ESCUTA, QUE EU TE FALO
Hoje tem muito programa religioso na TV.
Hashem dotou o homem de inteligência, ciência, fé e LIVRE ARBÍTRIO para ele decidir se quer um relacionamento com os Céus ou ficar somente no come e bebe da Terra. . A base da comunicação Céu-Terra está nesta parashá:
Moshê rabeinu avisa aos Céus que sua missão na Terra está por terminar e que o povo de Israel terá que se virar sozinho daqui por diante, mesmo porque os lideres seguintes também terão uma missão findável.
Assim, Moshê abre seu derradeiro discurso poema:
Haazinu hashamaim va adabera aretz - "Escutem Céus, o que direi para a terra".
Moshê pede aos Céus para que testemunhem as profecias sobre o que acontecerá aos judeus atá a era de Mashiach, principalmente quando estes não derem ouvidos às lideranças e escutarem deuses estranhos.
Isto também pode ser interpretado como um imperativo: "Escutem os Céus, e a Terra lhes dirá o que fazer."
Ou seja, se escutarmos as mensagens que Hashem está constantemente nos enviando, teremos sólida consciência de como proceder para que tenhamos pleno proveito da nossa passagem pela Terra.
- Seu Tropicasher, como saberei se a mensagem é verdadeiramente de Hashem ou mais uma trucagem dos patrocinadores teleglobais? Preciso de uma dica para não trocar os olhos pelos ouvidos.
- Muito bem colocado, afável leitor. Veja como escutar o chofar em Rosh Hashaná fez-lhe bem aos tímpanos.
Nossos rabinos afirmam que as vidas e acontecimentos de todos os seres humanos estão relatados na Torá, por isto os Tsadikim (justos) e Neviim (profetas) conseguem nos alertar e estimular nossa Teshuvá.
Na própria Shirá (poema) Haazinu estão contidos os nomes de todas as almas.
Vasculhei para ver se encontrava meu nome em Português e encontrei-o:
Hatsur tamim paolo ki col drachav mishpat -
"O Rochedo (uma forma de chamar Hashem) é integro e todos os seus caminhos sao justos".
Ainda não encontrei "Tropicasher" na Torá, mas a mensagem continua: temos de fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que possamos compreender mais uma passagem de Torá, aprender nossa missão na Terra de maneira clara, vivaz e que alcance os nossos ouvidos, penetrando assim nos nossos corações.
Do jeito que a coisa vai, talvez ainda tenhamos um Tropicasher na TV só para animar ainda mais essa onda!
Gmar Chatimá TV, digo, Gmar Chatimá Tová!
Este Tropicasher e dedicado à memória dos cidadãos israelenses inocentes que morreram vítimas do ódio gratuito árabe-palestino, o que talvez não teria acontecido sem a ajuda dos noticiosos da
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.