Rav Dom Isaac (ben Yehuda) Abravanel (1437-1508).
Nasceu em Lisboa, Portugal, em uma das famílias ibéricas judaicas mais antigas e ilustres que tinham escapado da perseguição na Castilha durante 1391.
Além de suas capacidades intelectuais, ele mostrou um completo domínio das questões financeiras. Isso atraiu a atenção de D. Afonso V de Portugal, que o empregou como tesoureiro.
Em 1483, ele teve de fugir para Castela, tendo sido falsamente acusado por D. João II de conspiração.
Em Toledo, ele se concentrou no estudo da Torá, e no curso de seis meses produziu um extenso comentário sobre os livros de Yehoshua, Shoftim, e Shmuel.
Quando a expulsão dos judeus da Espanha foi encomendada com o decreto Alhambra, não poupou esforços para induzir o rei a revogar o decreto. Em vão ele ofereceu-lhe 30.000 ducados ($ 68.400 valor nominal).
Com os seus irmãos na fé, deixou a Espanha e foi para Nápoles, onde, logo depois, ele entrou para o serviço do rei.
Em 1503, em Veneza, seus serviços foram empregados na negociação de um tratado comercial entre Portugal e a República de Veneza.
Foi enterrado em Pádua ao lado de Rav Yehuda Minz, Rav de Pádua.
Entre suas muitas obras são Ma'yanei ha-Yeshu'ah (perush sobre o Sefer Daniel), Yeshu'ot Meshiho (literatura rabínica sobre Mashiach), Mashmi'a Yeshu'ah (perush sobre as profecias messiânicas em Sifrei Navi).
Estas três são consideradas três partes de uma obra maior, Migdal Yeshu'ot.
Um seu descendente é bem conhecido de nós, Senor Abravanel, ou Sivio Santos, que, infelizmente não seguiu os caminhos sagrados do avô, ainda não patrocinou o Tropicasher e não deixou descendentes judeus.
Quem sou eu
- Paulinho Rosenbaum
- Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.