Nossa Parashá nos conta uma história de vinte gerações de Noach até Avraham Avinu , dois mil anos de história em duas parashiot , depois disso a história do nosso patriarca Avraham é contada em três parashiot , nos ensinando que uma história de mil anos de atrocidades , mil anos sem D'us , termina em dilúvio, e mais mil anos sem D'us só não terminou em dilúvio porque D'us prometeu para Noach que não iria mais ter dilúvio Depois de dois mil anos chega o nosso primeiro patriarca Avraham Avinu ensinando as pessoas a rezarem para D'us e fazerem boas ações , e aí tudo mudou Noach era um Tzadik na geração dele, Avraham Avinu seria um Tzadik em qualquer geração. Noach não fez o mal, mas também não fez o bem. Não rezou pela sua geração, não tentou ensinar sua geração a se comportar de maneira melhor. Noach construia a arca e se alguém perguntasse porque ele estava construindo isso ele respondia que Hashem vai mandar um dilúvio por causa das atrocidades que eles estavam fazendo, mas não tomava a iniciativa de ensinar as pessoas a se comportarem melhor e a rezarem para D'us, também não rezava por elas (não tinha atitude) Noach fez uma arca e salvou pessoas e animais , mesmo assim está escrito que Noach era um Tzadik na geração dele (porque nela não tinha ninguém melhor) mas se ele estivesse na geração de Avraham Avinu já não seria tão importante assim Então porque ele foi chamado de Tzadik? Porque ele tinha os valores certos , sabia o que era certo e o que era errado. Noach não diria que cada um tem a sua opinião e pode fazer as atrocidades que quizer, mas respondia a quem perguntava que as más ações teriam como consequência um dilúvio Sabemos que existem sete mandamentos de bnei Noach e quando temos a oportunidade ensinamos os povos do mundo esses mandamentos , principalmente que não se deve fazer idolatria e que um homem deve se unir a uma mulher , (esses são os maiores problemas dos bnei Noach na nossa geração). Até essa atitude em relação as Mitzvot dos bnei Noach não aprendemos com Noach mas sim com Avraham. Noach não teve a atitude de divulgar as sete Mitzvot de bnei Noach, mas Avraham que era o primeiro judeu , ele ensinava aos bnei Noach as Mitzvot deles . Em outras palavras , aprendemos de Noach que não devemos ser como Noach , mas temos que ter atitude Por isso o dilúvio é chamado de "as águas de Noach" Diz o Ari Zal que a geração que causou o dilúvio é também a geração que fez a torre de bavel , ambas mencionadas na nossa Parashá , se reencarnaram novamente como o povo de Israel no Egito . Os decretos do Faraó de jogar as crianças no rio foram o conserto das almas da geração que por suas atrocidades causou o dilúvio e o decreto de escravizar o povo de Israel para construir Pitom e Ramsés foi o conserto das almas que fizeram a torre de bavel , eles eram almas divinas que se tornaram depois o povo de Israel no Egito e saíram de lá para receber a Torá no monte Sinai. Esse foi o final feliz daqueles dois mil anos de uma história triste ...... Mas com um final muito feliz!
Está Parashá é dedicada à elevação da alma de Lilian Barmak que faleceu no último Shabat . Nosso corpo envelhece mas nossa Alma está cada dia mais jovem e refinada , até um dia que ela deixa o corpo como alguém que deixa uma roupa velha e rasgada e vai para um mundo melhor . Que em breve chegue o Mashiach e então a morte desaparecerá para sempre
Rabino Gloiber sempre correndo mas sempre com você www.ongtora.com
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