Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá da Semana: KI TETSÊ - Dvar Torá

Dvar Torá:        baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

            A Torá declara: "Mande embora a mãe-pássaro e pegue os filhotes para você, para que lhe seja bom e tenha uma vida longa (Devarim 22:7)". Por que a Torá promete uma vida boa e longa ao cumprirmos esta mitsvá (Mandamento)?

            O Ramban (Rabino Moshe bem Nachman, conhecido também como Nachmanides – Espanha, 1194-1270) explicou que esta mitsvá irá implantar em nós o atributo da compaixão e da empatia. Ao agirmos de maneira a manifestarmos compaixão, isto nos capacitará a sentir empatia pelo próximo.

O Ktav Sofer, Rabino Avraham Sofer (Hungria, 1815-1871) trouxe uma passagem do Talmud (Pessachim 113b) onde nossos Sábios ensinam que três tipos de pessoas não são consideradas como realmente vivas: (1) aquelas sem um forte nível de compaixão, (2) aquelas que constantemente ficam nervosas e (3) aquelas que são mimadas.

            Explicou então o Rabino Sofer: Quando alguém empatiza fortemente com o sofrimento dos demais, também irá sofrer toda vez que ouvir sobre o sofrimento dos outros, especialmente quando não consegue ou não é capaz de fazer algo para aliviar este sofrimento, algo que ocorre muito frequentemente. Portanto, depois que o Todo-Poderoso nos ordenou ter compaixão pelos pássaros com o objetivo de que cresçamos nesta característica, Ele nos garantiu que através disto ainda teremos uma vida boa e longa, mesmo ao sofrer por situações difíceis que outros estejam passando. Por muitos anos seremos capazes de ajudar um número maior de pessoas e isto multiplicará os nossos dias e não o contrário. Quanto mais sentirmos pelos demais, mais elevados nos tornaremos.


            Ao procurar um bom amigo, leve isto em consideração. E - logicamente - hajamos sempre com compaixão e empatia para que os outros nos considerem merecedores de uma verdadeira amizade!


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }