Nossa Parashá nos conta fatos da escravidão no Egito e entre eles que Moshe se revela como o defensor do nosso povo fazendo duas boas ações: 1- Salvou a vida de um judeu que quase morreu chicoteado mesmo que para isso Moshe teve que arriscar a própria vida matando e enterrando o egípcio que estava tentando assassinar aquele escravo judeu. 2- deu uma grande bronca no judeu que salvou quando o viu depois de salvo batendo em outra pessoa . Quando esse ingrato recebeu a bronca , ameaçou delatar Moshe pelo próprio fato de que o único jeito de poder salvá-lo foi matando o egípcio . Moshe ficou com medo de que o incidente fosse descoberto. No próximo versículo a notícia já chega ao faraó e Moshe foge para Midian! Diz o Rebe que o fato de Moshe ter ficado com medo e não ter tido segurança na proteção Divina, não ter confiado que iria acontecer o milagre de essa notícia não chegar ao faraó, o fato de ele não ter tido "Trust in G-d" isso foi o que causou para ele esse problema, mas se ele tivesse se apoiado na absoluta confiabilidade Divina isso não teria acontecido. Pior ainda , ele expressou esse medo e essa preocupação com palavras mesmo sabendo que de boas ações não saem más consequências, mas se ele tivesse tido plena confiança em D-us e não se preocupasse nem um pouquinho com a situação que se encontrava, isso próprio faria com que esse fato fosse esquecido por todos e tudo estaria bem de forma boa e revelada.
Moral da história:
De vez em quando pensamos :-"E se acontecer alguma coisa errada? Nessa hora devemos nos lembrar que a única coisa errada que aconteceu foi o fato de pensarmos assim! Ou seja, esse tipo de pensamento foi a coisa errada! Esse pensamento é um desperdício de ânimo e esforço . Devemos nos lembrar que D'us é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem, e com certeza D'us vai fazer com que tudo dê certo mesmo que o ser humano não imagina como isso vai acontecer. Isso não vai contra o décimo primeiro princípio da nossa fé que "o Criador recompensa aqueles que cumprem Seus preceitos e pune quem os transgride" porque quando temos a segurança de que Hashem vai nos ajudar , essa segurança já é o motivo da ajuda, D'us está nos recompensando por essa Mitzvá do "Bitachon" que consiste , não em acreditar que tudo o que D'us faz é para o nosso bem (Emuná) mas sim que D'us vai fazer para nós o que é bom aos nossos olhos de maneira revelada (Bitachon) ! Expressamos essa confiança em D'us por meio da nossa alegria e tranquilidade por pior que seja a situação.
Alegria é energia! Quando estamos alegres, expressamos por meio disso nossa confiança em D'us. Alegria em situações preocupantes demonstram que confiamos em D'us e por isso não nos preocupamos com nada e estamos com fé total que tudo vai dar certo. A atitude de estarmos alegres e confiar em D'us tem a força de mudar a realidade e fazer com que as coisas ruins desapareçam e o bem oculto no mundo se revele. Sendo assim temos que estar alegres e tranquilos o dia inteiro! Cada um de nós, (tanto homens quanto mulheres) tem que se lembrar que D'eus, bendito seja, não só dirige o grande mundo, mas dirige sem dúvida alguma também o pequeno mundo de cada um e um de nós. E da mesma maneira que ele dirige o universo de acordo com o que ele vê que é bom para o universo, assim dessa mesma maneira ele dirige o nosso mundinho particular de acordo com o que ele está vendo que é bom para nós .Temos que confiar nele que com certeza ele dirige o nosso mundo pequeno de um jeito bom. Uma mãe não esquece o seu nenê no supermercado, D'us nunca se esquece de nós. D'us é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem, por isso podemos começar o dia confiantes de que tudo vai dar certo, confiar no Criador e Administrador do mundo, que toma conta de cada um de nós particularmente e que não existe um lugar aonde ele não se encontra. E como exemplo nos perguntamos:- Será que podemos ficar tristes quando estamos na presença de um grande e bom Rei , um Rei cheio de bondade verdadeira ? Claro que nesse caso não temos mais com o que nos preocupar e do que teríamos que ter medo se estamos na sala do Rei. O exemplo está claro, e principalmente pelo fato de não ser um exemplo mas sim uma verdadeira realidade, e muito mais do que no exemplo, infinitamente maior e maior, acima e acima disso. Uma mãe não esquece o seu nenê no supermercado , quanto mais D'us não nos esquece por aí mas está cuidando de nós a cada instante !
Essa mensagem da Parashá foi escrita no mérito da Refuá Shlemá da minha esposa Bracha Chayka Bat Sofia , Eshet Chayl Mi Imtzá, de Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life patrocinam a nossa ONG TORÁ e de todos vocês que nos apóiam . Que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família.
Para saber o horário do acendimento das velas na sua cidade entre no site
https://www.myzmanim.com/search.aspx
E digite o nome da sua cidade (mesmo que na hora só aparece underline _________ clique o Nome da cidade e enter)
Shabat Shalom! Rabino Gloiber Your Personal Rabbi www.ongtora.com
|
|
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.