Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Você se acha importante?

   baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

Quando os três anjos passaram pela tenda de Avraham, ele implorou-lhes que aceitassem sua hospitalidade, já que os senhores passaram por seu servo (Bereshit 18:5). Como é possível que Avraham tenha considerado a passagem de 3 pessoas em frente à sua tenda como uma razão obrigatória para que aceitassem sua hospitalidade?
Rashi, o grande comentarista da Torá (França, 1040-1104), nos conta que a maneira como Avraham comunicou-se com seus convidados demonstrou que ele considerava uma grande honra que estivessem passando por ali. Tudo o que fizeram, Avraham agradeceu como se o tivessem feito especialmente para ele. Ele agradeceu por passarem por sua tenda e por aceitarem sua hospitalidade como um ato de bondade específico para com ele.
O Rabino Yeruhem Levovitz (Polônia, 1874-1936) cita um princípio ensinado no Talmud (Kidushin 7a) que quando alguém dá alguma coisa (por exemplo, um presente) a uma pessoa importante, o fato de esta aceitar o presente é considerado como se aquele que deu é que estivesse recebendo algo dela. Ou seja: é uma grande honra e um mérito poder presentear alguém importante, a um ponto tal que o doador sente que, na realidade, é ele quem está recebendo.
Quem então pode ser considerado uma pessoa importante? Para uma pessoa arrogante, ninguém. Para uma pessoa humilde, como Avraham, todos são considerados importantes. Ele respeitava e honrava todos os seres humanos. Portanto, considerava servir aos demais como um favor pessoal para si.

Nossa lição: Encaremos toda situação que nos aparecer como uma oportunidade para o nosso crescimento pessoal, o desenvolvimento de nosso caráter e para tornar este um mundo melhor a cada vez que pudermos ajudar alguém. Encaremos os demais (mesmo aquelas pessoas mais ‘chatinhas’) como se estivessem nos fazendo um favor ao permitir que as ajudemos!


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }