Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Moisés e o exército de Israel - ação e religião são compatíveis.

Em Bamidbar [Números 32:1-6], parashá Matót, os filhos da tribo de Gad e Reuven se achegaram a Elazar, o Sumo Sacerdote e lhe pediram para que ficassem com as terras a Leste do Rio Jordão, boas as pastagens

Moisés interfere na conversa e diz: "Irão vossos irmãos à guerra, e vós ficareis aqui?"

Eles responderam [32:18]: "Iremos [á guerra] e não voltaremos às nossas casas até que o último dos israelitas tenha herdado seu quinhão de Terra em Israel!".

Menos mal que Moisés tomou as rédeas deste diálogo.
Fosse por \Elazar, homem puramente religioso, talvez o desfecho fosse diferente.

Mas Moisés, este sabia da necessidade de se equilibrar ação nacional com religiosa.

É sabido que muitos judeus haredim [ortodoxos não sionistas] buscam se esquivar do serviço militar em Israel alegado razões religiosas. Eles perguntaram cada qual ao seu Elazar [consultor religioso], mas não perguntaram ao "Moisés" de toda a nação, o Governo de Israel.

Há para isso uma solução em Israel, chamada de Yeshivat Hesder, um centro de estudos de Torá acoplado ao serviço militar, onde o homem forma-se como judeu e como cidadão pleno.

Todos por todos: este tem sido sempre o segredo de Israel.

Yeshivat Hesder Meir Harel

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }