonhado diante dele, pois ele me cumprimentou" (Avot d 'Rabbi Natan 12:3).

Quando duas pessoas brigavam Aharon entrava e sentava-se com um deles e dizia: "Meu filho, saiba que seu amigo disse: 'Tenho vergonha diante dele, porque pequei contra ele.'"Aaron sentava-se com ele até que ele tinha dissipado o mal-estar do seu coração.

Então Aaron ia sentar-se com o outro e dizer a ele: "Sei que o seu amigo está dizendo: 'Ai de para mim! Como posso levantar os olhos e olhar para o meu amigo? Estou envergonhado diante dele, porque eu pequei contra ele '. "Aharon sentava-se com ele até que ele tinha dissipado o mal-estar do seu coração. Quando os dois amigos mais tarde se encontravam, eles se abraçaram em paz (ibid. 12:3).

Havia milhares de Israel que foram chamados pelo nome de Aharon, pois se não fosse por Aharon, não teriam vindo ao mundo. 

Aharon fazia a paz entre marido e mulher, para que eles se unissem, por isso davam o nome de Aharon à criança que nascia depois disso (ibid. 12:3).

Para quem era ignorante ele ensinou Kriat Shema e a oração, e para quem não podia estudar Torá ensinava Torá (Tanna d'Bei Eliyahu Rabbah, ed. Meir Ish Shalom).

Quando Moisés falava, Aharon dobrava a orelha para ouvir com temor, e considerava-o como se ouviu diretamente do Santo, Bendito seja Ele (Mechilta Bo 3).

Em um ano, morreram três justos, Moshe, Aharon e Miriam. 

Três presentes preciosos que tinham sido dados por eles foram cancelados: o Maná, pelo mérito de Moshe, a Coluna de Nuvem, pelo mérito de Aharon, e o poço, pelo mérito de Miriam. Todos estes presentes foram retirados no mesmo mês (Sifri Devarim 305).

Que o mérito do Tsadik  Aharon HaCohen proteja a todos nós, amém.

Fonte: Lista RabbiShimon.com-Tzadikim
E-mail Comentários e sugestões para: zion@rabbiShimon.com
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }