Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá: SHEMOT - Ong Torá - a preocupação de Moisés.

Nossa Parashá nos conta fatos da escravidão no Egito e entre eles que Moshe se revela como o defensor do nosso povo fazendo duas boas ações:
1- Salvou a vida de um judeu que quase morreu chicoteado mesmo que para isso Moshe teve que arriscar a própria vida matando e enterrando o egípcio que estava tentando assassinar aquele escravo judeu.
2- deu uma grande bronca no judeu que salvou quando o viu depois de salvo batendo em outra pessoa .
Quando esse ingrato  recebeu a bronca , ameaçou delatar Moshe pelo próprio fato de que o único jeito de poder salvá-lo foi matando o egípcio . Moshe ficou com medo de que o incidente fosse descoberto. No próximo versículo a notícia já chega ao faraó e Moshe foge para Midian! Diz o Rebe que o fato de Moshe ter ficado com medo e não ter tido segurança na proteção Divina, não ter confiado que iria acontecer o milagre de essa notícia não chegar ao faraó, o fato de ele não ter tido "Trust in G-d" isso foi o que causou para ele esse problema, mas se ele tivesse se apoiado na absoluta confiabilidade Divina isso não teria acontecido. Pior ainda , ele expressou esse medo e essa preocupação com palavras mesmo sabendo que de boas ações não saem más consequências, mas se ele tivesse tido plena confiança em D-us e não se preocupasse nem um pouquinho com a situação que se encontrava, isso próprio faria com que esse fato fosse esquecido por todos e tudo estaria bem de forma boa e revelada.

Moral da história:

De vez em quando  pensamos :-"E se acontecer alguma coisa errada? Nessa hora devemos nos lembrar que a única coisa errada que aconteceu foi o fato de pensarmos assim! Ou seja, esse tipo de pensamento foi a coisa errada! Esse pensamento é um desperdício de ânimo e esforço . Devemos nos lembrar que D'us é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem, e com certeza D'us vai fazer com que tudo dê certo mesmo que o ser humano não imagina como isso vai acontecer. Isso não vai contra o décimo primeiro princípio  da nossa fé que "o Criador recompensa aqueles que cumprem Seus preceitos e pune quem os transgride" porque quando temos a segurança de que Hashem vai nos ajudar , essa segurança já é o motivo da ajuda, D'us está nos recompensando por essa Mitzvá do "Bitachon" que consiste , não em acreditar que tudo o que D'us faz é para o nosso bem (Emuná) mas sim que D'us vai fazer para nós o que é bom aos nossos olhos de maneira revelada (Bitachon) ! Expressamos essa confiança em D'us por meio da nossa alegria e tranquilidade por pior que seja a situação.

Alegria é energia! Quando estamos alegres, expressamos por meio disso nossa confiança em D'us. Alegria em situações preocupantes demonstram que confiamos em D'us e por isso não nos preocupamos com nada e estamos com fé total que tudo vai dar certo. A atitude de estarmos alegres e confiar em D'us tem a força de mudar a realidade e fazer com que as coisas ruins desapareçam  e o bem oculto no mundo se revele. Sendo assim temos que estar alegres e tranquilos o dia inteiro!
Cada um de nós, (tanto homens quanto mulheres) tem que se lembrar que D'eus, bendito seja, não só dirige o grande mundo, mas dirige sem dúvida alguma também o pequeno mundo de cada um e um de nós. E da mesma maneira que ele dirige o universo de acordo com o que ele vê que é bom para o universo, assim dessa mesma maneira ele dirige o nosso mundinho particular de acordo com o que ele está vendo que é bom para nós .Temos que confiar nele que com certeza ele dirige o nosso mundo pequeno de um jeito bom. Uma mãe não esquece o seu nenê no supermercado, D'us nunca se esquece de nós. D'us  é a essência do bem e a  natureza de quem é bom é fazer o bem, por isso podemos começar o dia confiantes de que tudo vai dar certo, confiar no Criador e Administrador do mundo, que toma conta de cada um de nós particularmente e que não existe um lugar aonde ele não se encontra. E como exemplo nos perguntamos:- Será que podemos ficar tristes quando estamos na presença de um grande e bom Rei , um Rei cheio de bondade verdadeira ? Claro que nesse caso não temos mais com o que nos preocupar e do que teríamos que ter medo se estamos na sala do Rei. O exemplo está claro, e principalmente pelo fato de não ser um exemplo mas sim uma verdadeira realidade, e muito mais do que no exemplo, infinitamente maior e maior, acima e acima disso. Uma mãe não esquece o seu nenê no supermercado , quanto mais D'us não nos esquece por aí mas está cuidando de nós a cada instante !

Essa mensagem da Parashá foi escrita no mérito da Refuá Shlemá
da minha esposa Bracha Chayka Bat Sofia , Eshet Chayl Mi Imtzá,
de Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life patrocinam a nossa ONG TORÁ e de todos vocês que nos apóiam . Que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família.

Para saber o horário do acendimento das velas na sua cidade entre no site

https://www.myzmanim.com/search.aspx

E digite o nome da sua cidade (mesmo que na hora só aparece underline _________ clique o Nome da cidade e enter) 


Shabat Shalom! 
Rabino Gloiber 
Your Personal Rabbi
www.ongtora.com

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }