Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Que Perdemos Sem o Templo Sagrado de Jerusalém


       
       
      
      No dia de Tisha B'Av (comemorado no próximo domingo, 14 de agosto) refletimos e lamentamos a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém. No entanto, uma vez que ele foi destruído há quase 2000 anos, é difícil para nós entendermos exatamente o que perdemos.
     Após a destruição do Templo e o subsequente exílio do povo de Israel para a Babilônia, o Todo-Poderoso apareceu para o profeta Ezequiel (Yechezkel 43:10-27) e disse-lhe para transmitir a imagem do Templo ao Povo de Israel.
     O Templo de Jerusalém é um microcosmo do universo. A parte central e mais importante do Templo era o santuário interno, o Santo dos Santos. Sendo o Templo um modelo do universo, o Santo dos Santos corresponde à mais preciosa de todas as criações: a alma do ser humano.
     Durante o período de nossa existência na esfera material, a luz de nossa alma é ofuscada pelo materialismo. 
     A qualidade especial desta profecia foi que ela revelou que sempre que alguém entrava no Templo Sagrado de Jerusalém, esta pessoa descobria a magnífica santidade e pureza de sua própria alma! A estatura sagrada de sua alma iluminava-se com a sua luz verdadeira, como um sol glorioso.
       Esta autoconsciência é o que perdemos – a essência de quem somos! 
     Perder o Templo foi perder o nosso verdadeiro sentido do eu. E a sua reconstrução é a base da nossa própria vida, identidade, alegria, sabedoria e força!
       Que possamos refletir sobre essa maravilhosa qualidade do Templo Sagrado de Jerusalém – para conhecer e enriquecer a nós mesmos - e ansiar por seu imediato retorno com paz e alegria.


Baseado no livro Mishnat Rabi Aharon, do Rabino Aharon Kotler (Rússia e EUA, 1895-1963)
 Parar receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
         
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }