Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Gosto sim se discute: Carne ou peixe no Shabat?‏

  Bs"d    
Leiluy Nishmat Shaul ben Shmuel Hirsch, z"l
                                                  
 
אפילו מי שצריך לאחרים...צריך לזרז עצמו לכבד את השבת....(שו"ע רמב)
ירבה בבשר ויין ומגדנות כפי יכלתו (שו"ע רנ סע' ב)
Até mesmo aquele que depende de outros...deveria se esforçar para honrar o Shabat (S.A. 242)... Deve acrescentar carne, vinho e doces de acordo com a as suas possibilidades ( S.A 250)

Destas palavras do Shulchan Aruch aprendemos que devemos honrar o Shabat com alimentos importantes e saborosos cujo as pessoas normalmente se deliciam, tornando assim as  refeições de Shabat diferenciadas das refeições da semana. No Rambam, esta Mitzvah de Oneg Shabat (deleite do Shabat) é descrita com a preparação de várias comidas prazerosas. O fato que o Rambam não mencionou especificamente a carne é trazido como um parâmetro de o que importa é que se sinta deleite no Shabat de acordo com os alimentos que lhe agradam. Assim também consta na Mishna Berura que a menção no Shulchan Aruch de carne, vinho e doces é por serem estes os alimentos da época que traziam regalo. Cada comunidade e época, com o que lhe traz prazer, cumpre a Mitzvah de Oneg Shabat. As famosas palavras dos Sábios que é uma Mitzvah de se comer carne "pois não existe alegria sem carne", se refere á época do Beit HaMikdash onde se comia carne do Korban Shelamim. Embora comer carne não é uma obrigação, mas a mitzvah de Oneg Shabat é cumprida.

 Porque comer peixe também e correr o risco de ficar satisfeito antes mesmo do prato principal?

Embora ao comer carne ou frango a pessoa está cumprindo uma mitzvah, vários motivos são trazidos nos Acharonim sobre a importância de comer peixe no Shabat. A Mishna Berura traz que é bom comer peixe nas 3 refeições do Shabat  a menos que ele odeie peixe ou não passa bem ao comê-lo.Já em relação a carne, não costumamos comê-la na Seudah Shlishit.

O Ben Ish Chai afirma ser o peixe um alimento mais elevado do que a carne, fato este comprovado por ser uma espécie criada da água ao invés de ser criada da terra ou por não ser necessário o "tikun" através de Shechitá e poder ser consumidos imediatamente ao serem retirados das águas. A expressão usada pela Torah ao apanhar um peixe é de yeassef, a mesma expressão que descreve a morte dos Tzadikim. A obra Megaleh Amukotaponta que peixes não precisam de Shechitá pois eles são puros como os Tzadikim, devido ao fato que habitam as águas e assim seus olhos são limpos e puros. Também no Shabat merecemos uma proteção especial quando cuidamos de nossos olhos e os mantemos puros. Já o Chida afirma que o habitat dos peixes é abaixo da visão dos humanos e dos animais, não despertando sentimentos de inveja, e por isto estão livres de Ayin Hara. E no Shabat, o sétimo dia, que tem a mesma guematria de דג  (peixe), merecemos esta proteção.

Especialmente na Seudat Shlishit, afirma o Kaf HaChaim, deveríamos comer peixe  pois os olhos do peixe estão sempre abertos e o horário desta Seudá é considerado um Et Ratzon, um momento de bondade especial quando os "olhos" Divinos estão abertos para nós e nos protegendo. Mas afirmam também que esta proteção depende de quanto "protegemos" os nossos olhos.

Finalmente, a obra Tiferet haShabbat nos ensina que podemos aprender com os peixes o traço de Bitachon. Peixes comem peixes. Quando encontramos um peixe dentro do ventre de outro, imaginaríamos encontrar o peixe engolido na mesma direção do seu predador que correu para engoli-lo,isto é, com o rabo para trás. No entanto, o contrário acontece! A cabeça do peixe engolido está na direção da parte de trás do peixe maior. Como isto ocorre? O peixe que estava nadando para alcançar a sua vítima acabou engolindo um outro peixe que estava na contra-mão sem ele ter planejado! Este é o peixe que Hashem quis que ele almoçasse.  Assim também, o nosso sustento não é um fruto direto dos nossos esforços. A Parnassah que Hashem decretou para nós vai acabar chegando nas nossas contas, independente de nossos planos e estratégias.

Afirma o Biur Halachá que já que o que comemos no Shabat é uma alusão ao futuro Yom Shekulo Shabat, onde participaremos da Seudá do Shor Habar e do Leviatan, seria apropriado comermos carne e peixe. Lichvod Shabat Kodesh!

Shabat Shalom,
Yitzchak Benroubi
 
Estas questões são parte dos assuntos tratados  no shiur Mishna Brura Yomi ( Netivot HaTorá) e só foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica.
 
    
                                                        Mishna Brura Yomi 
  
                                          Netivot HaTorá - R. Dr.Veiga Filho,404
Patrocine o envio por email, por What´s App e a discussâo no Café da Manhã de um assunto da Mishna Brura Yomi, seja Leiluy Nishmat , leRefua shelema ou por ocasião de uma Simchá entrando em contato com mby.netivot@gmail.com


                                 Sugestões e Comentários serão bem-vindos!
 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }