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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Como é visto o Bullying no Judaísmo?

"Todo aquele que envergonha o próximo em público não tem parte no Mundo Vindouro" - Talmud

Bulir com as pessoas colocando-lhes apelidos indesejáveis, corando-as, desautorizando-as e colocando-as em situações vexatórias, como infelizmente se faz em algumas escolas, nas faculdades por meio de trotes e até mesmo no local de trabalho e no seio da família é tão sério, que a Torá nega às pessoas que o fazem a proximidade com Hashem no pós vida.

A Torá relata um caso muito peculiar a este respeito:

Yehudá [Judá] filho de Jacob, havia perdido dois dos seus três filhos: Er e Onan.

Restara-lhe o terceiro filho, Shiló, que, pela lei judaica do levirato, deveria se casar com Tamar, viúva dos dois filhos mais velhos.

Judá não quis dar Shiló a Tamar pelo fato desta ter enviuvado duas vezes.
Ele temia que Tamar pudesse selar o destino de seu terceiro filho, ainda que involuntariamente.

O que fez Tamar? Disfarçou-se de prostituta, colocou-se num caminho por onde passaria Judá, seduziu-o de alguma forma e fez com que tivesse relações maritais com ela, para que engravidasse.

Sem ter como pagar a Tamar, Judá deixou-lhe seu cajado e selo como penhor, prometendo enviar-lhe uma ovelha como pagamento.

A fim de recuperar seu penhor, Tamar enviou seus funcionários com a ovelha àquele local e estes lhe reportaram que já não havia ninguém lá.

Três meses depois Tamar apareceu grávida.

Judá mandou trazê-la para aplicar-lhe a pena máxima.

Eis que Tamar lhe apresenta o cajado e o selo e diz: " - Do dono destes estou prenha".

Judá, atônito, poderia prosseguir com seu veredito, mas preferiu dizer: " - Ela é mais justa do que eu".

Deste modo, além de preservar a honra e a vida de Tamar, Judá permitiu que a criança, nascendo, desse vez futuramente ao nascimento do Rei David, primeiro na dinastia de Mashiach.

Vejam até onde vai o mandamento de não envergonhar os outros em público...

Até Mashiach!


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