Aprendemos com o nosso patriarca Avraham Avinu a base do sucesso nos negócios .
Avraham não se fechou em um quarto dentro de uma casa esperando alguém bater na porta da casa , depois bater na porta do quarto e depois perguntar qual é a mensagem que ele tem para a humanidade, mas foi à um lugar onde muita gente passava, abriu sua tenda aos quatro ventos e ainda ficou na porta no sol escaldante chamando as pessoas para comerem em sua tenda e aprenderem a agradecer à D'eus que criou o céu e a terra ! Daqui aprendemos que:
Se você faz e não divulga, é como se não tivesse feito. Esse é o segredo do sucesso nos assuntos materiais e espirituais , divulgar o que fazemos por todos os meios que temos alcance, sempre fazendo todo mundo saber que você existe e o que você está oferecendo , transformando as pessoas a sua volta em fãs e sempre tomando a iniciativa !!!
Muitos de nós somos limitados por velhos e desatualizados conceitos de sermos divas inacessíveis demonstrando assim nosso alto nível e valor, noções inadequadas para a era atual. Achamos que não precisamos interagir com as pessoas porque que fazer isso é uma atitude que nos rebaixaria ao nível delas , ou porque não damos importância a essa interação , ou porque não nos sentimos confortáveis interagindo , e por final nos fechamos no nosso "mundinho".
Aprendemos com Avraham Avinu a interagir! . Quando Avraham recebe os anjos disfarçados de simples viajantes, vai pessoalmente chamá-los para a sua tenda, pede à Sarah para fazer bolos, corre para fazer a comida, pede para seu filho Ishmael ajudar, e por fim fica em pé ao lado deles pronto para servi-los no que for preciso. No fim descobre que eram anjos e recebe deles o maior presente da sua vida, ter um filho com Sarah. Aprendemos com ele que quando interagimos com as pessoas só temos a ganhar. Cada pessoa pode ser o anjo que vai te ajudar, ou se não, pelo menos você ganhou uma grande Mitzvá.
Dizem nossos sábios que tudo o que D'eus criou não é perfeito, nem os anjos , quanto mais nós, e portanto podem fazer erros de avaliação. Os anjos Gabriel e Refael, dois dos três que vieram visitar Avraham, revelaram a ele que iriam destruir Sodoma e Gomorra. Assim eles causaram uma discussão entre Avraham e D'eus. Chegando em Sodoma disseram que eles próprios vieram destruir a cidade (e não D'eus) e assim fizeram contra a vontade Divina achando que isso era a vontade Divina, e por isso levaram uma "suspensão", e só puderam voltar aos céus na época de Yaakov. Daqui vemos que muita coisa que fazemos errado não é por maldade, mas sim por que avaliamos errado por não sermos perfeitos. Daqui aprendemos que temos sempre que avaliar e reavaliar o que fazemos e o que falamos para as pessoas, sempre levando em conta que talvez estamos avaliando errado e a dor que podemos causar ao próximo poderá ser irreversível. Temos que aplicar o benefício da dúvida, dúvida que fizemos um erro de avaliação, sempre a favor do nosso próximo, por isso temos que julgar todos sempre pelo lado bom e nunca fazer coisas que possam magoar alguém, portanto devemos estar sempre olhando para todos com bons olhos.
Muitas pesquisas em muitos países durante muitos anos chegaram a conclusão que : Quando a pessoa não ganha o que precisa não está feliz. Quando ele já ganha o que precisa, nessa etapa está feliz. Quando ganha acima disso, o dinheiro já traz preocupações . Se eles tivessem pesquisado no Pirkei Avot, um livro judaico de mais de dois mil anos mas mais do que atual para hoje , não precisariam fazer muitas pesquisas em muitos países durante muitos anos. Diz o Pirkei Avot :- Quem é rico? Quem está feliz com o que tem! O mesmo Pirkei Avot também diz :- Quando crescem os bens crescem as preocupações, ou seja, muito dinheiro traz muita preocupação! Nosso Patriarca Avraham foi a exceção dessa regra. Ele usou seu dinheiro para fazer Tzedaká! Abriu uma tenda no deserto aos quatro ventos, dava comida e bebida à todos que passavam e ensinava seus hóspedes à rezar para D'eus que criou o mundo. Sua riqueza, no lugar de ser fonte de preocupação se tornou uma fonte de prazer, o prazer de ajudar o próximo materialmente e espiritualmente!!
Nossa Parashá é dedicada ao mérito de Fanny Chapermann Weissenberg , seu marido Cláudio Weissenberg, seus filhos Abrahão Lothar Weissenberg e Dora Agnes Weissenberg e seu cunhado Eugênio Weissenberg
Que o bom D'us de à eles e a toda a sua família muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família Agradeço do fundo do coração à dona Fanny por ter me comprado a passagem para o congresso rabínico internacional ao qual estou viajando este domingo
Rabino Gloiber Sempre correndo Mas sempre com você Www.OngTora.com
|
|
|
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.