Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá Haazinu - Escuta, que eu te falo.

ESCUTA, QUE EU TE FALO 
Hoje tem muito programa religioso na TV.
Hashem dotou o homem de inteligência, ciência, fé e LIVRE ARBÍTRIO para ele decidir se quer um relacionamento com os Céus ou ficar somente no come e bebe da Terra. . A base da comunicação Céu-Terra está nesta parashá:
Moshê rabeinu avisa aos Céus que sua missão na Terra está por terminar e que o povo de Israel terá que se virar sozinho daqui por diante, mesmo porque os lideres seguintes também terão uma missão findável.
Assim, Moshê abre seu derradeiro discurso poema:                               
Haazinu hashamaim va adabera aretz - "Escutem Céus, o que direi para a terra".
Moshê pede aos Céus para que testemunhem as profecias sobre o que acontecerá aos judeus atá a era de Mashiach, principalmente quando estes não derem ouvidos às lideranças e escutarem deuses estranhos.
Isto também pode ser interpretado como um imperativo: "Escutem os Céus, e a Terra lhes dirá o que fazer."
Ou seja, se escutarmos as mensagens que Hashem está constantemente nos enviando, teremos sólida consciência de como proceder para que tenhamos pleno proveito da nossa passagem pela Terra.
- Seu Tropicasher, como saberei se a mensagem é verdadeiramente de Hashem ou mais uma trucagem dos patrocinadores teleglobais? Preciso de uma dica para não trocar os olhos pelos ouvidos.
- Muito bem colocado, afável leitor. Veja como escutar o chofar em Rosh Hashaná fez-lhe bem aos tímpanos.
Nossos rabinos afirmam que as vidas e acontecimentos de todos os seres humanos estão relatados na Torá, por isto os Tsadikim (justos) e Neviim (profetas) conseguem nos alertar e estimular nossa Teshuvá.
Na própria Shirá (poema) Haazinu estão contidos os nomes de todas as almas.
Vasculhei para ver se encontrava meu nome em Português e encontrei-o:
Hatsur tamim paolo ki col drachav mishpat - 
"O Rochedo (uma forma de chamar Hashem) é integro e todos os seus caminhos sao justos".
Ainda não encontrei "Tropicasher" na Torá, mas a mensagem continua: temos de fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que possamos compreender mais uma passagem de Torá, aprender nossa missão na Terra de maneira clara, vivaz e que alcance os nossos ouvidos, penetrando assim nos nossos corações.
Do jeito que a coisa vai, talvez ainda tenhamos um Tropicasher na TV só para animar ainda mais essa onda!
Gmar Chatimá TV, digo, Gmar Chatimá Tová!    

Este Tropicasher e dedicado à memória dos cidadãos israelenses inocentes que morreram vítimas do ódio gratuito árabe-palestino, o que talvez não teria acontecido sem a ajuda dos noticiosos da 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }