Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Yom Kipur - O Dia da Liberdade e Alegria !


O profeta Isaías (58:5) – falando em nome do Todo-Poderoso – repreendeu o Povo de Israel por estarem desanimados em Yom Kipur: “É melancólico assim o jejum que Eu escolhi? É o propósito do dia que a pessoa meramente se aflija? Deve ela inclinar sua cabeça como um junco e estender uma veste de remorso e cinzas sob seus pés?”
Por que o Profeta repreendeu o Povo? Yom Kipur é um dia de julgamento, arrependimento e jejum. O foco principal do dia não é refletir sobre nossos erros e deficiências e sentir uma sensação de desânimo e melancolia?
No versículo seguinte (58:6) Isaías explica o que deve ocorrer no dia de Yom Kipur: “Não! O propósito deste jejum é soltar as algemas da perversidade, desfazer os laços do jugo, deixar que os oprimidos saiam livres e anular toda perversão”.
Yom Kipur é um momento de libertação. Ele nos proporciona a oportunidade de livrarmo-nos da negatividade e do egoísmo. Se abrirmos nossos corações ao poder do Yom Kipur e preenchermos as nossas almas com bondade e benevolência, “então sua luz irromperá como a alvorada e sua cura brotará rapidamente (58:8)”.

Este versículo ensina que Yom Kipur é um momento de alegria e celebração, pois não há maior felicidade do que se obter perdão por equívocos do passado. É verdade que certos aspectos da nossa observância evocam remorso – porém eles são um meio e não um fim em si. Através da compreensão adequada e do cumprimento do procedimento de Yom Kipur nossas almas são purificadas e elevadas e nossos corações abastecidos de alegria!
   
Shaná Tová a Todos!

Baseado no livro Or Hatzafun, do Rabino Natan Tzvi Finkel (Lituânia, 1849-1927)

Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }