A Torá avisa que no sétimo mês - a contar à partir de Nissan, o mês de Pessach - devemos fazer soar troadas, o que fazemos em Rosh Hashaná, o início do Ano Judaico, no sentido de Julgamento de Humanidade.
Parece confuso mas vamos dar um exemplo: digamos que uma pessoa nasceu em Abril mas só foi registrada em Setembro. Durante toda a sua vida seu RG marcará Setembro como mês do seu aniversário e ela pode até comemorar somente em Setembro, muito embora tenha nascido em Abril.
Segundo os Sábios do Talmud, algumas opiniões dizem que o mundo foi criado em Nissan, o primeiro dos meses, enquanto outras dizem que o mundo foi criado em Tishrei, a cabeça dos meses.
Esta controvérsia se resolve da seguinte maneira: D-us ponderou criar o mundo em Nissan mas só o fez em Tishrei. Por isso o primeiro é o primeiro dos meses enquanto o segundo é a cabeça dos meses.
Tudo é criado e comandado por nossas cabeças. O cérebro rege todo o corpo humano, nossos sentidos, emoções, o que fazemos, o que comemos, como reagimos a estímulos externos etc.
Em Rosh Hashaná começamos a criar em nossas mentes e espíritos aquilo que conduzirá os nossos pensamentos, planos e afazeres durante o ano todo - mas com a estrita Supervisão Divina.
Por isso este processo decorre por 21 um dias: o amadurecimento é paulino: começa no dia da Coroação de D-us em nossas vidas [Rosh Hashaná], prossegue pelo dia do perdão, o Yom Kipur, dez dias depois, continua com a festa de Sucot, onde o mandamento principal é alegrar o espírito, e culmina com a festa de Shemini Atséret, também conhecida como Simchát Torá, dia em que dançamos com a Torá não nos preocupando com o quanto sabemos de seu conteúdo.
Deste modo, todo um processo permeia e garante o pleno funcionamento da nossa alma na direção desejada por todo um ano, até o despertar do ano seguinte e sua concomitante avaliação.
Rede TV News - materia com o Tropicasher sobre o Rosh Hashaná.
Quem sou eu
- Paulinho Rosenbaum
- Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.