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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Ouro, prata e bronze: o uso de metais preciosos no Mishkan [Tabertáculo] - por Ubi Sunt


A Torá nos diz que o Tabernáculo (Mishkan), que os judeus construíram no deserto, era feito de ouro, prata e cobre.

Uma questão interessante que se coloca quando se estuda as contas detalhadas da Torá sobre o Tabernáculo é, por que Deus quis o Tabernáculo para conter cobre? Na verdade, por que Deus ainda deseja que ele tem de prata? Desde o Tabernáculo era um lugar de עשירות (riquezas), toda a construção deveria ter sido feita exclusivamente de ouro. Por que precisa de prata? E, certamente, por que precisamos de cobre?

A resposta é que o ouro, prata e cobre representam os três tipos de judeus no mundo: o perfeitamente justo (tzadikim, צדיקים), os penitentes (ba'alei teshuvah, בעלי תשובה) e aqueles que ainda não são penitentes, nomeadamente as que ainda estão no nível dos ímpios (רשעים). Estes três tipos de judeus são indicados no ouro, prata e cobre, respectivamente, do Tabernáculo.

Para entender este conceito em um nível mais profundo que precisamos para entrar na interpretação cabalística dos três metais, ouro, prata e cobre. Na Cabala diz que ouro e prata representam os dois atributos (מידות) de חסד וגבורה (chesed e Gevurah), isto é, 'bondade' e 'gravidade'. Ouro representa guevurá (gravidade), e prata representa chesed (bondade). Ouro representa יראה (medo), e prata representa אהבה (amor). Este último é mesmo sugerido na palavra hebraica para "prata" em si; além de que significa "prata", a palavra hebraica Kesef vem da palavra para desejar (להיכסף), que é sinônimo de "amor".

Já o cobre era usado como suporte para o Mishkan, levando a crer que os ímpios dão suporte para o Bem mostrando como não se deve agir e como é possivel deixar um comportamento perverso e voltar-se para Hashem. 
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