Pelo
mérito desse ato de bondade, Eliezer escolheu-a para ser a futura esposa de
Ytschak. A pergunta que surge é a seguinte: Eliezer viajou com uma comitiva de
assistentes competentes e aptos. Era dever deles cuidarem dos camelos - e eles
estavam dispostos e prontos a fazê-lo. Portanto, a bondade que Rivka realizou
foi qualitativamente pequena. Ela não lhes forneceu bens ou serviços que eles
próprios não poderiam facilmente conseguir.
Sendo
assim, por que este ato de bondade aparentemente ‘insignificante’ de Rivka foi
o ponto de referência que a tornou apropriada para ser a esposa de Ytschak?
Eliezer estava à procura de uma mulher cuja bondade fosse a própria essência de
sua vida. Rivka fez este ato de bondade para Eliezer, mesmo não sendo
necessário, porque ela tinha o máximo prazer em praticar a bondade! A
qualidade de satisfazer-se com a bondade e a alegria em beneficiar e servir os
outros é a verdadeira medida da retidão.
Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel
Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm
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