Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

"Eu sou um visitante na tenda de Abrahão" - da canção ISRAEL, A AREIA QUE VIROU MEL


Aprendemos com o nosso patriarca Avraham Avinu a base do  sucesso nos negócios .
Avraham não se fechou em um quarto dentro de uma casa esperando alguém bater na porta da casa , depois bater na porta do quarto e depois perguntar qual é a mensagem que ele tem para a humanidade, mas foi à um lugar onde muita gente passava, abriu sua tenda  aos quatro ventos e ainda ficou na porta no sol escaldante chamando as pessoas para comerem em sua tenda e aprenderem a agradecer à D'eus que criou o céu e a terra ! Daqui aprendemos que:
 Se você faz e não divulga, é como se não tivesse feito. Esse é o segredo do sucesso nos assuntos materiais e espirituais , divulgar o que fazemos  por todos os meios que temos alcance, sempre fazendo todo mundo saber que você existe e o que você está oferecendo , transformando as pessoas a sua volta em fãs e sempre tomando a iniciativa !!!
Muitos de nós somos limitados por velhos e desatualizados conceitos de sermos divas inacessíveis demonstrando assim nosso alto nível e valor, noções inadequadas para a era atual. Achamos que não precisamos interagir com as pessoas porque que fazer isso é uma atitude que nos rebaixaria ao nível delas , ou porque não damos  importância a essa interação , ou porque não nos sentimos confortáveis interagindo , e por final nos fechamos no nosso "mundinho".
 Aprendemos com Avraham Avinu a interagir! . Quando Avraham recebe os anjos disfarçados de simples viajantes, vai pessoalmente chamá-los para a sua tenda, pede à Sarah para fazer bolos, corre para fazer a comida, pede para seu filho Ishmael ajudar, e por fim fica em pé ao lado deles pronto para servi-los no que for preciso. No fim descobre que eram anjos e recebe deles o maior presente da sua vida, ter um filho com Sarah. Aprendemos com ele que quando interagimos com as pessoas só temos a ganhar. Cada pessoa pode ser o anjo que vai te ajudar, ou se não, pelo menos você ganhou uma grande Mitzvá.
Dizem nossos sábios que tudo o que D'eus criou não é perfeito, nem os anjos , quanto mais nós, e portanto podem fazer erros de avaliação. Os anjos Gabriel e Refael, dois dos três que vieram visitar Avraham, revelaram  a ele que iriam destruir Sodoma e Gomorra. Assim eles causaram uma discussão entre Avraham e D'eus. Chegando em Sodoma  disseram que eles próprios vieram destruir a cidade (e não D'eus) e assim fizeram contra a vontade Divina achando que isso era a vontade Divina, e por isso levaram uma "suspensão", e só puderam voltar aos céus na época de Yaakov. Daqui vemos que muita coisa que fazemos errado não é por maldade, mas sim por que avaliamos errado por não sermos perfeitos. Daqui aprendemos que temos sempre que avaliar e reavaliar o que fazemos e o que falamos para as pessoas, sempre levando em conta que talvez estamos avaliando errado e a dor que podemos causar ao próximo poderá  ser irreversível. Temos que aplicar o benefício da dúvida, dúvida que fizemos um erro de avaliação, sempre a favor do nosso próximo, por isso temos que julgar todos sempre pelo lado bom e nunca fazer coisas que possam magoar alguém, portanto devemos estar sempre olhando para todos com bons olhos.

Muitas pesquisas em muitos países durante muitos anos chegaram a conclusão que : Quando a pessoa não ganha o que precisa não está feliz. Quando ele já ganha o que precisa, nessa etapa está feliz. Quando ganha acima disso, o dinheiro já traz preocupações . Se eles tivessem pesquisado no Pirkei Avot, um livro judaico de mais de dois mil anos mas mais do que atual para hoje  , não precisariam fazer muitas pesquisas em muitos países durante muitos anos. Diz o Pirkei Avot :- Quem é rico? Quem está feliz com o que tem! O mesmo Pirkei Avot também diz :- Quando crescem os bens crescem as preocupações, ou seja, muito dinheiro traz muita preocupação! Nosso Patriarca Avraham foi a exceção dessa regra. Ele usou seu dinheiro para fazer Tzedaká! Abriu uma tenda no deserto aos quatro ventos, dava comida e bebida à todos que passavam e ensinava seus hóspedes à rezar para D'eus que criou o mundo. Sua riqueza, no lugar de ser fonte de preocupação se tornou uma fonte de prazer, o prazer de ajudar o próximo materialmente e espiritualmente!!
 Nossa Parashá é dedicada ao mérito de Fanny Chapermann Weissenberg , seu marido Cláudio Weissenberg, seus filhos Abrahão Lothar Weissenberg e Dora Agnes Weissenberg e seu cunhado Eugênio Weissenberg
Que o bom D'us de à eles e a toda a sua família muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família
Agradeço do fundo do coração à dona Fanny por ter me comprado a passagem para o congresso rabínico internacional ao qual estou viajando este domingo

Rabino Gloiber Sempre correndo Mas sempre com você
Www.OngTora.com 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }