AGADETAS DO TALMUD (*)
Rabi Hanina ben Dossa estudava Torá com
Rabi Yohanan ben Zakai. Certo dia, o filho do rabino Yohanan ficou gravemente
doente, praticamente à beira da morte. Rabi Yohanan pediu a Rabi Hanina para
rezar pela recuperação de seu filho. Rabi Hanina orou intensamente e a criança
se recuperou.
Rabi Yohanan disse: “Mesmo se
eu tivesse rezado o dia inteiro, minhas orações não teriam sido atendidas”. A
esposa de Rabi Yohanan perguntou-lhe: “Rabi Hanina, seu aluno, é maior que
você?”
Rabi Yohanan
respondeu: “Eu sou como um ministro perante o rei e preciso marcar audiência ou
ser convocado para poder falar com o monarca. Já Rabi Hanina é como um servo –
ele tem livre acesso aos salões reais e ao rei”.
Qual o significado da declaração enigmática
de Rabi Yohanan ben Zakai, de que ele é ‘como um ministro perante o rei’,
enquanto Rabi Hanina ben Dossa é como ‘um servo’?
Rabi Yohanan empregou os dois termos para explicar
a diferença qualitativa espiritual entre ele e Rabi Hanina. ‘Um ministro
perante o rei’ faz alusão a um mestre da Torá, enquanto ‘um servo diante do
rei’ refere-se a um mestre em orações.
Rabi Yohanan era um príncipe da Torá, ou
seja, ele sabia toda a Torá no mais alto nível de escolaridade. Já Rabi Hanina
era da época dos antigos sábios, os Hassidim Rishonim. Ele rezava com
completa devoção e união com o Todo-Poderoso. Portanto, Rabi Yohanan era maior
em Torá do que Rabi Hanina, enquanto este era maior em orações que Rabi
Yohanan. As orações de Rabi Hanina ben Dossa o aproximavam extremamente do
Criador. Além do mais, ele era capaz de ter uma audiência com o Rei dos Reis
sempre que quisesse: ele fazia suas súplicas sinceras e o Rei concedia seus pedidos.
A oração é a
forma mais poderosa e imediata para nos conectarmos ao Todo-Poderoso. Que
possamos abrir nossos corações e oferecer orações sinceras ao nosso Criador
misericordioso. Ele responderá a todos os nossos pedidos e nos abençoará e a todos
de Israel com luz e paz.
(*) Agadetas são histórias ou parábolas
trazidas pelos Sábios do Talmud
Baseado no comentário do Gaón de Vilna (Lituânia, 1720-1797) sobre
o Talmud Berachót 34b
Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
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