Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O poder de uma oração

AGADETAS DO TALMUD (*)
      

     
     
Rabi Hanina ben Dossa estudava Torá com Rabi Yohanan ben Zakai. Certo dia, o filho do rabino Yohanan ficou gravemente doente, praticamente à beira da morte. Rabi Yohanan pediu a Rabi Hanina para rezar pela recuperação de seu filho. Rabi Hanina orou intensamente e a criança se recuperou.
       Rabi Yohanan disse: “Mesmo se eu tivesse rezado o dia inteiro, minhas orações não teriam sido atendidas”. A esposa de Rabi Yohanan perguntou-lhe: “Rabi Hanina, seu aluno, é maior que você?”
          Rabi Yohanan respondeu: “Eu sou como um ministro perante o rei e preciso marcar audiência ou ser convocado para poder falar com o monarca. Já Rabi Hanina é como um servo – ele tem livre acesso aos salões reais e ao rei”.

Qual o significado da declaração enigmática de Rabi Yohanan ben Zakai, de que ele é ‘como um ministro perante o rei’, enquanto Rabi Hanina ben Dossa é como ‘um servo’?
Rabi Yohanan empregou os dois termos para explicar a diferença qualitativa espiritual entre ele e Rabi Hanina. ‘Um ministro perante o rei’ faz alusão a um mestre da Torá, enquanto ‘um servo diante do rei’ refere-se a um mestre em orações. 
Rabi Yohanan era um príncipe da Torá, ou seja, ele sabia toda a Torá no mais alto nível de escolaridade. Já Rabi Hanina era da época dos antigos sábios, os Hassidim Rishonim. Ele rezava com completa devoção e união com o Todo-Poderoso. Portanto, Rabi Yohanan era maior em Torá do que Rabi Hanina, enquanto este era maior em orações que Rabi Yohanan. As orações de Rabi Hanina ben Dossa o aproximavam extremamente do Criador. Além do mais, ele era capaz de ter uma audiência com o Rei dos Reis sempre que quisesse: ele fazia suas súplicas sinceras e o Rei concedia seus pedidos.
        A oração é a forma mais poderosa e imediata para nos conectarmos ao Todo-Poderoso. Que possamos abrir nossos corações e oferecer orações sinceras ao nosso Criador misericordioso. Ele responderá a todos os nossos pedidos e nos abençoará e a todos de Israel com luz e paz.




(*) Agadetas são histórias ou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud

Baseado no comentário do Gaón de Vilna (Lituânia, 1720-1797) sobre o Talmud Berachót 34b
                     
                      Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
        


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }